Repository logo
 
Publication

Laços sócio-educativos entre família e escola: contributo para a melhoria das práticas educativas no jardim de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarreira, Teresa Pires
dc.contributor.authorPalminha, Maria da Graça Lobo Palma
dc.date.accessioned2016-07-20T14:22:07Z
dc.date.available2016-07-20T14:22:07Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.descriptionDissertação de mest. em Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, Escola Superior de Educacão, Inst. Politécnico de Beja, 2005pt_PT
dc.description.abstractA Disserlaçào apresentada, como tese de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Observação e Análise da Relação Educativa tem como objectivos principais: • Identificar as estratégias que a Família e os Educadores consideram mais importantes para promover a Participação/Envolvimento da Família na Escola. • Compreender o papel do Educador actor sócio-educativo e elemento principal no processo evolutivo da Participação/Envolvimento. • Reflectir sobre os aspectos positivos que a construção de Laços Sócio-Educalivos entre Família e Escola podem trazer ao nível da melhoria das Práticas Educativas no Jardim de Infância. A metodologia utilizada baseou-se em duas correntes quantitativa e qualitativa, que levou á validação de dois instrumentos de Observação e Análise da Relação Educativa, construídos ao longo do desenvolvimento da tese. Os resultados e conclusões obtidas permitiram, numa primeira fase, a validação do Modelo de Análise Teórico, que o tornou num Modelo de Análise Emergente. Numa segunda fase aprofundámos mais o estudo e confirmamos a hipótese colocada nesta investigação. Em conclusão, parece-nos poder afirmar que a Família e os Educadores valorizam a construção de Laços Sócio-Educativos entre Família e Escola tendo em vista a melhoria das práticas educativas, mas que na prática a participação/envolvimento não se verifica, tanto quanto seria desejado.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation, presented as thesis for lhe Masters in Education Sciences, specialization in Observation and Analysis of Educative Relations, has as main objectives: To identify which strategies Family and Educators consider more important to promote lhe Participation/lnvolvement of the family in school activities. To study the Educator's role as main element in lhe evolutive process of Participation/lnvolvement. To analyze the positive features a creation of social-educative connections between Family and School may bring to the improvement of Educative Practices in Kindergarlen. The melhodology used was based in two trends, qualitative and quantitative. This allowed lhe validation of two tools for the Observation and Analysis of the Educative Relalion, developed within the scope of the present thesis. The results and conclusions obtained allowed the validation of a theoretical model, which was then developed into a model of emergent analysis. We concluded that Family and Educators consider the construction of Social connections between lhe Family and the Schooll as a way to improve the educative practices. However, this participation/involvement does not occur as much as would be desirabie.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8619
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLaços Sócio-Educativospt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.titleLaços sócio-educativos entre família e escola: contributo para a melhoria das práticas educativas no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educacãopt_PT
thesis.degree.grantorMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Observação e Análise da Relação Educativapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
S14_PALMINHA--Lacos_socios_educativos.pdf
Size:
5.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: