Publication
Educação positiva: a influência do pensar positivamente na sala de aula no bem-estar de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Algarve
| dc.contributor.advisor | Vieira, Luís Sérgio | |
| dc.contributor.author | Saxe, Alicia Brianna | |
| dc.date.accessioned | 2014-01-31T16:22:02Z | |
| dc.date.available | 2014-01-31T16:22:02Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 | por |
| dc.description.abstract | O bem-estar apresenta-se como o termo operacional para o conceito usualmente conhecido como felicidade, um tema de interesse histórico, tradicionalmente tratado pelos filósofos. Atualmente é reconhecido como um fator preeminente na saúde e no florescimento humano, considerando a evidência recente que associa os altos níveis de bem-estar com várias qualidades; características adaptativas, melhor saúde física, relações mais gratificantes, altos salários, o desempenho profissional superior, envolvimento com a comunidade, uma vida mais longa (Diener & Biswas-Diener, 2008; Seligman, 2011), o pensamento mais criativo e melhor aprendizagem (Seligman et al., 2009). Ultimamente, a psicologia educacional, motivada em grande parte pela abordagem preventiva adotada pela Psicologia Positiva, tem depositado particular interesse nos possíveis benefícios da promoção do bem-estar em ambientes escolares, mas a investigação e a prática não têm fornecido evidências suficientes que permitam determinar a sua eficácia. O objetivo principal deste estudo, constituído por duas partes, é o de avaliar a eficácia de uma técnica de psicologia positiva que visa aumentar os níveis de bem-estar de crianças em salas de aula do primeiro ciclo de ensino básico em Portugal. O bem-estar subjetivo dos alunos participantes foi medido antes e depois de um exercício que exigia que eles, diariamente, recordassem e registassem as suas ocorrências positivas num caderno. Além disso, estes cadernos foram recolhidos após a conclusão do período experimental, com objetivo de examinar o conteúdo. De acordo com investigações anteriores, os resultados suportam os benefícios da promoção desta atividade nas escolas de ensino básico e, também, mostram a habilidade dos estudantes portugueses para expressarem e refletirem sobre as suas próprias emoções e bem-estar, um componente que poderia servir como um recurso e um fator de proteção durante a transição para a adolescência. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3400 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Psicologia da educação | |
| dc.subject | Bem-estar - alunos | |
| dc.subject | Satisfação | |
| dc.subject | Ensino básico | |
| dc.subject | Ecologia | |
| dc.subject | Conservação da natureza | |
| dc.subject | Sardinha | |
| dc.subject | Ontogenia | |
| dc.subject | Sardina pichardus | |
| dc.subject | RNA/DNA | |
| dc.subject | Comportamento alimentar | |
| dc.title | Educação positiva: a influência do pensar positivamente na sala de aula no bem-estar de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Algarve | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertação com Anexos_Saxe_Alicia_UALG_4Oct2012.pdf
- Size:
- 1.41 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.64 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
