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- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) –primeira partePublication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, VítorEste artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordaremos discussões relativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo no cinema interativo. Neste sentido, tendocomo ponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Na segunda parte do artigo pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendo como pano de fundo a questão do tempo.
- Insights about an interactive film installationPublication . Mendes Da Silva, Bruno; Araújo, António; Tavares, Mirian; Costa, Susana; António, Rui; Monteiro, PaulaThe question of time and its relation to cinema is the common thread in this paper. Through research based on experimental practice, this paper explores, firstly, the psychosomatic processes that may give the viewer different perceptions of time. Secondly, it describes the working process of a film that intends to provide the viewer with the possibility of intervening in the film narrative in a disruptive way, seeking the possibility of subverting the filmic discourse.
- Cadavre Exquis: motion-controlled interactive filmPublication . Mendes Da Silva, Bruno; Araújo, António Bandeira; Tavares, Mirian; Costa, SusanaThis interactive film, a variation on the surrealist game Cadavre Exquis, seeks the possibility of subverting the filmic discourse by exploring psychosomatic processes that may give the viewer different perceptions of cinematic time, by providing the possibility of intervening into the narrative in a disruptive way.
- Âmago: creative process of a Macanese video artPublication . Costa, Susana; Tavares, Mirian; Mendes Da Silva, BrunoIn this article, we proceed from identifying inspirations and triggers in the creation process and the intention of the artistic object Amago. According to Salles [1], we understand that the existence of a purpose, even if of a general and vague character, is the first guide of unlimited freedom for creation. In this sense, we seek to represent biographical moments and narratives summoned in diegetic space and audiovisual language through visual metaphors and metonymy. The diachronic signification of experiences and inspirations is built through aesthetic options, such as slow motion, warm colors, parallel sound, and the option for semi-subaquatic images.
- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda partePublication . Silva, Bruno; Tavares, Mirian; Costa, Susana; Reia-Baptista, VítorEste artigo encontra-se dividido em duas partes: Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –primeira partee Considerando otempo (e o cinema [interativo]) –segunda parte. Na primeira parte abordamosdiscussõesrelativas à ideia de tempo cronológico: modelos temporais, relação entre tempo e linguagem cinematográfica e, finalmente, a questão do tempo nocinema interativo. Neste sentido, tendocomoponto de partida as experiências interativas O livro dos Mortos(http://oscaminhosquesebifurcam.com/livros-dos-mortos.html) e Neblina (http://oscaminhosquesebifurcam.com/neblina.html#neblinaimagem), que integram o projeto Os Caminhos que se Bifurcam, desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC).Na segunda parte do artigo,pretendemos desenvolver ideias relativas às possibilidades de experimentação de interatividade na linguagem cinematográfica, mantendocomo pano de fundo a questãodo tempo.