Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Plano de mobilidade sustentável de Loulé: propostas
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Apresenta-se o Plano de Acções do Plano de Mobilidade Sustentável de Loulé, em que se individualiza e caracteriza cada uma das acções estabelecidas no cenário intermédio. Por confronto com os tempos de execução previstos para cada acção, e apoiados na apreciação feita ao resultado esperado das consideradas prioritárias, foram desenvolvidos estudos prévios ou produzidas avaliações qualitativas, que permitiram elaborar o conjunto de propostas em diferentes áreas de intervenção. No final, identificam-se as principais medidas que se recomendam adoptar na área do urbanismo.
  • Plano de mobilidade sustentável de Loulé: relatório de diagnóstico
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Procede-se ao diagnóstico dos padrões de mobilidade na cidade de Loulé, à caracterização da rede viária, do parque automóvel e dos modos suaves. O automóvel domina no espaço urbano. Ocorrem insuficiências ao nível das ciclovias e dos espaços pedonais.
  • Plano de mobilidade sustentável de Faro: relatório de objectivos e conceito de intervenção
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Este relatório apresenta os objetivos e o conceito de intervenção do Plano de Mobilidade Sustentável de Faro. Tendo como referencial de enquadramento um conjunto de documentos europeus e nacionais de publicação recente, estabelecem-se princípios e estratégias convergentes para uma mobilidade sustentável e definem-se os objectivos gerais. Apresentam-se três cenários alternativos, em cuja explicitação se recorre às diferentes áreas de intervenção, distinguindo-se cada um deles pelos níveis de acentuação das acções previstas em cada domínio.
  • Os planos de mobilidade sustentável de Faro e Loulé
    Publication . Gameiro, Celeste; Pires Rosa, Manuela; Teixeira, Vitor; Guerreiro, J.
    No âmbito do Projecto Mobilidade Sustentável elaborou-se em Portugal, entre 2006 e 2008, de forma quase massiva, sinergética e muito criativa, quarenta Planos de Mobilidade Sustentável (PMS). Este Projecto envolveu três Ministérios e foi coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) da Universidade Técnica de Lisboa. O Projecto da Mobilidade Sustentável interveio ao nível da mobilidade urbana, em articulação com as vertentes ambiental, social e económica e do qual resultou os quarenta Planos de Mobilidade Sustentável e um Manual de Boas Práticas. Otrabalho ficou concluído em meados de 2008, fruto de um acordo tripartido entre a APA, um centro de investigação (entre quinze centros Universitários e Politécnicos e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e a respectiva Câmara Municipal. Auniversidade do Algarve colaborou na realização dos Planos de Mobilidade de Faro e Loulé. Pretende-se com a presente comunicação apresentar a metodologia de trabalho seguida e os principais resultados dos três relatórios: Relatório de Diagnóstico, Relatório de Objectivos e Conceito de Intervenção e Relatório de Propostas. As orientações estratégicas de âmbito Europeu, Nacional e Regional, bem como a Visão Estratégica das Cidades, incorporada pelas equipas de trabalho, influenciaram os Objectivos Globais e Específicos apresentados para cada Plano. Para a prossecução destes, foram propostas diferentes áreas de intervenção que embora ligeiramente distintas nos dois Planos, fruto de diferentes realidades e diferentes formas de actuação, dizem respeito ao Urbanismo, Transportes Públicos, afectação do Espaço Público aos diferentes modos de transporte, Estacionamento e Circulação Automóvel, Redes Cicláveis e Pedonais e, não menos importante, à Comunicação e Inovação. Defende-se a necessidade e enumera-se as vantagens da criação de cenários, neste caso, o Cenário Tendencial, o Intermédio eoPró-activo bem como do processo interactivo de afectação de acções a cada cenário. Seleccionado o Cenário Tendencial, foi proposto um Plano de Acção para cada PMS, suportado por um conjunto de acções estruturadas em função das áreas de intervenção. Foram elaboradas fichas para cada acção ou «famílias» de acções com aexplicitação dos objectivos, descrição da acção, área e subárea onde se insere, entidades envolvidas, custo económico, inter relações com outras acções, grau de prioridade e indicadores de monitorização. Refere-se o papel da Participação Pública nestes PMS. Na cidade de Faro o envolvimento da população através de quatro Fóruns de Participação Pública, com vantagens na integração de aspirações e necessidades dos cidadãos e entidades, bem como, confirmar acções propostas e suas prioridades, revelou-se um caminho a explorar. De realçar que recorrer a actores locais nas decisões com impacte na mobilidade colectiva é um elemento-chave no desenvolvimento de uma mobilidade urbana que se quer sustentável. As expectativas em relação ao papel do Poder Politico Local no apoio à execução e implementação dos Planos de Mobilidade Sustentável e ao convívio e partilha de saberes entre as várias equipas técnicas envolvidas. Pretende-se, afinal, fazer uma reflexão sobre as potencialidades e as fragilidades desta grande experiência que foi a realização de dois Planos de Mobilidade Sustentável do Distrito do Algarve.
  • Plano de mobilidade sustentável de Loulé: relatório de objectivos e conceito de intervenção
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Este relatório apresenta os objetivos e o conceito de intervenção do Plano de Mobilidade Sustentável de Loulé. Tendo como referencial de enquadramento um conjunto de documentos europeus e nacionais de publicação recente, estabelecem-se princípios e estratégias convergentes para uma mobilidade sustentável e definem-se os objectivos gerais. Apresentam-se três cenários alternativos, em cuja explicitação se recorre às diferentes áreas de intervenção, distinguindo-se cada um deles pelos níveis de acentuação das acções previstas em cada domínio.
  • Plano de mobilidade sustentável de Faro: propostas
    Publication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste
    Apresenta-se o Plano de Acções do Plano de Mobilidade Sustentável de Faro, em que se individualiza e caracteriza cada uma das acções estabelecidas no cenário intermédio. Por confronto com os tempos de execução previstos para cada acção, e apoiados na apreciação feita ao resultado esperado das consideradas prioritárias, foram desenvolvidos estudos prévios ou produzidas avaliações qualitativas, que permitiram elaborar o conjunto de propostas em diferentes áreas de intervenção. No final, identificam-se as principais medidas que se recomendam adoptar na área do urbanismo.