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  • Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: a perceção dos professores de 1.º ciclo da região do Algarve
    Publication . Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana; Hilário, Ana; Silva, Andreia; Leal, Verónica
    A leitura e a escrita são consideradas ferramentas básicas e cruciais para a aprendizagem escolar. Os professores devem ter conhecimento das componentes da leitura, da estrutura da linguagem, das dificuldades de aprendizagem e de práticas efetivas de avaliação e de intervenção pedagógicas de crianças em risco de insucesso escolar. Com este estudo pretende-se conhecer a perceção dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da região do Algarve sobre as crianças com dificuldades de leitura e escrita. Foi construído um questionário difundido via correio eletrónico aos professores do 1º CEB da região do Algarve, tendo-se obtido 46 respostas. Apenas 13% dos professores que responderam a este estudo, refere que tem formação específica na área das dificuldades de leitura e escrita. É também referido o 2º ano de escolaridade como aquele que se verifica mais insucesso escolar, o qual os professores associam às dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita.
  • Guia orientador para a análise das PSF à luz da fonologia não linear
    Publication . Fernandes, Ana Margarida; Marques, Carolina; Gonçalves, Filipa; Afonso, Maria Alexandra; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana
    As crianças com Perturbações dos Sons da Fala (PSF) constituem um grupo heterogéneo, uma vez que diferem entre si quanto à idade, gravidade, etiologia, tipo de erros de fala, envolvimento de outros aspetos do sistema linguístico, desenvolvimento e resposta ao tratamento, o que acarreta dificuldades na classificação, que são acrescidas pela ausência de guidelines claras de diagnóstico para a identificação de crianças com PSF (Dodd, 2011). Ao longo do tempo, foram surgindo diversas propostas de classificação das PSF. Estas classificações têm em conta diferentes fatores, tais como a etiologia subjacente às alterações evidenciadas – classificação de Shriberg et al. (2017) –, o perfil linguístico apresentado pela criança – classificação de Dodd (2014) –, ou os níveis subjacentes de dificuldade – classificação de Bowen (2011) –, entre outras.
  • Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas – estudo de caso
    Publication . Silva, Isabel Freitas; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, Susana
    O presente artigo resulta de um trabalho de investigação, uma dissertação, que está a ser desenvolvida, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, na Universidade do Algarve, cujo tema intitula-se por “Evolução das competências do brincar numa criança com Necessidades Educativas Específicas: Estudo de Caso”. Esta investigação centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com necessidades educativas específicas, analisando a evolução das suas competências do brincar, através da sua interação com um ambiente lúdico, com materiais desafiantes e, maioritariamente, ao ar livre. Através do favorecimento do ambiente do brincar, pretende-se contribuir para o desenvolvimento global da criança e para a sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Trata-se de um estudo observacional, de natureza longitudinal, que carateriza as competências do brincar da criança em três momentos diferentes, através da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox. Para além desta escala, foram também aplicados questionários aos restantes participantes, dando a conhecer a perspetiva do brincar e as competências e aprendizagens da criança do estudo em relação ao brincar e ao seu desenvolvimento, por parte dos profissionais de educação que o acompanham e do Encarregado de Educação Considera-se que o ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuem para estimular e promover as competências do brincar da criança e, posteriormente, através da observação e análise dos resultados obtidos, avaliar a evolução dessas mesmas competências e do seu desenvolvimento global. Caraterizar o ambiente lúdico da criança, avaliando o seu efeito em diversas áreas do seu desenvolvimento global, nomeadamente, ao nível da integração sensorial e da interação e comunicação entre os pares são pontos fundamentais da investigação.
  • Fluency profile: comparison between Brazilian and European Portuguese speakers
    Publication . Castro, Blenda Stephanie Alves e; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Baptista, Ana Catarina; Celeste, Letícia Correa
    The purpose of the study was to compare the speech fluency of Brazilian Portuguese speakers with that of European Portuguese speakers. The study participants were 76 individuals of any ethnicity or skin color aged 18–29 years. Of the participants, 38 lived in Brazil and 38 in Portugal. Speech samples from all participants were obtained and analyzed according to the variables of typology and frequency of speech disruptions and speech rate. Descriptive and inferential statistical analyses were performed to assess the association between the fluency profile and linguistic variant variables. We found that the speech rate of European Portuguese speakers was higher than the speech rate of Brazilian Portuguese speakers in words per minute (p=0.004). The qualitative distribution of the typology of common dysfluencies (p<0.001) also discriminated between the linguistic variants. While a speech fluency profile of European Portuguese speakers is not available, speech therapists in Portugal can use the same speech fluency assessment as has been used in Brazil to establish a diagnosis of stuttering, especially in regard to typical and stuttering dysfluencies, with care taken when evaluating the speech rate.
  • Hypoglycemic episodes in hospitalized people with diabetes in Portugal: the HIPOS-WARD study
    Publication . Alão, Sílvia; Conceição, João; Dores, Jorge; Santos, Lèlita; Araújo, Francisco; Pape, Estevão; Reis, Mónica; Chipepo, Árcia; Nascimento, Edite; Baptista, Ana Catarina; Pires, Vanessa; Marques, Carlos; Lages, Adriana D S; Pelicano-Romano, João; de Jesus, Paula M
    Background We intended to estimate the proportion hypoglycemic/hyperglycemic emergency episodes in treated diabetes mellitus (DM) patients admitted to a hospital ward, and calculate the prevalence of risk factors for hypoglycemia and diabetic complications. Methods In this cross-sectional, multicentered study, the observational data was collected by physicians from patient’s hospitalization to discharge/death. Statistical tests were 2-tailed considering 5% significance level. Results There were 646 ward admissions due to hyperglycemic emergencies and 176 hypoglycemic episodes with a ratio hypoglycemia/hyperglycemia 0.27 for all DM patients. In T2DM patients the ratio was 0.38. These were mainly female (55.1%), functionally dependent (61.4%) and retired/disabled (73.1%). Median age was 75 years and median duration of disease 11 years. Half the patients were on insulin-based therapy and 30.1% on secretagogue-based therapy. Approximately 57% of patients needed occasional/full assistance to manage the disease. The most frequent risk factor for hypoglycemia was polypharmacy (85.0%). Hypoglycemia in the 12 months before admission was higher in insulin-based therapy patients (66.1%; p = 0.001). Conclusions Hyperglycemic emergencies are the most frequent cause of hospitalization in Portugal, although severe hypoglycemic events represent a health and social problem in elderly/frail patients. There is still the need to optimize therapy in terms of the potential for hypoglycemia in this patient group and a review of anti-hyperglycemic agents to add on to insulin.
  • Revisão crítica da ESFala: escala de desenvolvimento dos sons da fala
    Publication . Baptista, Ana Catarina
    As Perturbações dos Sons da Fala (PSF) são das alterações mais frequentemente encontradas nos serviços de Terapia da Fala. Dados de prevalência nos EUA e no Reino Unido, apontam para valores que variam entre os 10% e os 15% das crianças em idade pré-escolar e 6% das crianças em idade escolar (McLeod & Harrison, 2009), sendo comuns repercussões ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita (Hulme & Snowling, 2009). Ainda que não existam dados de prevalência para o português europeu (PE), acredita-se que os valores de prevalência no panorama nacional possam não ser muito diferentes dos apresentados para a língua inglesa.
  • Does early identification of children with otitis media with effusion prevent difficulties in language development?
    Publication . Baptista, Ana Catarina
    Otitis media with effusion (OME) is a common condition across the world with a high prevalence in infants and young children, with almost 80–90% of all children experiencing at east a single episode before the age of 1 year. Ear and hearing problems caused by otitis media (OM) are also highly prevalent. Despite this, it is often asymptomatic and difficult to identify in early stages. The association between otitis media and developmental problems is hypothesized to be linked to the hearing loss that accompanies the bouts of otitis media.