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- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) –primeira partePublication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, VítorEste artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordaremos discussões relativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo no cinema interativo. Neste sentido, tendocomo ponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Na segunda parte do artigo pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendo como pano de fundo a questão do tempo.
- Insights about an interactive film installationPublication . Mendes Da Silva, Bruno; Araújo, António; Tavares, Mirian; Costa, Susana; António, Rui; Monteiro, PaulaThe question of time and its relation to cinema is the common thread in this paper. Through research based on experimental practice, this paper explores, firstly, the psychosomatic processes that may give the viewer different perceptions of time. Secondly, it describes the working process of a film that intends to provide the viewer with the possibility of intervening in the film narrative in a disruptive way, seeking the possibility of subverting the filmic discourse.
- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda partePublication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, VítorEste artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordamosdiscussõesrelativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo nocinema interativo. Neste sentido, tendocomoponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).Na segunda parte do artigo,pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendocomo pano de fundo a questãodo tempo.