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  • Modelling the interaction between the tourism accomodation industry and the environment
    Publication . Pintassilgo, Pedro; Silva, João Albino
    Neste artigo apresenta-se um modelo sobre a indústria de alojamento turístico, a qual mantém uma relação dialéctica, de impacte e dependência, com a qualidade ambiental – um recurso comum compósito. Mostra-se que o livre acesso conduz, geralmente, à sobre-exploração económica e ambiental, isto é à “tragédia do recurso comum”. Esta situação afecta, igualmente, a indústria turística no seu todo, pois o alojamento e a qualidade ambiental desempenham papéis centrais nesta actividade económica. O resultado deste cenário é um turismo de massas,caracterizado por turistas com reduzida disponibilidade a pagar. Os resultados do modelo indicam que,exceptuando situações em que as externalidades positivas são muito ignificativas, ou em que o livre acesso enfrenta restrições activas, nomeadamente no que se refere a espaços com as características apropriadas para a actividade, a entrada de empresas deverá ser limitada, tendo por base não só o critério de eficiência económica mas, também, o de sustentabilidade.
  • Fado houses of Lisbon: between authenticity and touristification
    Publication . Henriques, Cláudia Helena; Silva, João Albino; Santos, Miriam de Oliveira
    A gastronomia tem vindo a ser reconhecida enquanto património intangível determinante na valorização dos destinos turísticos. Experienciada em compósito com outros patrimónios, como o Fado, nomeadamente nas Casas de Fado de Lisboa, pode contribuir para a potenciação da autenticidade da oferta turística da cidade. Assim sendo, estabelece-se uma conexão entre dois patrimónios intangíveis, um deles [Fado], classificado como Património da Humanidade pela Unesco, a qual pode ser potenciadora de um aprofundamento do conhecimento da cultura da cidade e do país. Neste contexto, o presente artigo visa averiguar, de forma exploratória, a perspetiva dos proprietários/gestores das Casas de Fado lisboetas, relativamente às características da sua oferta turístico cultural [e gastronómica], bem como os principais elementos transformadores dessa oferta ao longo do tempo. Apoia-se numa metodologia de estudo de caso, colocando em destaque uma reflexão sobre a importância dos valores identitários do Fado e da gastronomia na construção de experiências cultural-gastronómicas, para seguidamente apresentar uma análise de conteúdo das ementas oferecidas pelas casas de Fado com vista a determinar a valorização atribuída à gastronomia tradicional. Adicionalmente, apresentam-se também os resultados de um inquérito por entrevista aplicado aos proprietários/gestores de Casas de Fado, que põem em evidência elementos transformadores na oferta das Casas de Fado que apelam a novas preocupações na sua gestão, tais como a nível da defesa da qualidade do Fado, da tipicidade da gastronomia oferecida, da adequação da decoração do estabelecimento, atmosfera e memorabilia fadista bem como relação intersectorial.
  • Turismo e o dinamismo económico regional: evidência da região do Algarve
    Publication . Andraz, Jorge Miguel; Silva, João Albino; Viegas, Carlos
    Este trabalho analisa a evolução da estrutura económica da região do Algarve e o posicionamento da actividade turística entre 1995 e 2003 através da aplicação da análise Shift-share aos níveis inter-regional e intra-regional, tendo como objectivo central averiguar se o crescimento da região tem sido beneficiado pela sua estrutura produtiva. Os resultados sugerem que, no contexto nacional, o Algarve tem tirado dividendos positivos da sua estrutura económica, quer pela especialização nos ramos mais dinâmicos da economia nacional, quer pela existência de importantes vantagens comparativas relativamente às restantes regiões nos seus pólos de especialização nos quais se encontram os sectores ligados directa e indirectamente à actividade turística. Contudo, ao nível da região são identificadas disparidades regionais motivadas por diferentes níveis de crescimento dos concelhos, tendo-se concluído que os ramos directamente ligados ao turismo têm-se apresentado como ameaças devido ao seu fraco dinamismo de crescimento.
  • Doutoramento Honoris Causa: Jafar Jafari
    Publication . Águas, Paulo; Silva, João; Jafari, Jafar
    O Professor Jafar Jafari é uma das mais fascinantes personalidades do nosso tempo no domínio dos Estudos Turísticos e é atualmente o mais respeitado académico a nível mundial, quer pelo mundo universitário, empresarial e por governos, quer por organizações mundiais, como a Organização Mundial do Turismo. Esta rara unanimidade é o resultado das suas excecionais qualidades humanas e profissionais, como professor de mérito, autor de artigos científicos de referência, editor associado a projetos de excelência, brilhante orador, consultor e construtor de redes para o estudo e transferência do conhecimento no Turismo.
  • Determinantes do crescimento económico em Portugal: Uma abordagem sectorial para a região do Algarve
    Publication . Andraz, Jorge Miguel; Silva, João Albino; Viegas, Carlos
    Este trabalho procura identificar os sectores de actividade que estiveram na base do crescimento económico da região do Algarve, a região sul de Portugal continental, bem como os estímulos de crescimento que conseguiram transmitir aos sectores endógenos da região no período entre 1995 e 2003. Com a adopção do modelo de Base Económica, aos níveis inter-regional e intra-regional, os resultados sugerem que foram os ramos directamente e indirectamente ligados ao turismo, como o Alojamento e Restauração, a pesca, o Comércio e a Construção que constituíram o motor de crescimento da região. Contudo se registou uma redução do grau de indução destes ramos sobre as actividades não básicas da região. A análise demonstra que a economia regional é bastante tercearizada e o emprego básico encontra-se essencialmente nos concelhos com freguesias litorais, entre as cidades de Lagos e Faro, que possuem uma estrutura económica directamente ligada ao turismo através do ramo do Alojamento e da Restauração e indirectamente, através dos ramos do imobiliário e Alugueres e do comércio e outros.
  • Tourists’ perceptions about the tourism in the Algarve: contributions for a sustainable tourism development
    Publication . Silva, João; Andraz, Jorge; Pereira, LN; Nunes, Rui Miguel da Cunha; Rijo, Ana Rita
    Since the construction of Faro Airport in 1965, the Algarve has developed into a mass tourism (Costa, 2005) and sun, sea and sand destination (Do Valle et al., 2012), becoming one of the most popular tourist destinations in Europe (Andraz & Rodrigues, 2016), and a crucial one for Portugal (Soler et al., 2019). The 5,412 square kilometre region has several features contributing to its atractiveness, such as mild weather conditions, over 3,000 hours of sunshine per annum and low rainfall (Visit Algarve, 2018). Natural areas occupy 70% of the 318 km Algarvian Coast and 37% of its territory consists of natural reservations, nature parks or protected landscape areas (Visit Algarve, 2018). The region hosts 31 of the 70 golf courses of Portugal and is a reputable golf destination, having received titles such as “Best Worldwide Golf Destination” by the International Association of Golf Tour Operator (IAGTO) on several occasions (Oliveira et al., 2019). The main source markets of the Algarve are domestic tourism and Europeans seeking a beach or golf holiday (Oliveira et al., 2019). With its high contribution to the GDP, the region strongly relies on tourism as a contributor to the economy (Do Valle et al., 2012).