Contributos do teatro para o envelhecimento (cri)ativo

NMarta & AAnica.pdf121.94 KBAdobe PDF Download

Diante do novo paradigma do envelhecimento urgem projetos e práticas promotoras do envelhecimento ativo. O presente artigo interrelaciona duas grandes áreas do conhecimento – o Teatro e o Envelhecimento Ativo/Criativo. Analisa as mesmas, no intuito de compreender os benefícios da prática teatral, principalmente, em aspetos associados à saúde e ao bem-estar dos idosos. E visa partilhar o estudo de caso realizado com o Grupo de Teatro Sénior de Silves, no Algarve, Portugal. Os resultados indicam contributos do teatro no processo de envelhecimento, em sete âmbitos: Participação; Saúde Mental; Socialização; Cooperação; Envolvimento Pessoal e Compromisso com a Vida; Valorização e Reconhecimento; Superação.

Envelhecimento ativo Teatro sénior Artes e saúde Gerontologia social

Gonçalves, N., & Anica, A. (2018). Contributos do Teatro para o Envelhecimento (Cri)Ativo. Em A. Anica (Ed.), Envelhecer no Algarve. Faro: Universidade do Algarve. Obtido em 11 de junho de 2018, de http://geronte.pt/pdf/goncalves.pdf

Universidade do Algarve