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- Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do AlgarvePublication . Coelho, Ana Cristina; Dionísio Gonçalves, C.; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, AntónioEm 2006, as alunas da licenciatura em Educação de Infância da ESEC – Universidade do Algarve, que frequentavam a unidade curricular (UC) anual de Atividades e Recursos em Ciências, organizaram, no âmbito da UC, a primeira feira de atividades em ciências dirigida a crianças dos jardins de infância.
- Percepções de duas professoras do 1º ciclo sobre actividades preconizadas no EECPublication . Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte RochaEste estudo insere-se no quadro de uma investigação mais ampla, onde se pretende averiguar que mudanças evidenciam os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) nas concepções de ensino e de aprendizagem, após a implementação do Programa de Formação de Professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências (PFEEC). Discute-se, com base nos resultados de uma entrevista semi-estruturada, a situação particular de duas formandas em dois momentos distintos do processo: antes do PFEEC e após a conclusão deste programa de formação. Pretende-se dar resposta às seguintes questões de investigação: (i) Que expectativas revelam os professores do 1º Ciclo sobre as actividades que irão ser implementadas no PFFEC? (ii) Que potencialidades atribuem os professores às actividades, no âmbito das Ciências Experimentais, após a realização desse programa de formação? (iii) Que dificuldades encontram esses professores na implementação dessas actividades?
- Estratégia pedagógica no Ensino Superior baseada no conceito de aprendizagem ativaPublication . Conceição, Ana C.; Coelho, Ana Cristina; Dionísio Gonçalves, CarlaO sucesso no Ensino Superior, em qualquer área de conhecimento, passa pelo comprometimento do aluno no processo de aprendizagem e pela visão do professor como agente facilitador e conhecedor do processo de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho descreve-se uma estratégia pedagógica usada no Ensino Superior, na Unidade Curricular (UC) de Cálculo I, norteada pelo conceito de aprendizagem ativa centrada no aluno. Dos 48 alunos inscritos na UC, 30 alunos participaram em atividades realizadas em sala de aula, reconhecidamente associadas ao modelo metodológico de aprendizagem ativa, destacando-se o uso de software educativo e a resolução de problemas, efetuada individualmente e/ou em grupo, com partilha e reflexão acerca das estratégias de resolução. As formas de avaliação foram adequadas ao modelo e a monitorização da satisfação dos alunos foi feita através de um questionário. Realça-se a adequação do conceito F-Tool ao conceito de aprendizagem ativa, em virtude de permitir, em sala de aula, uma abordagem dinâmica e interativa de diversos conceitos relacionados com o estudo de funções e de promover novas formas de raciocinar/pensar, avaliar, ensinar e aprender. As estratégias associadas às atividades realizadas em sala de aula, motivaram a aprendizagem num contexto de comunicação colaborativa onde todos foram intervenientes. Estas ações convidaram ao pensamento reflexivo e criativo, essenciais para a construção de novos conhecimentos. A aprovação na UC dos alunos abrangidos pela estratégia pedagógica esteve próxima dos 100%. Os aspetos que os estudantes mais evidenciaram nas respostas ao questionário foram a autorregulação do estudo e a autoconfiança na aprendizagem.