CIAC
Permanent URI for this community
Àcerca do Centro de Investigação em Artes e Comunicação -> CIAC
Browse
Browsing CIAC by Subject "Algarve"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- CartographyaPublication . Santos, Salvador; Marques, Maria JoséApesar de ser um destino de férias icónico, motivando anualmente milhões de visitas, o Algarve está longe de ser um território muito representado na literatura. Ainda assim, escritores locais como João Lúcio, Emiliano da Costa, Manuel Teixeira Gomes, Cândido Guerreiro ou Lídia Jorge, e escritores de fora do Algarve, como Raul Brandão, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner e José Saramago presenteiam os leitores com as paisagens algarvias desenhadas pelas suas palavras. Não cabe neste prefácio a procura de uma explicação para o vazio na representação literária da paisagem de um território tão visitado por portugueses e estrangeiros, antes o regozijo pela viagem ao Algarve que nos é proporcionada pela poesia de Salvador Santos. Uma verdadeira revisitação de um território que, não sendo vasto, é heterogéneo, tanto na sua geografia física, que se compõe de serra, barrocal e litoral (sotavento e barlavento), como na sua geografia humana, na inevitável distinção entre a gente da serra, a gente do mar, a gente do campo, a gente da cidade e os visitantes (viajantes e turistas). É sobre este mapa físico que Salvador Santos, poeta-viajante, apresenta aos leitores um eu-poético que desenha o seu mapa do Algarve, a sua Cartographya. Constituído por um conjunto de poemas que nos conduzem à descoberta da região, partindo de Alcoutim em direção a Sagres, este livro de paisagens é um precioso contributo para a construção de uma cartografia literária da região. Note-se que estes poemas não foram escritos com o objetivo de produzir um volume dedicado ao Algarve. Poemas que resultam das deslocações do poeta pelo território, dos momentos de pausa nessas deslocações e da sua posterior organização.
- Imaginária retabular algarviaPublication . Lameira, Francisco; del Rio João, MartinaCom a publicação da Imaginária retabular algarvia, a coleção Promontoria Monográfica História da Arte, já no seu volume 32, abre agora caminho a uma nova linha da história da arte. O valor identitário dos objetos artísticos retabulares no património cultural português ficou bem claro nos volumes anteriores, apresentados nas suas múltiplas geografias, tipologias, funções, iconografias, estruturas materiais e técnicas, em cronologias de muito alargado arco temporal e sob diferentes formas artísticas.
- Para a história da edição do romanceiro no Algarve: protagonistas, textos, suportes e uma falsa questãoPublication . Boto, SandraEste trabalho oferece uma reflexão sobre a História da edição do romanceiro no Algarve, desde as suas primeiras manifestações documentais até ao presente. Estabelecem-se balizas periodológicas, discutem-se metodologias de recolha e de edição e defendem-se, ainda, as potencialidades de que se reveste o paradigma da edição digital para aproximar a representação do romanceiro tradicional da sua essência múltipla e complexa.
- The evolution of tourism in the Algarve as depicted in Manuel da Fonseca's Algarvian ChroniclesPublication . Quinteiro, Sílvia; Silva, Ana Cláudia Salgueiro daJournalist, writer and poet Manuel da Fonseca departed Lisbon for the Algarve in August 1968. He was tasked with writing a set of chronicles about the region for the newspaper A Capital. The chronicles, published that year as 'O Desafio do Algarve' ('The Challenge of the Algarve'), were later compiled in 1986 as a volume entitled Cronicas Algarvias (Algarvian Chronicles). This article focuses on the informative aspect of the text. Over the course of the 16 days during which Manuel da Fonseca travelled through the region, he drew a portrait of the territory and its people adapting to sun and beach tourism, as well as to tourists. Chronologically located at the end of the 1960s, the Algarvian Chronicles provide a vital picture of the development of the tourism industry in the Algarve at that time.
