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Bem-estar subjetivo e bem-estar psicológico em alunos do ensino secundário: influência no sucesso escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Sérgio
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Rui
dc.date.accessioned2018-04-13T09:08:54Z
dc.date.available2018-04-13T09:08:54Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2012
dc.description.abstractO presente estudo pretende avaliar os níveis de bem-estar subjetivo e de bem-estar psicológico em alunos do ensino secundário, bem como a relação destas variáveis psicológicas com o sucesso escolar. Estudos anteriores têm justificado a importância da satisfação com o contexto escolar nos níveis do bem-estar subjetivo e nos níveis do bem-estar psicológico dos adolescentes e jovens adultos. Nesta dissertação, pretende-se alargar esta evidência empírica através da análise de variáveis como o género, o curso (ciências tecnologias e línguas e humanidades), o número de reprovações e, ainda, as relações entre os construtos de bem-estar e o sucesso escolar. Para este efeito foram aplicados, um questionário sociodemográfico, especialmente elaborado para o efeito; a Escala de Satisfação com a Vida (Diener et al., 1985), a Escala de Afeto Positivo e de Afeto Negativo (Watson, Clark & Tellegen,1988); e a Escala de Bem-estar Psicológico (Ryff, 1989)). O sucesso escolar foi avaliado através das medidas assim designadas: sucesso escolar atual, percurso escolar efetuado, expectativas do sucesso escolar, aspirações do sucesso escolar e metas na classificação escolar. A amostra do estudo é constituída por 258 alunos (175 do sexo feminino e 83 do sexo masculino) do ensino secundário. Os resultados obtidos sugerem algumas diferenças significativas nas medidas estudadas em função do género, do curso e do número de reprovações. Verificaram-se correlações entre os domínios de bem-estar subjetivo e do bem-estar psicológico com as dimensões do sucesso escolar. No entanto, os nossos resultados sugerem, associações mais salientes do bem-estar psicológico com diferentes indicadores de sucesso escolar (percurso escolar efetuado, o nível de escolaridade que o aluno considera vir a atingir, o grau de escolaridade que o aluno gostaria de vir a obter, o sucesso escolar atual e as metas em termos de classificação)pt_PT
dc.identifier.tid202210529
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10614
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBem-estar subjetivopt_PT
dc.subjectBem-estar psicológicopt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.titleBem-estar subjetivo e bem-estar psicológico em alunos do ensino secundário: influência no sucesso escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.disciplinePsicologia da educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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