CiênciaVitae
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- Aprender com os conhecimentos e as experiências das criançasPublication . Coelho, Adriana; Paretskaya, Anna; Tavares, Andreia; Monho, Andreia; Lucas, Cássia; Fernandes, Catarina; Palma, Inês; Gomes, Mafalda; Arvela, Margarida; Pereira, Margarida; Neves, Mariana; Rosário, Marta; Brito, Nadine; Rocha, Rute; Costa, Sara; Pereira, Vera; Gil, Francisco Baptista; Rocha, Rute; Fernandes, CatarinaCerta vez, perguntei a uma criança: "Qual é a forma da Terra?" Ela respondeu: "Na sala de aula, por causa da professora, digo que a Terra é redonda. Mas quando vou de viagem, o carro nunca faz uma curva para cima e para baixo!" Este aparente paradoxo foi o ponto de partida para a elaboração deste livro, intitulado «Aprender com os conhecimentos e as experiências das crianças». A resposta espontânea da criança revela uma realidade com a qual nos deparamos frequentemente: a convivência simultânea de duas conceções distintas no pensamento infantil — uma de natureza escolarizada e outra de base experiencial. A conceção escolarizada surge do que é ensinado formalmente na escola — o conhecimento “correto” do ponto de vista científico-escolar. Já a conceção experiencial está enraizada nas observações e vivências do quotidiano. Assim, uma criança pode afirmar, em contexto escolar, que a Terra é redonda, mas, fora desse ambiente, perceber o mundo como plano, com base na experiência concreta de se deslocar de carro, sem "curvas para cima ou para baixo". Esse tipo de raciocínio evidencia a importância de reconhecer, escutar e compreender o conhecimento que as crianças já possuem, antes mesmo da intervenção educativa. Como futuras professoras e educadoras, defendemos que é essencial antecipar essas ideias prévias e orientar as crianças no processo de (re)construção do conhecimento, de forma significativa e integrada com as suas experiências diárias
- ¿Por qué me miras?Publication . Tejedor, Santiago; Moreira, sandra; Côrtes Moreira, Sandra Cristina
