Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância de uma comunicação interna eficaz nas empresas: LCPA Creative Agencies

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório tem o principal objetivo de descrever todas as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular realizado na entidade acolhedora LCPA - Creatives Agencies, que teve início a 16 de outubro de 2023 e terminou a 31 de maio de 2024. Durante este período foram realizados todos os objetivos propostos pela supervisora designada pela instituição, tendo sido eles a gestão de redes sociais, o copywriting para artigos de blogue e newsletters, o copywritting para websites, a análise mensal das métricas e traduções de websites. Além de relatar as atividades realizadas, este relatório pretende demonstrar o que é a comunicação organizacional e a sua importância no contexto empresarial. Serão abordados os conceitos de comunicação interna e externa, com destaque para as suas diferenças e a relevância de cada uma. Também será discutida a importância de um plano de comunicação interna bem estruturado, essencial para o fortalecimento da identidade da empresa e para o seu sucesso organizacional. Atualmente, a imagem de uma empresa e o seu relacionamento com os seus colaboradores e público é definida pela sua comunicação. Uma boa comunicação é essencial para existir uma relação harmoniosa entre colaboradores e diferentes departamentos, mas também crucial para a consolidação da cultura organizacional da instituição e o compromisso dos funcionários com a missão, visão e valores da mesma (Melo e Oliveira, 2022, p.4). Uma boa comunicação promove transparência e confiança, e reforça a relação entre trabalhadores, valores que são determinantes para o sucesso e crescimento da empresa. Desta forma, é essencial que as empresas tenham um plano de comunicação interno e externo, e que estes sejam bem estruturados e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento da comunicação da instituição. Segundo Martins (2014) “a comunicação interna informa, cria relações, reforça a imagem da empresa, perante os seus colaboradores positiva ou negativamente consoante for bem ou mal direcionada” (p. 34). Um plano de comunicação permite alinhar as estratégias comunicativas com os objetivos organizacionais.
The primary objective of this report is to outline the activities undertaken during the curricular internship at the host organization, LCPA - Creative Agencies, which commenced on 16 October 2023 and concluded on 31 May 2024. Throughout this period, all objectives set by the institution's supervisor were successfully achieved. These objectives included social media management, copywriting for blog articles, newsletters, website copywriting, monthly metric analysis, and website translations. In addition to documenting the tasks performed, this report aims to explore the concept of organisational communication and its significance within the corporate environment. The report will address the distinctions between internal and external communication, emphasising the relevance of each. Moreover, the importance of a well-structured internal communication plan will be discussed, as it plays a critical role in reinforcing the company’s identity and ensuring organisational success. In today's business landscape, a company’s image and its relationships with employees and the public are shaped by its communication. Effective communication is not only vital for fostering harmonious interactions between employees and departments, but it also serves as a cornerstone for consolidating organizational culture and ensuring employees' alignment with the company’s mission, vision, and values (Melo & Oliveira, 2022, p. 4). Strong communication fosters transparency, trust, and reinforces relationships among employees values essential for the company’s success and growth. Thus, it is imperative for businesses to establish a well-structured internal and external communication plan that supports the development of institutional communication. As Martins (2014) notes, "internal communication informs, builds relationships, and enhances the organization’s image in the eyes of employees, either positively or negatively, depending on whether it is well or poorly managed" (p. 34). A communication plan ensures that communication strategies are aligned with organizational goals.

Description

Keywords

Comunicação Comunicação interna Plano de comunicação interno Comunicação organizacional

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License