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- Animação sociocultural com cidadãos mais velhos: relatório de estágioPublication . Dueñas Rivero, Claudia Lidia; Paulos, Liliana Sofia SequeiraO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve. O relatório intitulado “Animação sociocultural com cidadãos mais velhos: Relatório de estágio” tem como objetivo descrever as atividades realizadas no âmbito do segundo ano deste curso. Apresenta um conjunto de atividades de animação sociocultural com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida dos adultos mais velhos no Centro de Dia da Associação Social e Cultural de Almancil. A intervenção iniciou-se com um diagnóstico de necessidades em que se identificaram: i) Integrar as novas tecnologias nas atividades com os idosos do Centro de Dia, ii) Desenvolver atividades diferenciadas, iii) Desenvolver atividades para retardar a deterioração cognitiva. Assim, foram realizadas atividades, como o Atelier de Entrevistas, Tardes de Cinema e Jogos Online para proporcionar momentos de aprendizagem, entretenimento e socialização a doze utentes com idades compreendidas entre os 70 e os 96 anos. As atividades foram projetadas com base nos princípios do respeito pela diversidade e dignidade do adulto mais velho, pelo que os utentes participaram de forma voluntária. Além disso, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação foi uma novidade bem-vinda e ajudou a diferenciar as atividades das tradicionalmente realizadas na instituição. O aspeto mais bem-sucedido das práticas foram, sem dúvida, as Tardes de Cinema. Os debates foram reflexivos e a cooperação entre os adultos mais velhos foi essencial, muitos dos quais, conscientes das vulnerabilidades uns dos outros, apoiaram-se mutuamente para garantir o bom desenvolvimento da atividade.
- Estudo do desempenho e viabilidade técnica, económica e ambiental da implementação de unidades de produção para autoconsumo com sistemas fotovoltaicos em edifícios do Campus de Gambelas da Universidade do AlgarvePublication . Chaves, Alexandre Tomás Bergstrom; Sousa, António Fernando Marques deEste trabalho final de mestrado é um relatório do estágio realizado na empresa AREAL (Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve) no âmbito da unidade curricular de estágio lecionada na Universidade do Algarve. O Sol é a estrela mais próxima da Terra e emite energia na forma de radiação, que é a base de toda a vida no planeta. Os módulos solares fotovoltaicos são constituídos por células fotovoltaicas. Quando a luz solar atinge as células fotovoltaicas, os eletrões são libertados dos seus átomos. À medida que os eletrões se movem através da célula, eles produzem eletricidade. É assim que a radiação solar é diretamente transformada em eletricidade. A resposta à necessidade urgente das economias de reduzir as emissões de dióxido de carbono alterou gradualmente o modelo de produção e distribuição industrial de eletricidade, o que levou à adoção pela União Europeia, em 22 de maio de 2019, do pacote legislativo “Energia Limpa para Todos os Europeus” que coloca o consumidor de energia numa posição central e ativa no sistema de produção-consumo de energia, e levou Portugal à publicação do Decreto 162/2019 (25 de outubro), que estabelece o regime jurídico aplicável ao autoconsumo e à atividade de produção associada, bem como o enquadramento legal aplicável às comunidades energéticas e o conceito de direito à partilha de energia. Neste trabalho é feito um estudo de viabilidade técnica, económica e ambiental da implementação de unidades de produção para autoconsumo com sistemas fotovoltaicos em edifícios do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
- Estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesa do Interpretation Bias Task (IBT)Publication . Nunes, Artur Francisco Tavares; Martins, Ana Teresa; Faísca, LuísAlgumas teorias da psicologia cognitiva sugerem que o viés de interpretação desempenha um papel na etiologia de algumas psicopatologias, incluindo a ansiedade social. Também é sugerida a escassez de instrumentos fiáveis que consigam captar este viés, sobretudo em Portugal. Neste contexto, fomos avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa de um instrumento baseado em tarefas envolvendo cenários ambíguos (Interpretation Bias Task IBT). Este instrumento avalia a tendência para fazer interpretações benignas ou negativas em cenários que remetem para quatro domínios: lesão corporal imediata; doença de longa duração; rejeição social; e, falha de desempenho. A estrutura fatorial do IBT foi avaliada numa amostra de 256 adultos portugueses, tendo-se ainda avaliado a fiabilidade das medidas proporcionadas por este instrumento (consistência interna e estabilidade temporal). Fomos também avaliar a possível associação entre o viés de interpretação e os sintomas de ansiedade social reportados pelos participantes. Os nossos principais resultados sugerem que apenas três dos quatro domínios do modelo original do IBT são diferenciáveis, sendo possível calcular medidas relativamente confiáveis de viés para cada um desses domínios. Obtevese um índice satisfatório de consistência interna. Observámos que uma associação positiva entre os níveis de ansiedade social auto relatada e o número de interpretações malignas no IBT. Verificou-se também quanto mais jovens eram os participantes menos viés de interpretação revelavam face aos cenários do IBT. Em suma, concluímos que a versão portuguesa do IBT se revela adequado para medir o viés de interpretação em adultos portugueses.