Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Constructing Frames of Reference: an analytical method for archaeological theory building using ethnographic and environmental data setsPublication . Bicho, Nuno Gonçalo Viana Pereira FerreiraApesar do peso que a arqueologia de tradição francófona teve no desenvolvimento da pré-história europeia, a influência norte-americana cada vez mais se faz sentir nos estudos arqueológicos. Este facto, talvez disputado por muitos, deve-se a dois aspectos principais. O primeiro é que, finalmente, foi compreendido pela cultura científica arqueológica da Europa Ocidental que a investigação não se pode limitar a aspectos historicistas da cultura – é necessário tratar o passado humano também numa perspectiva antropológica; o segundo aspecto é a importância da teoria contemporânea resultante do emergir da Nova Arqueologia, nomeadamente nas perspectivas Processual, Contextual e Cognitiva-processual.
- Lapa do Picareiro (Alcanede, Portugal): análisis traceológico de los materiales líticos de los niveles F/GPublication . Gibaja, Juan Francisco; Bicho, Nuno Gonçalo Viana Pereira Ferreira; Haws, Jonathan; Hockett, BryanLapa do Picareiro (Cueva de Picareiro) está situado al noroeste de Lisboa, cerca de la ciudad de Fátima, en la Serra d’Aire (Figura 1). La cueva, que se localiza a 540 metros de altitud, muestra una morfología triangular, un alto techo y una entrada de aproximadamente 10´8 metros (Figura 2). Debajo de la línea del goteo aparece un cono marcado por la presencia de grandes bloques de piedra caliza, formando uno pasillo abierto de entre 3 y 5 metros de ancho entre la línea del goteo y la boca de la cueva. La entrada se abre dirección norte-noreste y tiene cerca de 5 metros de anchura y un máximo de 1.2 metros de altura (Bicho et al. , 2003; 2006a). Las excavaciones arqueológicas se iniciaron en 1994 con la limpieza de un corte estratigráfico realizado por Gustavo Marques en los años 50 (Marques y Andrade, 1974). En 2001 finalizan los trabajos de campo iniciados en 1996 con motivo de los proyectos dirigidos por N. Bicho: “A Ocupação Humana Paleolítica do Algarve” y “ A importância dos recursos aquáticos no Paleolítico do Algarve (Portugal)” (Bicho et al. , 2003). Durante estos años se excavan unos 35 m2 con una profundidad de 4.5 metros.
- A paleoecologia humana da Lapa do PicareiroPublication . Bicho, Nuno Gonçalo Viana Pereira Ferreira; Haws, Jonathan; Hockett, BryanA Lapa do Picareiro localiza-se na Serra d’Aire, a cerca de 10 km a Sul de Fátima. A povoação mais próxima é Covão do Coelho, que se encontra a menos de 2 km de distância e é perfeitamente visível da cavidade. Esta encontra-se a 540 metros de altitude estando virada a poente. A cavidade, em forma triangular, tem cerca de 10 metros de profundidade e 8 metros de largura, sendo a entrada marcada pela presença de um cone importante composto por grandes blocos de calcário que ajudam a marcar a drip line, que forma um corredor com entre 3 a 5 metros entre aquele e a entrada da gruta que se estende por cerca de 5 metros de largura com 1,2 de altura (Bicho et al., 2003). Os trabalhos recentes realizados na gruta tiveram lugar entre 1994, ano em que se procedeu à limpeza de um antigo corte resultante dos trabalhos de Gustavo Marques e Gil Miguéis de Andrade nos anos 50 (Marques e Andrade, 1974) e 2001. Durante este período de 8 anos procederam-se a trabalhos de escavação em área, atingindo os 37 metros quadrados e cerca de 4,5 metros de profundidade.
- The extinction of Neanderthals and the emergence of the Upper Paleolithic in PortugalPublication . Bicho, Nuno Gonçalo Viana Pereira FerreiraEste trabalho foi apresentado no âmbito de Provas de Agregação na área de Arqueologia. Estas provas académicas, constituídas por 3 fases, são de carácter público. Para cada fase existe um arguente, sendo as fases, respectivamente, a discussão do currículo do candidato, a análise de um relatório de uma disciplina do ensino universitário e uma lição-síntese, seguida de discussão. Esta última prova consiste numa apresentação de uma hora de um tema à escolha e, como parte constituinte das Provas de Agregação, pode ser pensada de duas formas essencialmente opostas: uma de entre as várias lições do programa da disciplina apresentado no relatório acima mencionado, fazendo por isso a descrição de uma qualquer parte do conteúdo desse mesmo programa; ou, pelo contrário, respeitar o título da prova e fazer-se uma verdadeira lição síntese, de carácter inédito.