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- Comunicação terapêutica: skills e estratégiasPublication . José, HelenaExiste cada vez mais certeza de que uma abordagem humanizada e competências comunicacionais efetivas promovem a satisfação e o bem-estar da pessoa em situação de doença aguda e sua família. Ajudar a gerir a incerteza, desenvolver habilidades comunicacionais, mantendo atitudes e comportamentos que promovam uma relação terapêutica, seja qual for o contexto e a situação vivida pelos clientes e família são desideratos inquestionáveis em enfermagem.
- Política pública e de saúde para o idoso na África ao Sul do SaaraPublication . Assunção, Marta; Pinto, Susana Isabel Mendes; José, HelenaConhecer as respostas sociais e de saúde para os idosos na África Subsaariana. Métodos: Revisão integrativa da literatura. Resultados: Há falta de cuidados de saúde especializados e direcionados às reais necessidades dos idosos, sendo que a escassez de profissionais de saúde não contribui favoravelmente para essa situação. Verifica-se baixa oferta de instalações destinadas aos idosos, e a maioria delas são básicas. Apesar de existirem modelos de cuidados para os idosos e políticas de apoio social e de saúde, ainda há iniquidades/desigualdades no acesso a elas, sobretudo para as populações mais desfavorecidas. Conclusão: As políticas sociais e de saúde para os idosos na África Subsaariana estão aquém das necessidades, sendo preciso garantir uma intervenção econômica, política e social adequada
- Estudo de algumas variáveis potenciadoras do comprometimento organizacional dos profissionais nas organizações de saúde: uma revisão integrativaPublication . Gonçalves, Carina; Gonçalves Correia, David Manuel; Correia, Tânia; José, Helena; Henriques, Fernanda; Gouveia, Maria JoséO comprometimento organizacional surge como parte integrante de uma gestão eficaz dos recursos humanos, podendo-se traduzir num efeito significativo na satisfação do cliente, isto porque, profissionais de saúde mais comprometidos prestam melhores cuidados, o que se reflete em melhores resultados. Para além dessas vantagens, o comprometimento organizacional permite reduzir o absentismo e diminuir a rotatividade de profissionais, o que contribui para organizações mais coesas. Em organizações com elevado grau de complexidade, como é o caso das organizações de saúde, a preocupação com o comprometimento organizacional deve adquirir especial atenção, pois a profissionalização e a retenção dos seus profissionais, que são altamente qualificados, é imprescindível na maximização da eficiência e produtividade e, consequente, obtenção de ganhos em saúde. A realização desta revisão integrativa da literatura teve como base orientadora da investigação a questão: Quais as variáveis potenciadoras do comprometimento organizacional dos profissionais nas organizações de saúde? O objetivo foi identificar algumas variáveis que potenciam o comprometimento organizacional nas organizações de saúde e demonstrar como influenciam o comportamento organizacional dos seus profissionais. Os resultados obtidos permitiram identificar cinco variáveis potenciadoras do comprometimento organizacional: identificação com o plano estratégico da organização, confiança na liderança, tomada de decisão, condições laborais e satisfação pessoal. Concluiu-se que as variáveis identificadas evidenciam resultados positivos nas organizações de saúde. Contudo, importa, não só identificar em novos estudos outras variáveis, mas também, clarificar e aprofundar conhecimentos acerca das variáveis já identificadas, de forma a compreender como estas podem ser aplicadas, com o intuito de, cada vez mais, se promover o comprometimento organizacional nas organizações de saúde e, essencialmente, nas equipas de Enfermagem.
- A intervenção humor em enfermagem: uma revisão de escopoPublication . Silva, Paulo César Lopes; Sousa, Luis Manuel Mota; Marques-vieira, Cristina Maria Alves; José, HelenaObjetivo: Identificar a produção científica, nos últimos 3 anos, sobre o uso do humor nos cuidados de enfermagem prestados a pessoas adultas. Método: Revisão escopo segundo a metodologia de Arksey e O’Malley. Foram pesquisados artigos publicados entre 2018 e 2021, nas plataformas EBSCO Host, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Académico. Resultados: Foram identificados 124 artigos e incluídos 11 destes. Foi encontrada informação sobre o humor e a relação entre o paciente e enfermeiro; a viabilidade e usabilidade do humor como intervenção; os benefícios do humor na saúde dos pacientes; os benefícios do humor na saúde dos enfermeiros; os fatores que influenciam o humor; as precauções na utilização do humor; as implicações para a prática e educação em enfermagem. Conclusão: O humor apresenta um carácter pessoal e paradoxal. O enfermeiro deve ter em consideração os fatores associados e os que o influenciam, nas diversas etapas do processo de enfermagem. É uma intervenção terapêutica de baixa intensidade que deve ser usada com precaução.
- Effect of humor intervention on well-being, depression, and sense of humor in hemodialysis patientsPublication . Sousa, Luís; Antunes, Ana Vanessa; Marques-Vieira, Cristina; Silva, Paulo César Lopes da; Severino, Sandy; José, HelenaObjetivo: Evaluar si la visualización de películas de humor durante las sesiones de hemodiálisis mejora el bienestar subjetivo y el sentido del humor, al tiempo que disminuye los niveles de estrés / ansiedad y depresión, en pacientes con hemodiálisis. Material y Método: Se realizó un estudio pre-post intervención con un grupo de control no equivalente, en pacientes con enfermedad renal crónica en hemodiálisis, en dos unidades de hemodiálisis de Diaverum Clinics. El estudio incluyó a 34 pacientes en el grupo de intervención y 33 pacientes en el grupo de control. La intervención consistió en la visualización de películas de humor durante diez sesiones de hemodiálisis en un período de cuatro semanas. El grupo control vio películas neutrales. Los datos se recogieron mediante un cuestionario de información sociodemográfica y de salud (edad, sexo, nacionalidad, educación, ocupación, estado civil, duración de la sesión de diálisis, presencia de hipertensión y diabetes); la escala subjetiva de felicidad; la escala de satisfacción general con la vida; la escala de depresión, ansiedad y estrés (DASS-21) y la escala multidimensional de sentido del humor. Se emplearon pruebas t-Student y pruebas t para muestras pareadas. La respuesta al cambio se evaluó utilizando: el porcentaje de cambio, el efecto pico y el efecto base, el tamaño del efecto y la media de respuesta estandarizada. Resultados: Los niveles de felicidad subjetiva y de sentido del humor aumentaron en el grupo de intervención, pero no hubo aumento significativo en la satisfacción general con la vida. Solo los niveles de depresión disminuyeron significativamente en el grupo de intervención. Conclusiones: La visión de las películas de humor como una intervención de enfermería mejoró los niveles de felicidad subjetiva y de sentido del humor, al tiempo que disminuyó la percepción de los síntomas depresivos.
- Ambientes de SimulaçãoPublication . José, Helena; Assunção, MartaA simulação tem a sua origem na indústria militar, nuclear e na aviação. Na realidade, os ambientes de simulação nasceram no treino militar e em simuladores de voo, partindo do sucesso que estes obtinham com o treino que realizavam em cenários e jogos de guerra, criados para esse efeito. A literatura internacional e a experiência de instituições académicas, em várias partes do mundo, têm salientado o importante papel da simulação, no processo ensino-aprendizagem em saúde tendo sido já demonstrado por Hayden e colaboradores (2014), que mais de 50% da tradicional experiência clínica pode ser substituída por prática clínica simulada.
- Qualidade em radiologia: análise da percepção da qualidade e satisfação em dois serviços de radiologia distintos, segundo os utentes da consulta externaPublication . Almeida, Rui; Silva, Carlos; Ribeiro, Luís; Abrantes, António; José, Helena; Ribeiro, AnabelaA elaboração deste trabalho deveu-se à necessidade de avaliar a qualidade percebida e a satisfação dos utentes/doentes de dois serviços de Radiologia distintos, sendo um deles certificados pelas normas ISO 9001:2000 e outro não certificado. O principal objectivo consistiu em avaliar o desempenho desses serviços de Radiologia e verificar se, na prática, um serviço com o sistema de gestão da qualidade (SGQ) implementado, se traduzia numa maior qualidade e satisfação dos serviços prestados, na perspectiva dos utentes/doentes. É um estudo quantitativo de natureza comparativa e descritivo-correlacional e a metodologia utilizada teve por base um questionário dirigido aos utentes da Consulta Externa baseado numa escala SERVPERF modificada - um instrumento usado para medir a qualidade dos serviços na perspectiva dos utilizadores, baseado nas dimensões dos atributos da qualidade. Os resultados obtidos não confirmaram as dimensões originais da escala SERVPERF, sendo que a qualidade dos serviços de Radiologia foi explicada com base em 5 de 6 novas dimensões. De relevar que os níveis de percepção da Qualidade e da Satisfação, em termos gerais, dos serviços estudados, apresentam-se mais influenciadas pelos atributos relacionados com a “Atenção personalizada em termos gerais” e com as situações de ausência de “Rigor do Serviço de Radiologia”, nos aspectos formais e informais. Não foram encontradas diferenças significativas nos níveis de percepção entre os dois hospitais pelo que se pode concluir que a implementação de um SGQ, não se traduziu num aumento da qualidade e satisfação dos utentes.
- Senso de humor no envelhecimento: uma revisão de escopoPublication . Silva, Paulo César Lopes; Assunção, Marta Regina Soares de; Sousa, Luís Manuel Mota de; Marques-vieira, Cristina Maria Alves; José, HelenaIntrodução: O processo de envelhecimento reveste-se de particularidades nas quais o senso de humor parece interferir. Objetivo: Mapear a produção científica sobre os fatores associados ao senso de humor enquanto resposta humana e os seus efeitos nas pessoas idosas. Método: Revisão de escopo alargada segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute. Foram pesquisados artigos publicados em português, inglês e espanhol, sem espectro temporal definido nas plataformas Scopus, Web Of Science, CINAHL, MEDLINE, B-ON e Google Acadêmico. Resultados: Foram identificados 228 artigos e incluídos 18 destes. Foi encontrada informação sobre o senso de humor relacionado com a longevidade; a mortalidade; o bem-estar; a saúde; a depressão; a ansiedade; a satisfação com a vida; as relações interpessoais; a qualidade de vida; o enfrentamento; a personalidade; e o gênero. Considerações Finais: O senso de humor é um fenômeno que carece de aprofundamento conceitual. Da análise dos temas emergentes identificados evidencia-se que estes se relacionam entre si e com o senso de humor.
- Liderança e satisfação na equipa de enfermagem: revisão narrativaPublication . Fernandes, Vania; Contente, Catarina; Aljustrel Guerreiro, Inês; José, Helena; Gouveia, Maria José; Henriques, FernandaObjetivo: De forma a compreender a influência e relação no binómio liderança e satisfação em enfermagem, o objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão bibliográfica narrativa acerca do tema e analisar o conhecimento produzido entre a relação liderança e a satisfação na equipa de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. As bases de dados utilizadas foram a EBSCO (CINAHL Complete, MedLine Complete) para responder à pergunta de partida: “Qual o conhecimento relativamente à influência da liderança na satisfação da equipa de enfermagem no período de 2016-2021?". Para obtenção dos artigos, foram utilizados como critérios de inclusão: fontes primárias e revisões da literatura, integrativas, disponíveis na integra, em idioma português, espanhol e inglês, nos últimos cinco anos (2016-2021) e como critérios de exclusão: teses e dissertações, revisões narrativas, artigos duplicados ou noutros idiomas, considerando os seguintes descritores: liderança, satisfação no trabalho e enfermagem, aceites pela DeCS. As pesquisas desenvolveram-se durante o mês de maio de 2021 e selecionaram-se 26 artigos. Após análise dos artigos foram realizadas leituras exploratórias para maior compressão dos assuntos definidos e exploração do material recolhido, foram selecionados 7 artigos.
- Mental health, quality of life and optimism during the covid-19 pandemic: a comparison between Brazil and PortugalPublication . Vitorino, Luciano Magalhães; Sousa, Luís Manuel Mota; Trzesniak, Clarissa; de Sousa Valentim, Olga Maria; Yoshinari Júnior, Gerson Hiroshi; José, Helena; Lucchetti, GiancarloPurpose Although there have been numerous studies investigating the mental health of individuals during the pandemic, a comparison between countries is still scarce in the literature. To explore this gap, the present study aimed to compare the mental health (i.e., anxiety and depression), quality of life (QoL), and optimism/pessimism among individuals from Brazil and Portugal during the COVID-19 pandemic and the associated factors. Method A cross-sectional population-based study was conducted during the COVID-19 pandemic in Brazil and Portugal. Data collection was carried out between May and June 2020, using an online form which was sent through social networks. A total of 2069 participants (1156 from Brazil and 913 from Portugal) were included. Depressive symptoms (PHQ-9), Anxiety (GAD-7), optimism/pessimism (Revised Life Orientation Test – LOT), QoL (WHOQOL-Bref), and sociodemographic, health, and social distancing variables were assessed. Data was analyzed using univariate and multivariate models. Results There were remarkable diferences between Brazil and Portugal in all outcomes during the COVID-19 pandemic, including higher levels of depressive symptoms, anxiety, and optimism for the Brazilian individuals and higher levels of QoL and pessimism for the Portuguese individuals. The following factors were associated with the mental health and QoL in both Brazilian and Portuguese populations: gender, age, being a healthcare professional, and days in social distancing. Conclusion Despite the fact that Brazilians were more optimistic during the COVID-19 pandemic, they had lower levels of mental health and QoL as compared to the Portuguese individuals.