Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Contributos para o desenvolvimento de um plano de comunicação para o Museu Municipal de Tavira

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Esta Dissertação tem como objetivo contribuir com boas práticas com vista à elaboração de um Plano de Comunicação para o Museu Municipal de Tavira. Para tal recorrer-se-á à metodologia qualitativa com estudo de caso onde será realizado o estudo comparativo entre três instituições museológicas portuguesas no que à sua comunicação com o exterior diz respeito. Tendo por base a definição nacional e internacional aplicadas aos museus, as suas funções e contributos para o enriquecimento da sociedade será analisada a forma como estes conteúdos comunicam com o público através da multiplicidade de canais existentes na atualidade. Esta análise incidirá sobre a capacidade destas instituições deterem e expressarem uma forte identidade corporativa, que por sua vez, encerra em si aspetos como: design corporativo, personalidade e comunicação corporativas. No final deste trabalho reunir-se-á um conjunto de procedimentos e ideias baseadas nos pontos fortes dos Museus estudados visando melhorar o aspeto comunicacional do Museu Municipal de Tavira. Parte-se do princípio que o trabalho de excelência que é produzido nos bastidores deste Museu não comunica adequadamente com o seu público. Perceber-se-á porquê e de que forma poderá ser melhorado
The aim of this Master's Dissertation is to produce a list of good practices willing to improve the Tavira Municipal Museum's Communication Plan. To do so, three museums are going to be analised, though comparation, based on their output communication skills considering the qualitative methodology. Amoung others, here will be analised the international and the portuguese national defintion for museums, the museums role and mission and their contribution to the development of the society. Simultaniously, it will be studied the variaty of channels for the museums to communicate their work nowadays. After that, it will be seen in wich way these museums are enable to obtein and show to their public the work they have been doing. Do they have a strong corporate identity? This concept is attached to aspects such as: brand design, brand communication and personality. So by the end, it is expected to have a bunch of ideas and procedures enable to improve the Tavira Municipal Museum communication skills based on the highlights of the comparing study institutions. The starting point is the weakness of the Tavira Museum communication performance.

Description

Keywords

Museu Comunicação Plano de comunicação Identidade corporativa Identidade visual Web.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License