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- IntroduçãoPublication . Anica, AuríziaA II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação (IICIEAE) realizada no âmbito das comemorações do 40º Aniversário da Universidade do Algarve, em setembro de 2019, constituiu um marco no percurso de mais de uma década de ensino e investigação da Gerontologia Social nesta instituição. Pretendeu-se destacar o contributo da Educação na promoção de modos mais positivos de envelhecer, desiderato concebível no contexto da construção de uma sociedade mais democrática, em que as políticas e as práticas de inclusão são chamadas a dar resposta a aspetos específicos relacionados com a transformação demográfica e social contemporânea. A proposta consistiu, em primeiro lugar, na discussão do conceito de envelhecimento ativo e de outros conceitos correlacionados, num esforço de síntese e reflexão teórica e crítica atualizada. Em segundo lugar, propôs-se a análise de importantes dimensões - sociais, individuais, institucionais e culturais - implicadas no processo de envelhecimento humano, a partir de estudos empíricos inéditos. Em terceiro lugar, colocou-se o foco no papel da educação na construção de uma sociedade mais equilibrada e amiga das pessoas em processo de envelhecimento.
- Envelhecimento ativo e educaçãoPublication . Anica, AuríziaO envelhecimento humano é um período do ciclo de vida caracterizado pela diversidade, plasticidade e multiplicidade das trajetórias desenvolvimentais, importando que seja «bem-sucedido» ou «ativo», assente na participação social, na saúde e na segurança, âmbitos nos quais é decisiva a educação. A educação ao longo da vida permite neste processo maximizar os ganhos e minimizar as perdas. O envelhecimento, embora universal, ocorre de forma diferenciada, segundo o indivíduo, o género e a cultura, motivos pelos quais a aprendizagem ao longo da vida deve incluir os mais velhos e contemplar uma abordagem biográfica, participativa, contextualizada.
- Contributos do teatro para o envelhecimento (cri)ativoPublication . Gonçalves, Nídia Marta Mendes; Anica, AuríziaDiante do novo paradigma do envelhecimento urgem projetos e práticas promotoras do envelhecimento ativo. O presente artigo interrelaciona duas grandes áreas do conhecimento – o Teatro e o Envelhecimento Ativo/Criativo. Analisa as mesmas, no intuito de compreender os benefícios da prática teatral, principalmente, em aspetos associados à saúde e ao bem-estar dos idosos. E visa partilhar o estudo de caso realizado com o Grupo de Teatro Sénior de Silves, no Algarve, Portugal. Os resultados indicam contributos do teatro no processo de envelhecimento, em sete âmbitos: Participação; Saúde Mental; Socialização; Cooperação; Envolvimento Pessoal e Compromisso com a Vida; Valorização e Reconhecimento; Superação.