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- A educação social e os direitos humanos em tempos de pandemiaPublication . Luísa, CláudiaContexto e Objetivo: Em Portugal, como na maior parte dos países do Mundo, atravessamos uma conjuntura de graves desigualdades sociais, fenómenos de exclusão social e pobreza, aumento do desemprego e falta de oportunidades, situações agravadas pela Pandemia da COVID-19. Deste modo, o objetivo principal do estudo foi conhecer as perceções dos educadores sociais, a trabalhar no Algarve, acerca dos impactos da pandemia na sua vida profissional. Como objetivos específicos pretendia-se fazer uma caracterização sociodemográfica dos educadores sociais; conhecer as principais dificuldades que sentiram em contexto profissional durante a pandemia; identificar as suas estratégias de superação bem como conhecer a sua opinião acerca do respeito pelos direitos humanos. Método: É um estudo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A amostra foi por conveniência, e abrangeu 32 educadores sociais. A recolha de dados foi realizada através de inquéritos por questionário, preenchidos no Google Forms, constituídos por questões maioritariamente abertas. As respostas foram sujeitas a análise de conteúdo. Resultados: Os resultados permitiram identificar as dificuldades sentidas pelos educadores sociais em contexto profissional, nomeadamente a dificuldade na gestão dos recursos humanos, dada a falta de pessoas e também a dificuldade em manter o distanciamento social. A maioria dos respondentes considera que os direitos humanos foram negligenciados quer no seu local de trabalho quer na sociedade. Conclusões: Pensa-se que será um futuro complexo e de muito trabalho para os educadores sociais e para todas as pessoas envolvidas nos processos de tomada de decisão, implementação e avaliação de atividades e projetos, como forma de ultrapassar os desígnios deixados pela pandemia da COVID-19.
- A formação de educadores sociais em Portugal: mesa redonda sobre "Temas e contextos de educação social em Portugal"Publication . Delgado, Paulo; Luísa, Cláudia; Marques, José Carlos; Teixeira, Leonor Dias; Novo, Rosa Maria Ramos; Pinto, Rui PedroÉ um livro de diálogos. Diálogo entre autores portugueses e espanhóis que se dedicam à Pedagogia-Educação Social, diálogo entre temas e contextos onde a Pedagogia Social se materializa na Educação Social, diálogo entre instituições onde se cursam licenciaturas em Educação Social, diálogo entre as dimensões mais teóricas deste saber da Pedagogia Social e as mais práticas onde ocorre a Educação Social, seja no trabalho de acolhimento de crianças, no voluntariado, na Educação Social em contexto de bibliotecas, em contexto autárquico, em centros de acolhimento temporário, no âmbito da discriminação de mulheres e crianças, entre outros, seja, ainda, na discussão dos trajetos da Educação Social, quer em Portugal, quer em Espanha.