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- Impact of a food education session on vegetables plate waste in a portuguese School CanteenPublication . Marques, Cátia; Lima, João P. M.; Fialho, Sónia; Pinto, Ezequiel; Baltazar, Ana LúciaSeveral authors have shown that vegetables a re the most commonly wasted component in school lunches and enhance the importance of food education on topics such as food waste and vegetable consumption. The present research evaluated the efficacy of a single session of food education on vegetables waste and consumption. The data collection was focused on primary school students from a school located in Guarda district (Portugal). A vegetable selective aggregate weighing from the lunch plate was required in two distinct phases: before and after a single 30 min nutritionist’s intervention. The variables collected were the quantities of vegetables produced, leftovers and plate waste. Through these weighings, it was possible to measure the variables: distributed vegetables, consumed vegetables, vegetables waste, leftovers index, plate waste index. The use of materials such as a scale, suitable containers, gown, disposable gloves, cap and office supplies were necessary. In total during the two phases, 870 meals were evaluated. Measures of central tendency and statistical analysis tests were used. At the end of the present research, it was possible to verify significant results in the reduction of the vegetables leftovers index and in the increase in vegetable consumption per capita, through the nutritionist’s intervention. There were significant differences in the reduction of the index of vegetable leftovers and in the increase in the consumption of vegetables per capita and no significant differences in total vegetable waste. Potential causes and strategies for future research were also discussed. This study demonstrates how a nutritionist’s intervention, in a school context, could translate into behavioral change in nutrition and sustainability terms.
- Targeting autophagy as a therapeutic strategy for spinocerebellar ataxia type 2Publication . Rosa, Ana Rita Tiago; Nóbrega, ClévioA ataxia espinocerebelosa tipo 2 (SCA2) é uma doença hereditária autossómica dominante que, em conjunto com outras oito doenças neurodegenerativas, forma um grupo de doenças, denominado por doenças de poliglutaminas. Estas são causadas por uma expansão anormal do trinucleótido CAG (citosina-adenina-guanina), que leva à formação de uma proteína anormal, o que afeta a homeostase celular. A SCA2 foi descrita pela primeira vez em 1971 e é causada por um aumento de mais de 31 repetições CAG no gene ATXN2. Este codifica uma proteína ataxina-2 anormal que não é eficientemente degradada, acumulando-se e levando à formação de agregados tóxicos, presentes principalmente no citoplasma. Esses agregados levam a diferentes mecanismos de patogénese, como a disfunção da autofagia, que é responsável pela degradação e reciclagem de proteínas. Ainda não existe cura para a SCA2, porém atualmente existem várias estratégias terapêuticas em estudo, como a redução do número de agregados através da ativação da autofagia pela cordicepina. Assim, o presente estudo teve como objetivo estudar a autofagia na SCA2 e perceber se a indução desta pode vir a ser uma futura estratégia terapêutica. Os resultados demostraram uma disfunção da via autofágica em células Neuro-2A transfectadas com formas mutantes de ataxina-2, pela verificação de um aumento dos níveis de SQSTM1 e de uma diminuição dos níveis de LC3B-II, e no tecido cerebral post-mortem de pacientes com SCA2, pela observação de um aumento dos agregados de ataxina-2 e de uma acumulação anormal de marcadores autofágicos. Além disso, demonstraram ainda que a administração de cordicepina leva à diminuição da perda neuronal e à redução da agregação da proteína ataxina-2. Assim e apesar de serem necessários mais estudos complementares este estudo demonstrou que a regulação positiva da autofagia pode ser uma futura estratégia terapêutica para o tratamento da doença SCA2.
- Ansiedade face à morte e clima de segurança física como preditores da paixão pelo trabalho: o efeito do otimismo disposicional e da perceção de riscoPublication . Custódio, Jaqueline de Sousa; Gonçalves, GabrielaSendo a segurança dos trabalhadores uma das preocupações dos gestores, pois representa uma fonte direta ou indireta de custos, é importante analisar as variáveis que podem condicionar o clima de segurança e em consequência, os comportamentos de risco dos trabalhadores. A paixão é algo intrínseco do nosso ser, respeitante a um estado afetivo intenso relativamente a pessoas, objetos e até atividades (de lazer ou laborais) constituindo uma componente da identidade de uma pessoa. No caso da paixão pelo trabalho, resulta em investimento de tempo e energia no trabalho afetando positivamente o desempenho laboral entre outros outcomes. Este trabalho pretende analisar o efeito preditivo da relação ansiedade face à morte e clima de segurança física na paixão pelo trabalho, e qual o efeito de características de personalidade individual do trabalhador: otimismo e perceção de risco. Para isso foi desenvolvido um estudo quantitativo, de carácter correlacional (verificação de modelo) com recurso a um questionário de autorresposta que agrupa os instrumentos de medida das variáveis que foi aplicado a uma amostra da população trabalhadora. Como resultados observou-se uma correlação positiva dos dois tipos paixão pelo trabalho com o clima de segurança, da paixão obsessiva com a perceção de risco e com a ansiedade face à morte, do clima de segurança com o otimismo e ainda da ansiedade face à morte com a perceção de risco. Observou-se também uma correlação negativa do otimismo com a ansiedade face à morte e com a perceção de risco. Com as regressões lineares foi possível observar que o modelo que agrupa a ansiedade face à morte, preocupação e receio e clima de segurança tem um maior efeito preditivo no sentido da paixão harmoniosa quando comparado com a paixão obsessiva e o mesmo observa-se para o modelo que agrupa ansiedade face à morte, otimismo e clima de segurança.
- Contributo para o processo de integração dos novos colaboradores da Innuos: manual de acolhimentoPublication . Vilão, Teresa Margarida Martins da Palma; Gonçalves, GabrielaNo âmbito da Gestão de Recursos Humanos, é essencial que exista um processo favorável de socialização, acolhimento e integração de novos colaboradores. Uma das formas de providenciar uma integração e acolhimento adequados ao novo colaborador consiste na entrega de um Manual de Acolhimento do ato de admissão, este, é uma ferramenta essencial durante este processo na organização. Com o objetivo de constituir um elemento fundamental ao novo começo de um membro, o manual deve conter todos os recursos que a organização considere imprescindíveis para a integração deste na estrutura organizacional. Assim sendo, considerando a carência de um MA, entende-se como fulcral a elaboração do mesmo. O presente projeto pretende consolidar uma investigação sobre as vantagens de uma ferramenta comunicacional que permita um processo favorável de socialização, acolhimento e integração de novos colaboradores numa organização, com o objetivo de realizar um MA diferenciador – em suporte vídeo – destinado à empresa Innuos, com o intuito de colmatar a lacuna da sua inexistência. Como metodologia foram realizados dois estudos: 1. estudo de diagnóstico junto dos colaboradores relativamente à integração e acolhimento da Innuos e 2. Análise qualitativa de 5 Manuais de Acolhimento já existentes em outras organizações. Os resultados sublinham que uma das formas de providenciar uma integração positiva ao novo colaborador consiste na entrega de um Manual de Acolhimento, por parte da empresa no ato da admissão. Com o objetivo de o manual se tornar uma parte fundamental no começo de um novo membro, o mesmo deve conter fator relevantes – a origem da organização às normas e regulamentos que a envolvem – para a integração do colaborador na organização. Os resultados obtidos através da análise dos dados evidenciaram que a entrega de um MA é entendida pelos colaboradores como um instrumento facilitador no processo de integração e acolhimento ao longo da chegada à organização.
