Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nowadays studying abroad is a popular act among the students and universities all over the world. To promote this kind of education programmes, the EU created the Erasmus+. The students travel to other places to gain international education and to experience different opportunities. In the highly competitive market of the higher education, the Universities’ image and brand play their role, but the most crucial element is the students’ experience which will result in their satisfaction or dissatisfaction. Previous studies, have already addressed this topic of experience and exchange learning programmes, however no attempt thoroughly investigated its influence in the case of students studying in Peninsula Iberia.
Therefore, this study’s aim is to assess the Erasmus students’ holistic learning experiences at the high institutions of the Iberian Peninsula. Relying on Pine & Gilmore’s (1998) conceptualization of the experience and Oh et al. (2007) operational scale, students’ experiences were measured about the most relevant realms of the experience. The study also sought to verify the impact of the Erasmus experience on the students’ academic career and personal development.
This research was conducted with a considerable number of participants (219 students) that have studied under the Erasmus+ programme at a foreign country, i.e. Portugal and Spain. The responders (a convenience sample) were required to respond to an online structured survey. Data analysis was conducted using SPSSv22 software. Frequencies, descriptive statistics and T-tests were used to analyse the data. The main findings indicate that Erasmus students had more entertaining and educational experiences and that the experience was more relevant to personal development than to academic curriculum. The students rated positively the Erasmus experience and were willing to repeat it or recommend it.
Hoje em dia, estudar fora do país de residência é um ato popular entre os estudantes e universidades em todo o mundo. Na União Europeia, programas como o Erasmus+ dão a oportunidade aos estudantes europeus de estudar no estrangeiro através de ajuda financeira. Consequentemente, os alunos que viajam para outro país e local para obter outra experiência de educação (estudantes internacionais) têm oportunidade de conhecer e viver experiências diferentes do seu local de residência. Estas vivências constituem uma fonte de informação importante para as instituições do ensino superior, na sua procura de informações que permitam compreender e melhorar a satisfação dos alunos. Num mercado competitivo como o universitário, a imagem da Universidade é essencial para construir uma marca forte, e assim, atrair estudantes internacionais. Neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar as experiências de aprendizagem holísticas dos alunos internacionais Erasmus nas instituições do ensino superior da Península Ibérica. Tendo como base o conceito das experiências de Pine e Gilmore (1998) e a escala operacional de Oh et al. (2007), as experiências dos estudantes foram avaliadas relativamente aos reinos mais relevantes da experiência. O estudo procurou também verificar o impacto da experiência Erasmus na carreia académica e desenvolvimento pessoal. Esta investigação foi conduzida com um número considerável de participantes (219 estudantes) que estudaram numa instituição do ensino superior na península ibérica ao abrigo do Erasmus+. Foi aplicado um questionário estruturado on-line para resposta de uma amostra de conveniência. A análise dos dados foi realizada no programa SPSS. Frequências, estatística descritiva e testes T foram utilizados para analisar os dados. Os principais resultados indicam que os estudantes Erasmus tiveram mais experiências de Entretenimento e Educação, e que as experiências vividas foram mais relevantes para o desenvolvimento pessoal do que académico. Os estudantes consideraram que a experiência foi positiva e que estariam dispostos a repeti-la e recomendá-la.
Hoje em dia, estudar fora do país de residência é um ato popular entre os estudantes e universidades em todo o mundo. Na União Europeia, programas como o Erasmus+ dão a oportunidade aos estudantes europeus de estudar no estrangeiro através de ajuda financeira. Consequentemente, os alunos que viajam para outro país e local para obter outra experiência de educação (estudantes internacionais) têm oportunidade de conhecer e viver experiências diferentes do seu local de residência. Estas vivências constituem uma fonte de informação importante para as instituições do ensino superior, na sua procura de informações que permitam compreender e melhorar a satisfação dos alunos. Num mercado competitivo como o universitário, a imagem da Universidade é essencial para construir uma marca forte, e assim, atrair estudantes internacionais. Neste sentido, o objetivo deste estudo é avaliar as experiências de aprendizagem holísticas dos alunos internacionais Erasmus nas instituições do ensino superior da Península Ibérica. Tendo como base o conceito das experiências de Pine e Gilmore (1998) e a escala operacional de Oh et al. (2007), as experiências dos estudantes foram avaliadas relativamente aos reinos mais relevantes da experiência. O estudo procurou também verificar o impacto da experiência Erasmus na carreia académica e desenvolvimento pessoal. Esta investigação foi conduzida com um número considerável de participantes (219 estudantes) que estudaram numa instituição do ensino superior na península ibérica ao abrigo do Erasmus+. Foi aplicado um questionário estruturado on-line para resposta de uma amostra de conveniência. A análise dos dados foi realizada no programa SPSS. Frequências, estatística descritiva e testes T foram utilizados para analisar os dados. Os principais resultados indicam que os estudantes Erasmus tiveram mais experiências de Entretenimento e Educação, e que as experiências vividas foram mais relevantes para o desenvolvimento pessoal do que académico. Os estudantes consideraram que a experiência foi positiva e que estariam dispostos a repeti-la e recomendá-la.
Description
Keywords
Erasmus+ programa de intercâmbio Turismo de experiências Escala de experiências Satisfação