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- Movements of hatchery-reared dusky groupers released in a northeast atlantic coastal marine protected areaPublication . Silva, Ana Filipa; Horta E Costa, Barbara; Costa, José Lino; Pereira, Esmeralda; Marques, João Pedro; Castro, João J.; Lino, Pedro G.; Candeias-Mendes, Ana; Pousão-Ferreira, Pedro; Sousa, Inês; Bentes, Luis; Gonçalves, Jorge Manuel Santos; de Almeida, Pedro Raposo; Quintella, Bernardo RuivoNo-take areas are key instruments to promote the effectiveness of Marine Protected Areas (MPAs), particularly concerning the protection of endangered species such as the dusky grouper (Epinephelus marginatus). However, despite the establishment of no-take areas and the prohibition of catching this species in a southwestern Portuguese MPA (SACVMP—‘Sudoeste Alentejano’ and ‘Costa Vicentina’ Marine Park) since 2011, there is still no evidence of population recovery. By using acoustic biotelemetry, this work aimed to evaluate the feasibility of restocking hatchery-reared adult dusky groupers in two no-take areas within the SACVMP. In 2019 and 2021, thirty groupers were tagged with acoustic transmitters and the site attachment and movements of the groupers were assessed in the releasing sites (no-take areas). None of the tagged fish settled down in either of the areas, leaving the no-take areas mainly at dusk and night. Some individuals displayed extended movements of more than a hundred kilometers along the Portuguese coast which was rarely reported for this species. At least in some coastal stretches, those movements were performed close to the shore, which may evidence the importance of coastal MPAs to protect and promote the connectivity of species more associated with rocky reef habitats. Following studies should focus on the conditions that promote site attachment and fidelity by hatchery-reared dusky groupers so that future large-scale restocking programs can be successful in MPAs with appropriate habitats.
- Emerging branding trend in the post-covid worldPublication . Dantas, Clarisse de Aguiar Toniatti; Guerreiro, Manuela; Viana, CarlaA gestão da marca é uma área estratégia do marketing altamente complexa e em constante evolução. Fruto de progressivas mudanças no comportamento dos consumidores, cada vez mais voláteis à luz de incontornáveis efeitos provocados por diversos agentes, nomeadamente a globalização dos mercados, as autoestradas da informatização, as novas tecnologias e as redes sociais, os fundamentos clássicos da gestão da marca estão sendo questionados. Esta nova realidade, descrita como o "Mundo VUCA" – caraterizado com adjetivos como volátil, incerto, complexo e ambíguo – traduz um novo contexto em que a gestão mudou drasticamente fruto da necessidade de atuar em cenários marcados pela digitalização, emergência de novos valores e novos modelos de negócios. Assim, desde o início do século XXI que, profissionais e académicos, estão alinhados na defesa de uma abordagem mais dinâmica e inovadora na gestão das marcas. Todos esses desafios que os profissionais de marketing e os gestores da marca enfrentam são agora acentuados pelos efeitos da pandemia do COVID-19. Alguns dos mais reconhecidos académicos chamam a atenção para a necessidade de repensar os tradicionais modelos de gestão de marketing e branding. Ao longo da história, as pandemias que afetaram a nossa sociedade, desde a Peste Negra, na Idade Média, até à mais recente Gripe Espanhola que, no início do século XX assolaram a Europa, trouxeram grandes mudanças sociais e a pandemia COVID-19 tem, e terá, o mesmo perfil de efeitos, desta vez numa escala global. Este é, pois, um momento que requer especial atenção por parte de académicos e gestores de marketing e branding, na medida em que a pandemia COVID-19 trouxe impactos profundos e complexos dos quais emergirá um mundo diferente, quer para o consumidor quer para os negócios e as marcas. É, pois, com o propósito de contribuir para a reflexão no contexto atual que este estudo é levado a cabo. A questão de investigação que norteia esta pesquisa é compreender que novos desafios se colocam à gestão de marcas e que tendências relevantes de branding, no entender de académicos e profissionais de marketing, serão consolidadas num mundo pós-pandemia? Daqui discorrem dois objetivos gerais e respetivos objetivos específicos: 1- Compreender como as marcas estão respondendo a algumas mudanças relevantes no atual contexto marcado pelos efeitos da pandemia COVID-19; 1.1 - Identificar as tendências relevantes de branding no contexto atual, 1.2 - Identificar quais dessas tendências já estão sendo colocadas em prática. 2 – Compreender quais tendências de branding devem se consolidar no cenário páo-pandêmico; 2.1- Capturar as tendências do Brand Work Manifesto (Baumgarth et al., 2020) percebidas como as que se tornarão mais relevante no contexto de pós-pandemia: 2.2 – Identificar novas tendências que devem se consolidar no período pós-pandemia. A estratégia metodológica contempla a revisão literária, uma etapa essencial à definição do enquadramento teórico da gestão marca tendo sido dedicada especial atenção ao novo contexto marcado pela pandemia COVID-19 e ao desenho do modelo de análise que viria a guiar a pesquisa empírica. Considerando que o presente estudo aborda temas ainda pouco explorados e, sobretudo, marcados pelos efeitos da pandemia, optou-se por uma abordagem qualitativa e exploratória através do Método Delphi, com recurso a um painel de profissionais de marketing e branding atualmente a desempenhar funções em Portugal e no Brasil. A recolha de dados decorreu através de inquérito por questionário centrado nos quatro metaprincípios do Manifesto da Marca (Baumgarth et al., 2020) identificados e caraterizados através da revisão de literatura: Metaprincípio Aberto (Open): aborda as novas formas da marca gerar valor por meio de um relacionamento aberto e aprofundado com os consumidores e restantes envolvidos; Metaprincípio Ágil: aborda a crescente importância de adotar metodologias e bordagens de gestão da marca ágeis e flexíveis; Metaprincípio Digital: aborda como a revolução digital está transformando a gestão de marcas; Metaprincípio Autêntico: aborda a crescente importância do propósito da marca para gerar valor verdadeiro. Ao fim de duas rondas, os resultados desta pesquisa permitem destacar que, no entender dos profissionais que integraram o Painel Delphi, a Autenticidade é a dimensão mais relevante e de destaque para se consolidar no mundo pós-pandemia. A COVID-19 aumentou a expectativa de que as empresas devem proteger o planeta e contribuir para uma sociedade melhor. As marcas devem trabalhar para seus negócios e trazer valor para o mundo. Devem ter um propósito e agir coerentemente com ele em todas as instâncias. O Metapricípio Digital também se destacou como uma tendência relevante e a consolidar, uma vez que os comportamentos de consumo, nas nossas sociedades, se tornaram ainda mais digitais. Experiências complexas de marca por meio de múltiplos canais online e offline, a necessidade de aumentar a capacidade de recolha e análise de dados e a importância de se aprofundar em aspetos como o comportamento digital dos consumidores, gestão de conteúdo relevante e envolvente, compõem a Dimensão Digital em relação à qual os profissionais devem estar atentos no futuro próximo. Além disso, procedimentos rígidos devem ser abolidos em favor da adoção de princípios ágeis – Metaprincípio Ágil. Atualmente, agilidade e flexibilidade são, ainda, mais importantes em cenários marcados por modelos de negócios flexíveis e resilientes e, portanto, mais capacitados para o lançamento de novos produtos, serviços e experiências. Por fim, o Metaprincípio Aberto é considerado crítico na medida em que, para serem relevantes, as marcas devem trabalhar para (co)criar e partilhar valor com os seus consumidores, estabelecendo relações genuínas com os seus stakeholders e, assim, contribuindo para melhorar a reputação e elevar a suas vantagens competitivas no mercado. Os resultados da pesquisa devem, pois, ser encarados como alertas para o que gestores de marcas e académicos devem dedicar especial atenção no mundo pós-covid. Deste modo, acredita-se que o contributo deste estudo pode ser considerado relevante ao apresentar diretrizes que podem conduzir a gestão de marcas num mundo pós-covid, as quais podem, ainda, ser consideradas como novas avenidas para investigação futura, nomeadamente comparando as perspetivas de gestores de marca e académicos sobre o assunto, assim como testar e confirmar empiricamente, através de estudos quantitativos, as novas tendências de branding pós-covid, em diversos contextos, nomeadamente nacionalidades, setores de atividade, funções de marketing.
- Random mutagenesis as a promising tool for microalgal strain improvement towards industrial productionPublication . Trovão Dos Santos, Mafalda; Schüler, Lisa M.; Machado, Adriana; Bombo, Gabriel; Navalho, Sofia; Barros, Ana; Pereira, Hugo; Silva, Joana; Freitas, Filomena; Varela, JoãoMicroalgae have become a promising novel and sustainable feedstock for meeting the rising demand for food and feed. However, microalgae-based products are currently hindered by high production costs. One major reason for this is that commonly cultivated wildtype strains do not possess the robustness and productivity required for successful industrial production. Several strain improvement technologies have been developed towards creating more stress tolerant and productive strains. While classical methods of forward genetics have been extensively used to determine gene function of randomly generated mutants, reverse genetics has been explored to generate specific mutations and target phenotypes. Site-directed mutagenesis can be accomplished by employing different gene editing tools, which enable the generation of tailor-made genotypes. Nevertheless, strategies promoting the selection of randomly generated mutants avoid the introduction of foreign genetic material. In this paper, we review different microalgal strain improvement approaches and their applications, with a primary focus on random mutagenesis. Current challenges hampering strain improvement, selection, and commercialization will be discussed. The combination of these approaches with high-throughput technologies, such as fluorescence-activated cell sorting, as tools to select the most promising mutants, will also be discussed.
- The preyssler-type polyoxotungstate exhibits anti-quorum sensing, antibiofilm, and antiviral activitiesPublication . Faleiro, Maria Leonor; Marques, Ana; Martins, João; Jordão, Luísa; Nogueira, Isabel; Gumerova, Nadiia I.; Rompel, Annette; Aureliano, M.The increase in bacterial resistance to antibiotics has led researchers to find new compounds or find combinations between different compounds with potential antibacterial action and with the ability to prevent the development of antibiotic resistance. Polyoxotungstates (POTs) are inorganic clusters that may fulfill that need, either individually or in combination with antibiotics. Herein, we report the ability of the polyoxotungstates (POTs) with Wells-Dawson P2W18, P2W17, P2W15, and Preyssler P5W30 type structures to differently affect Gram-negative and Gram-positive microorganisms, either susceptible or resistant to antibiotics. The compound P5W30 showed the highest activity against the majority of the tested bacterial strains in comparison with the other tested POTs (P2W15, P2W17 and P2W18) that did not show inhibition zones for the Gram-negative bacteria, A. baumanii I73775, E. coli DSM 1077, E. coli I73194, K. pneumoniae I7092374, and P. aeruginosa C46281). Generally, the results evidenced that Gram-positive bacteria are more susceptible to the POTs tested. The compound P5W30 was the one most active against S. aureus ATCC 6538 and MRSA16, reaching <0.83 mg·mL−1 (100 µM) and 4.96 mg·mL−1 (600 µM), respectively. Moreover, it was verified by NMR spectroscopy that the most promising POT, P5W30, remains intact under all the experimental conditions, after 24 h at 37 ◦C. This prompted us to further evaluate the anti-quorum sensing activity of P5W30 using the biosensor Chromobacterium violaceum CV026, as well as its antibiofilm activity both individually and in combination with the antibiotic cefoxitin against the methicillin-resistant Staphylococcus aureus 16 (MRSA16). P5W30 showed a synergistic antibacterial effect with the antibiotic cefoxitin and chloramphenicol against MRSA16. Moreover, the antibiofilm activity of P5W30 was more pronounced when used individually, in comparison with the combination with the antibioticcefoxitin. Finally, the antiviral activity of P5W30 was tested using the coliphage Qβ, showing a dosedependent response. The maximum inactivation was observed at 750 µM (6.23 mg·mL−1 ). In sum, P5W30 shows anti-quorum sensing and antibiofilm activities besides being a potent antibacterial agent against S. aureus and to exhibit antiviral activities against enteric viruses.
- Repensar o tubarão - representações sociais e modelo de conteúdo do estereótipo como contributos fundamentais para a conservação dos tubarõesPublication . Neves, João Pedro Correia das; Giger, Jean ChristopheTubarões, raias e quimeras, juntos conhecidos como peixes cartilagíneos (devido ao seu esqueleto de cartilagem), enfrentam hoje "uma crise de extinção global". Cerca de 40% das mais de 500 espécies conhecidas de tubarões encontram-se hoje sob ameaça de extinção. Elementos essenciais para o bom funcionamento dos ecossistemas em que se inserem, este marcado declínio populacional dos tubarões pode originar desequilíbrios sistémicos que nos afetam, direta e indiretamente, de forma incontornável. Mas para lá do necessário reforço de medidas mitigatórias na exploração dos recursos marinhos, há ainda uma outra dimensão, a humana, de capital importância para o futuro dos tubarões. A imagem negativa que o tubarão carrega na sociedade em geral é, na realidade, um importante travão a muitas das medidas de conservação até hoje implementadas. Pese embora seja notório, nos últimos anos, um acréscimo na dedicação científica em temas relacionados com a conservação dos tubarões, pouca atenção tem sido dada a esta dimensão humana do problema. É, pois, fundamental compreender em maior detalhe a imagem partilhada dos tubarões na sociedade, nomeadamente na sua representação social e no seu estereótipo. Para além disto, é ainda crucial compreender a relação entre esta imagem negativa e as atitudes em relação à sua conservação, bem como nos comportamentos de ajuda direta (e.g., apoio financeiro a projetos de conservação). O presente trabalho teve como principais objetivos investigar e caracterizar alguns dos fatores psicológicos envolvidos na perceção dos tubarões, identificar os fatores que podem influenciar esta perceção, determinar possíveis relações entre esta e as atitudes e comportamentos de apoio na conservação. Por fim, compreender como estes fatores podem ser usados para modificar esta perceção marcadamente negativa. Através de uma sequência de 6 investigações, integradas em 3 estudos empíricos, foram amostrados um total de 1681 participantes (979 estudo 1a; 60 estudo 1b; 144 estudo 2; 45 estudo 3a; 150 estudo 3b; e 303 estudo 3c). O estudo 1a descreve, pela primeira vez, a representação social do tubarão. O estudo 1b identifica o estereótipo de género no qual o tubarão é percecionado, assim como as suas marcadas características agênticas. O estudo 2, através do Modelo do Conteúdo do Estereótipo e do mapa BIAS, descreve em maior detalhe o estereótipo do tubarão nas duas dimensões super-ordinais, Calor e Competência, e como estas influenciam a predisposição emocional e comportamental de quem o perceciona. O estudo 3a valida alguns dos instrumentos de investigação para aplicação no estudo 3b, o qual explora o uso de uma narrativa das características sociais do tubarão, aliado ao uso do humor como distrator emocional, na modificação da dimensão Calor. Por fim, o estudo 3c procura replicar os resultados anteriores em contexto experimental naturalista. Os resultados obtidos ao longo deste trabalho permitem relevar a importância do conhecimento mais aprofundado dos fatores psicológicos por detrás da perceção geral do tubarão, fatores estes que condicionam sobremaneira as estratégias de conservação do grupo zoológico. Entre os vários resultados, destacam-se a existência de estereótipo ambivalente, o seu consistente estereótipo de género e a relevância da dimensão Calor para uma melhoria na perceção geral deste animal. As implicações gerais destes resultados são discutidas.
- Operadores marítimo-turísticos - perspetiva da oferta: o caso de OlhãoPublication . Silva, Cátia Cristina Clara; Martins, PaulaO presente estudo tem como objetivo central caracterizar a oferta no âmbito dos serviços marítimo-turísticos, tendo como objeto de estudo as empresas do concelho de Olhão, e visa compreender os principais desafios que se colocam à atividade e conhecer as perspetivas futuras para o desenvolvimento da sua atividade. Os objetivos específicos do estudo centram-se na caracterização das empresas de operadores marítimo-turísticos, compreender as suas dinâmicas de promoção, comercialização e divulgação, perceber as práticas de sustentabilidade, conhecer os principais desafios colocado às mesmas e as suas perspetivas de futuro, assim como compreender alguns dos aspetos relativos ao perfil do cliente, nomeadamente a faixa etária e a nacionalidade. Por último, conhecer as perceções dos empresários do setor, ao nível dos produtos turísticos diferenciadores e a sua visão para o futuro da Ria Formosa. Para a concretização do estudo, a metodologia utilizada consistiu na aplicação de um inquérito por questionário, aplicado entre 29 agosto e 15 setembro 2021. Os resultados permitiram determinar que as empresas são predominantemente jovens, criadas há cerca de 4 anos, de pequena dimensão. Estas empresas comercializam e divulgam os seus serviços a partir do próprio website ou via telefone (recebem pedidos de reserva), assim como a partir de parcerias com outras empresas. Ao nível da sustentabilidade é possível notar um esforço das empresas no sentido de adquirir localmente os produtos e serviços no âmbito da manutenção das embarcações, e disponibilizam informação aos seus clientes sobre o património natural e cultural do concelho de Olhão. A maioria das empresas foram fortemente afetadas pelo Covid-19, tendo que suspender as suas atividades. Para além destas adversidades, os OMT vêm na complexa e inflexível burocracia os maiores desafios à sua atividade. A Ria Formosa, a gastronomia e a cultura são consideradas produtos estratégicos para a cidade de Olhão. No que respeita às suas perceções sobre o futuro da Ria Formosa os empresários referem que são necessárias medidas de apoio financeiro, bem como a valorização e conservação da Ria Formosa e a sensibilização em relação à poluição causada pelo turismo.