Repository logo
 
Publication

Diálogo entre as ciências naturais e a matemática no jardim do jardim de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina
dc.contributor.advisorGonçalves, Carla Dionísio
dc.contributor.authorFernandes, Sónia Sofia Sousa
dc.date.accessioned2016-06-03T14:35:13Z
dc.date.available2016-06-03T14:35:13Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório intitula-se Diálogo entre as Ciências naturais e a matemática no jardim do Jardim de Infância e foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2013/2014. Neste relatório evidencia-se a exploração de atividades, incluídas nos domínios das ciências naturais e da matemática, desenvolvidas num espaço não formal, com crianças em idade pré-escolar. Pretendeu-se com este estudo, abordar conteúdos de ciências, utilizando as potencialidades associadas aos espaços naturais e relacioná-los com elementos de matemática; desenvolver práticas pedagógicas relacionadas com a matemática em contextos não formais de educação e desenvolver capacidades de noção do espaço nas crianças (discriminação visual e perceção de posição). Como metodologia adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, visando um caráter descritivo e interpretativo. Participaram no estudo 25 crianças de ambos os sexos. Os resultados decorreram da interpretação e análise dos dados obtidos através da técnica de observação participante, da análise interpretativa de documentos/registos gráficos produzidos pelas crianças e de registos fotográficos obtidos durante a aplicação dos materiais didáticos e da realização das atividades. O estudo incluiu a realização de 4 atividades exploratórias e duas atividades complementares. Como principais resultados das atividades exploratórias salienta-se os conhecimentos adquiridos pelas crianças, relacionado com: as características das árvores e localização no jardim do Jardim de Infância; exploração de associações existentes entre figuras e sólidos geométricos e a forma da copa das árvores; a capacidade para fazer representações no espaço; a capacidade de memorização e representação de imagens mentais; o desenvolvimento de capacidades relacionadas com o conceito de medida. As atividades exploratórias foram acompanhadas da realização de atividades complementares que permitiram desenvolver competências novas através de experiências novas e que foram realizadas com a intervenção dos encarregados de educação. Este trabalho é ilustrativo de que o processo educativo é pluridisciplinar e plurisociológico.pt_PT
dc.identifier.tid202257657
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8387
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em ciências naturais e matemáticapt_PT
dc.subjectContextos não-formais/formais de educaçãopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleDiálogo entre as ciências naturais e a matemática no jardim do jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Diálogo entre as ciências naturais e a matemática no jardim do Jardim de Infância (1) 20-5-15.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: