Repository logo
 
Publication

Atitudes e emoções de alunos do 4º ano perante desafios matemáticos

dc.contributor.advisorAmado, Nélia
dc.contributor.authorReis, Sílvia
dc.date.accessioned2014-09-19T10:55:58Z
dc.date.available2014-09-19T10:55:58Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractNeste estudo, procuro compreender quais as atitudes e emoções de alunos do 4.º ano do ensino básico na resolução de desafios matemáticos, num ambiente extra-curricular. Para focar o problema de investigação, formulei as seguintes questões: i) Quais as atitudes de alunos do 4.º ano perante desafios matemáticos fora do contexto de sala de aula?; ii) Que tipo de emoções manifestam os alunos no âmbito ‘não escolar’?; iii) Que tipo de interacções se desenvolvem neste ambiente? e iv) Qual a relação entre estas interacções e as atitudes e emoções dos alunos fora da sala de aula? O quadro teórico ressalta a importância de considerarmos o domínio afectivo nas relações dos alunos com a Matemática e, consequentemente, no seu desempenho escolar. Mostra a complexidade de se atingir um consenso na definição de conceitos, na determinação dos conceitos a ter em conta e das fronteiras que os separem. Por último, esclareço o que entendo por atitude, emoção e desafio matemático. A experiência educacional desenvolveu-se uma vez por semana durante aproximadamente uma hora em horário extra-curricular, entre os meses de Outubro e Fevereiro de 2008/2009. Foram trabalhados treze desafios matemáticos, num total de dezassete sessões, com treze alunos voluntários do 4.º ano de escolaridade. Optei por uma metodologia de estudo de caso, dentro do paradigma de investigação qualitativa. A recolha de dados foi feita através de uma entrevista, dois questionários, observação participante e gravação áudio das sessões e registo das emoções expressas pelos alunos. Da análise dos dados, concluí que a principal preocupação dos alunos não foi apenas solucionar cada desafio, mas sim resolvê-lo no menor tempo possível, mostrando-se os participantes bastante competitivos entre si. O contentamento e o fascínio surgiram, na maioria dos casos, associados a emoções que viveram no meio e no fim da actividade. Os alunos mostraram-se empolgados quando lhes foram apresentados novos desafios e desanimados quando tinham de dar continuidade a uma tarefa já iniciada e para a qual ainda não tinham obtido êxito. Sentiram uma certa frustração quando falharam e alguns revelaram-se pouco autónomos e pouco confiantes. As emoções, tal como foram declaradas pelos alunos, não parecem traduzir fielmente as suas dificuldades, pelo contrário, sugerem um certo agrado dos alunos por definir livremente estratégias, testá-las e tirar conclusões.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5005
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectAtividades extra curricularespor
dc.titleAtitudes e emoções de alunos do 4º ano perante desafios matemáticospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F101635%2F2008/PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isProjectOfPublication4f54bf87-9cd6-417b-ba2f-f74b1f1f5cbe
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4f54bf87-9cd6-417b-ba2f-f74b1f1f5cbe
thesis.degree.disciplineDidáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática)por
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologiapt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências (Matemática)por

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado-Atitudes e Emoções de Alunos de 4.º ano perante Desafios Matemáticos.pdf
Size:
4.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: