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- A organização contabilística numa empresa da indústria de conservas de peixe entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. O caso Júdice FialhoPublication . Faria, Ana Rita Silva de Serra; Caiado, António Campos PiresNos últimos anos, temos vindo a assistir ao reconhecimento da importância dos estudos históricos na disciplina de Contabilidade. A comprovar tal afirmação, está a criação de associações dedicadas ao estudo da História da Contabilidade, assim como o lançamento de diversas publicações, que têm por finalidade fomentar a divulgação da investigação nesta área. A fase inicial da História da Contabilidade foi marcada por preocupações de ordem jurídica e literária, mas cedo os investigadores perceberam que era importante conhecer a evolução das práticas contabilísticas através do estudo de fontes primárias manuscritas, ou seja, dos livros de contas e dos documentos contabilísticos das antigas empresas. O reconhecimento de que estes representavam uma fonte privilegiada de informações comerciais, financeiras e até económicas, veio abrir novos campos de investigação científica para os historiadores da Contabilidade e da própria Economia. Em Portugal não existem muitos estudos dedicados à História da Contabilidade. Deste modo, perante a disponibilidade de material contabilístico, relativo a uma grande empresa da indústria de conservas de peixe portuguesa - a Júdice Fialho - optámos pela sua análise com vista à elaboração da presente Dissertação. O principal objectivo desta, consiste em confrontar a organização contabilística da Empresa entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, com os modelos divulgados na literatura contabilística publicada no mesmo período. De molde a podermos extrair das fontes estudadas o máximo de informação, em termos quantitativos e qualitativos, procedemos a uma análise de tipo contextualizado. Assim, enquadrámos a nossa investigação no ambiente económico, político e social da época, dando especial ênfase ao aspecto económico da indústria à qual pertence o tipo de operações contempladas nos livros estudados. Em seguida, descrevemos e analisámos as operações e as actividades registadas nos livros e as diferentes funções da Empresa (produção, comercialização, pessoal e finanças). Finalmente, perspectivámos as contas, os livros de contas e os diversos aspectos técnicos do modelo contabilístico utilizado pela Empresa, perante os esquemas teóricos dos autores de Contabilidade, previamente expostos, e procurámos encontrar uma explicação para as diferenças detectadas. A investigação realizada revelou que, na ausência de um conjunto de regras e princípios de Contabilidade comuns a todas as empresas, a Júdice Fialho procurava adaptar, dentre a diversidade de soluções contabilísticas divulgadas na literatura da especialidade, a mais adequada às suas características e necessidades reais. Por outro lado, a análise contextualizada dos dados factuais e objectivos contidos nos livros de contas contribuiu para um mais amplo conhecimento da história da Empresa, assim como para um melhor esclarecimento da informação económica da época coincidente com o final do século XIX e a primeira metade do século XX.
- Analyzing customer profitability in hotels using activity based costingPublication . Faria, Ana Rita; Ferreira, Leonor; TRIGUEIROS, DUARTEThis paper investigates the use of customer profitability analysis (CPA) in four and five star hotels located in Algarve (Portugal). Traditional accounting systems have been criticized for focusing on product, service or department profitability, and not on customer profitability, thus failing to provide effective information to marketing-related decisions. Results are reported by operating departments, whilst marketing activities focus on customer market segments. Recognizing the growing emphasis on customer value creation, and to overcome the mismatch between the provision and use of information in hotels, CPA techniques have been suggested. Notwithstanding their benefits, namely a strategic focus, hotels still apply traditional techniques. A structured questionnaire collected through personal interviews showed that CPA is far from widespread in hotel management; instead, hotels accumulate costs in profit centers and in cost centers. None of the surveyed hotels had adopted activity based costing, despite this technique being viewed as the most appropriate to calculate individual customer profitability.
- Sistemas de contabilidade de gestão no setor hoteleiro do Algarve: planeamento ou improvisação?Publication . Faria, Ana Rita Silva de Serra; Trigueiros, DuarteEste estudo faz o levantamento das práticas de contabilidade de gestão de 66 unidades hoteleiras de quatro e cinco estrelas do Algarve, identifica variáveis contingenciais aos sistemas de contabilidade de gestão e verifica se a contabilidade de gestão está a ser usada para apoiar a formulação e implementação da estratégia das unidades. O estudo analisa um vasto conjunto de práticas de contabilidade de gestão em áreas como sistemas uniformes de contabilidade (e.g. USALI), contabilidade de custos, orçamentação e medição do desempenho. Os dados foram obtidos por meio de inquérito por questionário aos responsáveis financeiros utilizando o meio de recolha presencial. Os resultados revelam elevada taxa de adoção do USALI e de técnicas tradicionais, como os orçamentos, mas reduzida ou nula adoção de técnicas contemporâneas, como o custeio baseado nas atividades, o balanced scorecard e a análise de rendibilidade de clientes. Os sistemas não classificam custos por comportamento e não proporcionam informação pormenorizada por objeto de custo. Os custos são atribuídos a centros de receitas/resultados e a centros de custos (i.e. centros de responsabilidade). As unidades não atribuem custos a clientes/segmentos de mercado, canais de distribuição ou quartos. A informação sobre custos é relatada numa base mensal e tem como principais finalidades a redução de custos, a orçamentação e avaliação do desempenho, sendo pouco utilizada para fixar preços. A informação para apoiar decisões orientadas para o futuro e as implicações da tomada de decisão nos resultados peca pela ausência. Os resultados indicam que o tipo de gestão, a dimensão, a categoria e a intensidade da concorrência influenciam os sistemas de contabilidade de gestão dos hotéis. A generalidade dos resultados está em linha com os de outros estudos a nível internacional. O confronto com resultados de estudos anteriores realizados em Portugal evidencia a necessidade da investigação assentar numa recolha fiável de dados.