Publication
Metacognição e formação profissional dos enfermeiros: um estudo exploratório num hospital do centro do país
| dc.contributor.advisor | Gamboa, Vítor | |
| dc.contributor.author | Marques, Inês Margarida | |
| dc.date.accessioned | 2015-02-26T09:40:28Z | |
| dc.date.available | 2015-02-26T09:40:28Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.date.submitted | 2013 | |
| dc.description.abstract | A abertura dos indivíduos face às oportunidades de aprendizagem e, a forma como estes analisam e interpretam as experiências do seu quotidiano, parecem estar intimamente ligadas à auto-aprendizagem e, dessa forma à motivação para a formação, o que sugere uma relação positiva entre estas dimensões e o desempenho dos indivíduos no contexto de trabalho. Neste âmbito, desenvolvemos um estudo que teve como objetivo principal analisar a relação entre metacognição e o percurso de formação profissional dos enfermeiros, numa amostra constituída por 141 enfermeiros (N= 141), a exercer funções num Hospital Distrital do Centro do País. O dispositivo utilizado para a recolha dos dados incluiu uma adaptação da Escala de Formação Profissional dos Enfermeiros (EFPE) – a perspetiva do profissional de enfermagem, construída e validada por Guerra (2008), e o Inventário de Atividade Metacognitiva de Grendene (2007). Os resultados encontrados sugerem que a uma maior atividade metacognitiva está associada uma perceção mais favorável dos benefícios da formação, o que também se verificou no resultado Global das Dimensões da EFPE. Para investigações futuras sugere-se o desenho de estudos longitudinais que, para além das medidas relativas à metacognição e à formação profissional, contem com uma avaliação das dimensões formativas do contexto de trabalho. | por |
| dc.identifier.tid | 202210413 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5759 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Ciências pedagógicas | por |
| dc.subject | Formação profissional | por |
| dc.subject | Formação contínua | por |
| dc.subject | Enfermagem | por |
| dc.subject | Aprendizagem | por |
| dc.title | Metacognição e formação profissional dos enfermeiros: um estudo exploratório num hospital do centro do país | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Ciências da Educação e da Formação | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
| thesis.degree.level | Mestrado | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DISSERTAÇÃO METACOGNIÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS, INES MARGARIDA MARQUES 2013.pdf
- Size:
- 964.14 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
