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Ribeiro Gonçalves, Fernando

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  • Approaches to study in higher education portuguese students: a portuguese version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST)
    Publication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís
    This paper examines the validity of the Approaches and Study Skills Inventory for Students—short version (ASSIST; Tait et al. in Improving student learning: Improving students as learners, 1998), to be used with Portuguese undergraduate students. The ASSIST was administrated to 566 students, in order to analyse a Portuguese version of this inventory. Exploratory factor analysis (principal axis factor analysis followed by direct oblimin rotation) reproduced the three main factors that correspond to the original dimensions of the inventory (deep, surface apathetic and strategic approaches to learning). The results are consistent with the background theory on approaches to learning. Additionally, the reliability analysis revealed acceptable internal consistency indexes for the main scales and subscales. This inventory might represent a valuable research tool for the assessment of approaches to learning among Portuguese higher education students.
  • Percursos de empregabilidade dos licenciados: perspectivas europeias e nacional
    Publication . Ribeiro Gonçalves, Fernando; Carreira, Teresa Pires; Valadas, Sandra T.; Sequeira, Bernardete
    No presente trabalho apresentamos uma reflexão em torno da empregabilidade dos diplomados do Ensino Superior. Considerando a pertinência e actualidade do tema, é nossa intenção uma melhor compreensão em relação às questões decorrentes de um mundo cada vez mais globalizado e outras, inerentes à problemática da convergência europeia quanto à formação e qualificação de nível superior. Fizemos o exame de alguns aspectos que remetem para as questões da globalização, sendo apresentados alguns indicadores comparativos nos países da União Europeia. Neste âmbito são destacados factores relativos aos diversos sistemas de ensino, às qualificações académicas e às competências profissionais. São também tecidas algumas considerações sobre os factores de empregabilidade dos diplomados em Portugal, tendo como pano de fundo Bolonha e Praga, bem como as novas exigências do mercado de trabalho no quadro de um novo paradigma de aprendizagem e de formação. Para uma melhor compreensão do fenómeno, os dados de alguns estudos realizados no nosso País serão alvo de uma meta-análise.
  • Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses
    Publication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís
    Neste estudo são analisadas as abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes estilos de ensino características de estudantes universitários. Foi nossa intenção construir uma versão portuguesa do Approaches and Study Skills Inventory for Students — short version (Tait, Entwistle & McCune, 1998), aferindo a sua validade e fidelidade numa amostra de estudantes universitários portugueses. Os resultados na validade de constructo e os indicadores de fidelidade do instrumento parecem demonstrar que, no global, o ASSIST avalia os constructos teóricos subjacentes e os estudantes que integraram este estudo parecem, de facto, revelar determinadas formas de abordar as tarefas de estudo e de aprendizagem. São, contudo, de destacar algumas limitações, não só características de instrumentos desta natureza, mas também resultantes dos próprios procedimentos e de alguns resultados menos satisfatórios em algumas das subescalas do inventário.
  • Student model for an E-learning scheme
    Publication . Sustelo, F.; Ruano, Antonio; Ribeiro Gonçalves, Fernando
    With the proliferation of the Internet use, a growth of e-learning courses has been verified. We arrived to the moment where it is not enough for Universities to have standard courses to offer to the students, because there is an increasing population which tends to choose his formation according to their objectives, styles, needs and learning preferences (the student profile). This way, the universities are faced with a new challenge, which is to offer, together with the standard courses, modules specially tailored to the user desires, based on the identification of the customers needs. In this paper, the first step for the creation of a student model for an e-learning scheme that is being developed in the University of Algarve is described. To achieve this goal, a series of tasks have been undertaken, in order to gather information of a representative group, and subsequent treatment of the gathered data, so that it can be integrated in the tool of e-learning available in University of Algarve under the name of “Tutoria electrónica”.
  • Aspetos metodológicos do inquérito por entrevista
    Publication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando
    Tendo com pano de fundo as perspetivas dos atores mais diretamente envolvidos no processo de avaliação externa de escolas do ensino não superior, iremos centrar-nos, fundamentalmente, na recolha de opiniões junto dos diretores de escolas relativamente ao impacto e efeitos da avaliação externa. A comunicação centrar-se-á nos diferentes tipos de entrevista (diretiva, semi diretiva e não diretiva) e procedimentos (construção, validação e aplicação). A utilização das entrevistas enquanto estratégia metodológica será devidamente contextualizada e apresentadas as vantagens da sua aplicação ao público em causa. Serão também referidas as dimensões em análise, reportadas ao projeto, e que remetem para o impacto e efeitos na escola (organizacionais, pedagógicos e curriculares) e na comunidade. Por fim, serão referidos alguns procedimentos de análise de dados utilizados no quadro de softwares específicos (N-vivo) e outros procedimentos de análise de conteúdo (categorização emergente e pré-determinada).
  • Students’ voices at a Portuguese University: academic motivation and its relationship with academic success
    Publication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla
    In this paper the authors will try to point out some evidences that emerged from the data collected in the year of 2000 by the Permanent Observatory for Teaching and Learning Quality of the University of Algarve. Data presented here will report exclusively to students’ representations concerning the institution, themselves, their teachers and the curriculum, since we consider that students are the privileged informants about their own academic experience. The main topic explored refers to students’ evaluation of the influence of academic motivation on the abandonment of studies in higher education. Theoretical framework will also be presented. We will present some behavioral symptoms that students evaluated as relevant indicators of lack of academic motivation. Also, the analysis will concern the meanings students attribute to academic failure as well as students’ points of view about their own failure, according to their academic experience.
  • Perspectivas de la evaluación de la calidad universitaria en Portugal: el caso del Observatorio permanente de la Calidad de la Enseñanza en la Universidad del Algarve
    Publication . Ribeiro Gonçalves, Fernando; Valadas, Sandra T.; Quintas, Helena
    Autores como Neave y van Vught (1994) consideran la Universidad como un elemento fundamental de reconstrucción nacional, siéndole atribuido una contribución esencial en la formación de aquello que los autores denominan burocracia profesional.
  • As abordagens à aprendizagem de estudantes da Universidade do Algarve
    Publication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando
    No presente capítulo abordamos a forma como alguns estudantes do Ensino Superior aprendem, partindo das estratégias que operacionalizam as suas motivações para o estudo e para a aprendizagem. Ao concebermos o estudante do Ensino Superior como pertencente a um grupo específico em desenvolvimento, importa, primeiro que tudo, compreender quem é esse estudante, para depois partirmos para a análise das diferentes abordagens à aprendizagem utilizadas pelos estudantes universitários. Neste sentido, começamos com algumas reflexões sobre o conceito de jovem adulto, para depois analisarmos, com base no modelo de avaliação da aprendizagem de John Biggs, as diferentes abordagens à aprendizagem utilizadas por um grupo de estudantes da Universidade do Algarve.
  • Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, conceções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensino
    Publication . Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís
    Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percepcionam e vivem as experiências de aprendizagem, foram objectivos centrais do presente trabalho, por um lado, conhecer e analisar os significados atribuídos por estudantes à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e, neste sentido, perceber de que forma os estudantes conceptualizam o que lhes é exigido em termos de aprendizagem na universidade; e por outro, compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as concepções de aprendizagem de estudantes de diferentes áreas científicas e anos. Foram consideradas as percepções dos estudantes em relação ao ambiente de ensino-aprendizagem, entendidas como indicadores que influenciam o que os estudantes pensam sobre o ensino, o estudo e a aprendizagem (preferências por tipos de aulas e de ensino). Considerando a proximidade dos constructos, quisemos ainda relacionar as abordagens à aprendizagem com as concepções de aprendizagem (reprodutivas e significativas) e com a preferência por formas de ensino e de instrução diversificadas. Foi também nossa intenção definir perfis em função das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem. O estudo realizado assume uma natureza descritiva, correlacional e não experimental, tendo sido desenvolvido com 568 estudantes de uma instituição universitária do sul do país. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar a existência de algumas diferenças significativas em função do ano e do domínio científico, bem como identificar perfis dissonantes em termos das formas como os estudantes abordam o estudo e a aprendizagem.