Repository logo
 
Publication

Estratégias de ensino dos conteúdos de Física e Química dos 9º e 10º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorFigueiredo, J. M. L.
dc.contributor.advisorCristiano, Maria Lurdes Santos
dc.contributor.authorMestre, Carla Patrícia Viegas Amaro
dc.date.accessioned2014-02-24T11:29:37Z
dc.date.available2014-02-24T11:29:37Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Física e Química), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractEste relatório realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário reflete a atividade pedagógica desenvolvida pelo professor estagiário, durante a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do presente ano letivo. O Estágio Pedagógico de que é objeto este relatório decorreu na Escola Secundária João de Deus, em Faro, na componente de Química, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria de Lurdes Cristiano e orientação pedagógica do Dr. Rui Poeira, e na Escola Básica Joaquim Magalhães, também em Faro, na componente de Física, sob a orientação científica do Professor Doutor José Longras Figueiredo e orientação pedagógica da Dr.ª Manuela Barros. O Estágio Pedagógico é uma componente de extrema importância na vida de um futuro professor, pois proporciona o primeiro contato com os alunos e com o ambiente escolar. As atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico, sob a devida supervisão dos orientadores, visavam fortalecer as capacidades do professor estagiário, permitindo-lhe aprender e evoluir, como pessoa e como profissional, adequando-se à prática de ensino. Foram desenvolvidas várias atividades extracurriculares, efetuaram-se Projetos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras tarefas inerentes ao núcleo de estágio. O Relatório é composto por uma introdução, quatro capítulos, relativos à descrição e discussão das atividades, bibliografia e um CD contendo os anexos referentes ao material produzido durante o ano de estágio. Na Introdução fala-se sobre o ensino e o papel do professor, referindo também os objetivos do estágio. No Capítulo 1 encontra-se o Enquadramento Geral, do qual fazem parte uma descrição das condições da escola, uma caracterização das turmas do 9º e do 10º ano de escolaridade, os programas e as orientações curriculares para estes níveis de ensino, a planificação e a descrição da prática de ensino supervisionada para as componentes de Química e de Física. No capítulo 2 referem-se as atividades extracurriculares realizadas nas escolas caraterizadas. 6 No Capítulo 3 detalham-se os seminários realizados pelo professor estagiário. No capítulo 4 apresentam-se as Reflexões Finais mais relevantes, proporcionando uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, bem como as considerações finais. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas e os anexos considerados mais relevantes para a leitura e compreensão deste Relatório, em cd, como já referido.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3501
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEnsino básico
dc.subjectEnsino secundário
dc.subjectEnsino da física
dc.subjectEnsino da química
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectEstágio
dc.titleEstratégias de ensino dos conteúdos de Física e Química dos 9º e 10º ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Física e Químicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Retificada.pdf
Size:
3.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: