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- Aspetos metodológicos do inquérito por entrevistaPublication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, FernandoTendo com pano de fundo as perspetivas dos atores mais diretamente envolvidos no processo de avaliação externa de escolas do ensino não superior, iremos centrar-nos, fundamentalmente, na recolha de opiniões junto dos diretores de escolas relativamente ao impacto e efeitos da avaliação externa. A comunicação centrar-se-á nos diferentes tipos de entrevista (diretiva, semi diretiva e não diretiva) e procedimentos (construção, validação e aplicação). A utilização das entrevistas enquanto estratégia metodológica será devidamente contextualizada e apresentadas as vantagens da sua aplicação ao público em causa. Serão também referidas as dimensões em análise, reportadas ao projeto, e que remetem para o impacto e efeitos na escola (organizacionais, pedagógicos e curriculares) e na comunidade. Por fim, serão referidos alguns procedimentos de análise de dados utilizados no quadro de softwares específicos (N-vivo) e outros procedimentos de análise de conteúdo (categorização emergente e pré-determinada).
- Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, conceções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensinoPublication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, LuísTendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percepcionam e vivem as experiências de aprendizagem, foram objectivos centrais do presente trabalho, por um lado, conhecer e analisar os significados atribuídos por estudantes à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e, neste sentido, perceber de que forma os estudantes conceptualizam o que lhes é exigido em termos de aprendizagem na universidade; e por outro, compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as concepções de aprendizagem de estudantes de diferentes áreas científicas e anos. Foram consideradas as percepções dos estudantes em relação ao ambiente de ensino-aprendizagem, entendidas como indicadores que influenciam o que os estudantes pensam sobre o ensino, o estudo e a aprendizagem (preferências por tipos de aulas e de ensino). Considerando a proximidade dos constructos, quisemos ainda relacionar as abordagens à aprendizagem com as concepções de aprendizagem (reprodutivas e significativas) e com a preferência por formas de ensino e de instrução diversificadas. Foi também nossa intenção definir perfis em função das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem. O estudo realizado assume uma natureza descritiva, correlacional e não experimental, tendo sido desenvolvido com 568 estudantes de uma instituição universitária do sul do país. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar a existência de algumas diferenças significativas em função do ano e do domínio científico, bem como identificar perfis dissonantes em termos das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem.