Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Relatório final do projeto ACCES4ALL – componente design de comunicaçãoPublication . Guerreiro, Maria Caeiro; Calado, Pedro Manuel M. de O. Martins; Encarnação, Dionilde; Nobre, Gabriela; Correia, Maria GabrielaAtualmente existe uma maior preocupação, por parte da sociedade em criar condições, tais como o acesso a informação mais acessível, que primam pela independência de cada indivíduo, assim como pela maior participação e inclusão na sociedade de todas as pessoas. Para que a comunicação seja acessível a todos, é preciso adaptar a informação existente, de forma a que todas as pessoas possam ter plena compreensão do seu conteúdo, mesmo aquelas que possam ter algum tipo de deficiência. As alterações devem ser feitas tanto na forma quanto no conteúdo da mensagem. No presente relatório iremos expor o trabalho que foi desenvolvido, segundo uma metodologia de projeto no âmbito do Design, relativo à componente de Design de Comunicação, ou seja, a criação de vários produtos de comunicação para o projeto ACCES4ALL –Acessibilidade para Todos no Turismo.
- A relação pedagógica entre docente e aluno no ensino do DesignPublication . Guerreiro, Maria CaeiroOs elementos pedagogia, aluno e docente possuem um papel fundamental na formação ao nível do ensino superior. Temos assistido ao surgimento de várias mudanças neste paradigma triangular (pedagogia-docente-aluno) que é compartilhado por todos os que direta ou indiretamente estão envolvidos na atual formação dos futuros profissionais. É propósito deste estudo conhecer e compreender melhor o conjunto de medidas adotadas nos cursos de Design em Portugal, face às diretrizes impostas no âmbito do processo de Bolonha, de forma a proporcionar uma formação que responda às atuais necessidades da sociedade.
- Visual communication for an accessibility project for tourismPublication . Guerreiro, Maria Caeiro; Calado, Pedro Manuel M. de O. MartinsA criação de um conjunto integrado de iniciativas no sentido de melhorar a acessibilidade para turis-tas - na rede de transportes públicos no Algarve - implicou a resolução das necessidades de comuni-cação destas iniciativas, quer no sentido da sua divulgação, quer no sentido operacional/de funciona-mento, que possibilitem uma utilização do sistema pelos públicos a que é destinado. O primeiro objetivo deste projeto consistiu inicialmente em criar uma base de referências teóricas na área da comunicação acessível, de forma a que os os alunos do 2.º ano do curso de Design de Co-municação da ESEC/UAlg adquirissem conhecimentos e competências que lhes permitissem projetar produtos que fossem eficazes para públicos com acessibilidade reduzida, como por exemplo os amblí-opes, os cegos, os idosos, as pessoas com trailer ou em cadeiras de rodas. O presente estudo faz parte do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico ACCES4ALL – Acessibilidade para Todos no Turismo. O turista deverá conseguir planear viagens na região, utilizando o autocarro como meio de transporte e com o apoio de produtos de comunicação visual, impressos e digitais, tais como um site, uma “app”, produtos de divulgação, painéis com informação nas paragens de autocarro e “mupi”, entre outros. Após a criação dos produtos, aferimos a existência de dois tipos de respostas ao problema colocado. O grupo de alunos que utilizou como apoio toda a base teórica conseguiu obter resultados com qua-lidade na resposta às exigências do projeto, ao contrário dos restantes, que apresentaram produtos com fragilidades, prejudicando a sua utilização pelos públicos-alvo. Perante esta situação concluímos que é essencial que os alunos e os futuros profissionais passem a avaliar a adequação aos aspetos acessíveis e, devem ainda passar a incorporar a inclusividade, não como uma exceção, mas como uma forma de melhorar a qualidade do projeto de comunicação e maximizar o alcance da comunicação.