Browsing by Issue Date, starting with "2005-08-26"
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- Problemática da avaliação do potencial de inovação das economias periféricas no contexto da economia do conhecimento. Uma aplicação às empresas portuguesasPublication . Fernandes, Silvia Brito; Noronha, Teresa deAs empresas Portuguesas são na sua maioria pequenas ou médias, não têm departamento de I&D e carecem de recursos humanos qualificados para desenvolvê-la internamente. Os objectivos de negócio estão frequentemente ligados às necessidades dos seus gestores que geralmente consideram a inovação muito cara e arriscada. O nível de confiança entre actores económicos é muito inferior ao da maioria dos países da OCDE, o que explica muitas das condicionantes institucionais, culturais e financeiras que limitam a capacidade empreendedora. Isto ajuda a compreender os baixos níveis de transferência tecnológica e de patentes registadas. Alguns estudos mostram que os esforços em I&D nem sempre estão directamente relacionados com a performance económica,especialmente nas regiões menos desenvolvidas.
- A cognição humana e a abordagem SODA na estruturação de problemas complexos e no apoio à tomada de decisãoPublication . Ferreira, F. A. F.Nos últimos anos, temos assistido a uma crescente tendência em ver as organizações como um fenómeno processual, fortemente dependente das acções e decisões de pessoas, e cuja robustez é fortalecida por uma vertente de pensamento que encara as pessoas, os grupos, as redes sociais, a cognição e os processos de apoio à tomada de decisão como alicerces do fenómeno organizacional. Na verdade, esta tendência tem vindo a revelar-se congruente com a crescente importância de um novo paradigma que pressupõe que até os aspectos mais tangíveis de uma organização comportam construções dos membros que a constituem. Assim,ao ser congruente com o avanço de uma epistemologia social construtivista, esta tendência interpreta a organização como um conjunto de disposições individuais modeladas pelas acções dos restantes membros. É precisamente com base neste novo entendimento que o presente artigo evidencia a emergência de uma estreita relação entre a perspectiva cognitiva e a clara necessidade de desenvolver estratégias metodológicas mais sensíveis e adequadas à natureza dos aspectos organizacionais, vistos como “construções sociais” ou como estruturas e processos que articulam a cognição com as acções dos indivíduos. Nesse sentido, uma resposta a esta necessidade foi encontrada com o recurso à metodologia SODA, proposta por Colin Eden, que tem por corolário o facto dos indivíduos revelarem aquilo que é útil aos seus objectivos e simplificarem a realidade em função dos seus limites cognitivos.
- Modalidades de gestão no abastecimento público de águaPublication . Custódio, Patrícia Isabel PedroO abastecimento público de água pertence a um conjunto de serviços essenciais à vida em sociedade e cuja competência e responsabilidade cabe às autarquias locais. Além dos serviços municipais criados para gerir os sistemas municipais, o Código Administrativo veio possibilitar aos municípios a criação de serviços municipalizados,posteriormente abriu-se a possibilidade dos municípios constituírem empresas públicas e as inovações legislativas mais recentes permitiram aos municípios a abertura de concurso público para concessionar os serviços relativos ao abastecimento domiciliário de água dentro dos espaços municipais. A evolução das modalidades de gestão dos sistemas municipais ficou assim caracterizada pela atribuição de uma maior autonomia organizativa e financeira.
- Theoretical approaches and empirical results on the economic effects of public investmentPublication . Andraz, Jorge Miguel; Pereira, AlfredoThis paper presents an extensive discussion of the literature on the economic impact of public investment on infrastructures both for the US and internationally. The paper expands the focus of previous surveys by concentrating on empirical econometric studies about the effects of public investment as well as on the evolution of the methodological issues motivated by criticisms. From the empirical results reported in the literature, there is a general evidence that suggests that nonmilitary public investment contributes significantly to output growth and production costs reduction, not only as a direct input to production function, but also by its influence on private factors of production. This evidence raises the importance of the endogeneity of private inputs and also public investment, as well as the direction of causality. The studies performed at sectoral and regional levels show very often unbalanced effects from public investment. Moreover, as the geographic focus narrows,the estimated elasticities with respect to public capital become smaller, which suggests the existence of spillover effects.
- Modelling the interaction between the tourism accomodation industry and the environmentPublication . Pintassilgo, Pedro; Silva, João AlbinoNeste artigo apresenta-se um modelo sobre a indústria de alojamento turístico, a qual mantém uma relação dialéctica, de impacte e dependência, com a qualidade ambiental – um recurso comum compósito. Mostra-se que o livre acesso conduz, geralmente, à sobre-exploração económica e ambiental, isto é à “tragédia do recurso comum”. Esta situação afecta, igualmente, a indústria turística no seu todo, pois o alojamento e a qualidade ambiental desempenham papéis centrais nesta actividade económica. O resultado deste cenário é um turismo de massas,caracterizado por turistas com reduzida disponibilidade a pagar. Os resultados do modelo indicam que,exceptuando situações em que as externalidades positivas são muito ignificativas, ou em que o livre acesso enfrenta restrições activas, nomeadamente no que se refere a espaços com as características apropriadas para a actividade, a entrada de empresas deverá ser limitada, tendo por base não só o critério de eficiência económica mas, também, o de sustentabilidade.
- Do analysts anticipate and react to bankruptcy? EvidencePublication . Coelho, Luís; Peixinho, RúbenFinance literature suggests that financial analysts are sophisticated agents that act as facilitators of market efficiency by releasing relevant information to the market. This paper uses a sample of four major US bankruptcies to explore if analysts are able to disclose information to the market that provides investors with material information for their investment decisions. In particular, we use a qualitative approach to analyse analysts’ reports in order to verify if these agents are able to predict financial and strategic bankruptcies before the event is publicly known. We also investigate how financial analysts react to bankruptcy shortly after it has become effective. Results show that investors cannot rely on analysts’ reports to anticipate corporate failure in both the case of financial and strategic bankruptcies. Our results also suggest that analysts react asymmetrically to strategic and financial bankruptcies shortly after this event is publicly known.
- Economias dominantes e relações periféricas. a proto-industrialização do Algarve (1810-1852) : ideias síntese.Publication . Mesquita, José Carlos VilhenaNa Europa da primeira metade do séc. XIX a industrialização traduzia-se em duas palavras: progresso e riqueza. O capitalismo, iniciado com a globalização mercantil,entrou numa nova fase, mais funcional e orgânica, estribada num forte investimento de capitais, no aumento da produção, na circulação de bens e mercadorias, no consumo e na popularização do crédito. A banca e as instituições financeiras tornaram-se no sector motor de uma grande revolução socioeconómica, numa evidente continuidade do processo de desenvolvimento e de incremento tecnológico iniciado na Grã-Bretanha havia mais de um século. A Inglaterra exercia no mundo ocidental um sistema de economia dominante, baseada nas relações de dependência dos mercados periféricos. O nosso país,desde o Tratado de Windsor firmado no séc. XIV, tornara-se numa espécie de paradigma dessas relações de subordinação político-económica.
- O sector da construção civil e obras públicas no Algarve: diagnóstico sectorial e abertura à inovaçãoPublication . António, Maria Luísa de Jesus Dias; Guerreiro, J.A inovação tecnológica assume um lugar central no debate sobre a competitividade e desenvolvimento dos sistemas produtivos. Os desenvolvimentos teóricos identificam-na como um fenómeno complexo, multiforme, interactivo e dinâmico, assente num processo moldado pelas especificidades sectoriais.Neste quadro, a questão central que norteou o presente trabalho partiu da percepção que as particularidades de funcionamento e o ambiente institucional e cultural de cada sector influenciam e moldam o processo inovador.
- The use of accounting data in statistical modelsPublication . TRIGUEIROS, DUARTEÉ dificil usar dados contabilísticos em modelos estatísticos pois abundam os casos influenciais e as distribuições são heteroscedásticas , leptocurticas e fortemente assimétricas. O objectivo deste artigo é fornecer sugestões que facilitem a compreensão do comportamento estatístico destes dados de modo a permitir uma mais fácil modelação e teste de hipóteses.
- Um contributo multidimensional para a segmentação de mercados: uma avaliação factorial das preferências em análise conjuntaPublication . Castela, Guilherme; Castela, Eugénia; Galindo, Maria da PurificiónNeste artigo propomos uma abordagem factorial à analise conjunta baseada numa análise não linear de componentes principais. Deste modo, os resultados típicos da análise conjunta são geometricamente interpretados e validados, conduzindo a uma identificação de subpopulações melhor direccionadas para uma segmentação eficiente. Com o objectivo de enriquecer a análise das preferências, através da interpretação gráfica, recorremos a uma aplicação empírica que utiliza os instrumentos gráficos da análise multidimensional para conferir consistência e robustez ao processo de segmentação. Assim, sugerimos a utilização do poder explicativo dos planos factoriais não só, como extensão metodológica à avaliação da satisfação do consumidor, como também para apoiar o processo da tomada de decisão.