Publication
Bem-estar subjetivo e bem-estar psicológico em alunos do ensino secundário: influência no sucesso escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Sérgio | |
dc.contributor.author | Oliveira, Pedro Rui | |
dc.date.accessioned | 2018-04-13T09:08:54Z | |
dc.date.available | 2018-04-13T09:08:54Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2012 | |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende avaliar os níveis de bem-estar subjetivo e de bem-estar psicológico em alunos do ensino secundário, bem como a relação destas variáveis psicológicas com o sucesso escolar. Estudos anteriores têm justificado a importância da satisfação com o contexto escolar nos níveis do bem-estar subjetivo e nos níveis do bem-estar psicológico dos adolescentes e jovens adultos. Nesta dissertação, pretende-se alargar esta evidência empírica através da análise de variáveis como o género, o curso (ciências tecnologias e línguas e humanidades), o número de reprovações e, ainda, as relações entre os construtos de bem-estar e o sucesso escolar. Para este efeito foram aplicados, um questionário sociodemográfico, especialmente elaborado para o efeito; a Escala de Satisfação com a Vida (Diener et al., 1985), a Escala de Afeto Positivo e de Afeto Negativo (Watson, Clark & Tellegen,1988); e a Escala de Bem-estar Psicológico (Ryff, 1989)). O sucesso escolar foi avaliado através das medidas assim designadas: sucesso escolar atual, percurso escolar efetuado, expectativas do sucesso escolar, aspirações do sucesso escolar e metas na classificação escolar. A amostra do estudo é constituída por 258 alunos (175 do sexo feminino e 83 do sexo masculino) do ensino secundário. Os resultados obtidos sugerem algumas diferenças significativas nas medidas estudadas em função do género, do curso e do número de reprovações. Verificaram-se correlações entre os domínios de bem-estar subjetivo e do bem-estar psicológico com as dimensões do sucesso escolar. No entanto, os nossos resultados sugerem, associações mais salientes do bem-estar psicológico com diferentes indicadores de sucesso escolar (percurso escolar efetuado, o nível de escolaridade que o aluno considera vir a atingir, o grau de escolaridade que o aluno gostaria de vir a obter, o sucesso escolar atual e as metas em termos de classificação) | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202210529 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10614 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar subjetivo | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar psicológico | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.title | Bem-estar subjetivo e bem-estar psicológico em alunos do ensino secundário: influência no sucesso escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.discipline | Psicologia da educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Pedro Rui Oliveira. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação..pdf
- Size:
- 792.5 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.41 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: