Escola Superior de Educação e Comunicação
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Browsing Escola Superior de Educação e Comunicação by Subject "1.º ano de escolaridade"
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- Promoção da consciência fonológica: desenvolvimento de uma intervenção pedagógica numa turma de 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Caldeira, Ana Rita Rodrigues; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóHá mais de trinta anos que a consciência fonológica é apontada como um preditor de sucesso na leitura e escrita. Contudo, nem todos os professores conhecem a importância desta competência. Este estudo pretende mostrar como atividades lúdicas, decorridas na sala de aula, podem desenvolver a consciência fonológica dos alunos. Recorrendo a uma investigação do tipo mista, que combina dados qualitativos e os resultados quantitativos obtidos nas fases de diagnóstico e avaliação, esta investigação teve como objetivo observar a evolução de 23 alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: um grupo de 9 rapazes e 14 raparigas, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. Os instrumentos de recolha de dados foram o diagnóstico e avaliação, a observação participante, as notas de campo, o registo audiovisual e fotográfico e a entrevista. Para além do diagnóstico e avaliação, que decorreram em três sessões, a intervenção pedagógica consistiu na implementação de oito sessões de consciência de palavra, consciência silábica e consciência fonémica. Os resultados confirmam o que é defendido por alguns autores, nomeadamente a facilidade em tarefas com unidades mais concretas, como a sílaba e a palavra, e uma maior dificuldade em tarefas de consciência fonémica. Foi nas tarefas de consciência de palavra que se registou maior evolução no desempenho dos alunos. No que diz respeito à consciência silábica, os resultados foram mais significativos na tarefa de contagem de sílabas de palavras com ditongo. Neste âmbito, verificou-se também progresso nos desempenhos relativos às tarefas de identificação de sílaba inicial. Nas tarefas de consciência fonémica os resultados não foram tão significativos, já que a diferença observada nos desempenhos dos alunos nas duas fases foi residual.