Publication
O papel das redes sociais na orientação clínica em estudantes de licenciatura
dc.contributor.author | Abrantes, António | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Luís | |
dc.contributor.author | da Silva, Carlos | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Sónia | |
dc.contributor.author | Reis, Mónica | |
dc.contributor.author | Azevedo, Kevin | |
dc.contributor.author | Almeida, Rui | |
dc.contributor.author | Madeira, M. | |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T11:26:23Z | |
dc.date.available | 2021-10-06T11:26:23Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A formação académica, enquanto processo histórico e social de formação humana, permite a aquisição dos conhecimentos essenciais para o desempenho profissional, assim como as ferramentas que permitem a construção da identidade profissional dos indivíduos. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. De acordo com Bourdieu, as instituições na sua tarefa de formar os sujeitos sociais, não é neutra, mas exerce um papel político nesta formação, no sentido de seu comprometimento – do ponto de vista da reprodução ideológica – na formação dos sujeitos. O presente estudo pretendeu avaliar se as competências e características que os estudantes percecionam como adquiridas no final do curso superior vão ao encontro das exigências sociais e científicas ditadas pelos padrões da sua atividade profissional. A profissão estudada engloba dois momentos de formação, sendo um percurso escolar e um outro mais curto denominado de ensino clínico. É, portanto, neste último momento de tirocínio que se constrói uma “Rede de trabalho ou consulta”, que sendo uma rede informal é detentora de informações técnicas que facilitam o cumprimento dos objetivos organizacionais. Com recurso a um inquérito por questionário, aplicamos o instrumento a profissionais atualmente em exercício, assim como aos alunos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Estágio Clínico. A estes últimos, concomitantemente, foi ainda aplicado um instrumento psicométrico denominado “Escala de Perceção Pessoal de Competências Profissionais”. No meio escolar a formação centra-se em referências teóricas/abstratas, pelo que, na perspetiva de Dubar, o ingresso no meio laboral obriga muitas vezes a uma redefinição dos valores dos estudantes de modo a poder responder à necessidade de ações e práticas concretas. A imagem que o individuo detém de si mesmo e a forma como este se considera relativamente ao seu grupo de pertença, bem como o mesmo se define relativamente ao meio profissional circundante, demonstra a sua identidade profissional. Através da atividade exercida diariamente, do conjunto de interações profissionais em que a competência, a formação e a validação dos conhecimentos é posta à prova, criando assim diferentes formas de atuar e estar. Conclui-se que existe uma descontinuidade entre os processos de socialização escolar e os processos de socialização profissional, podendo-se considerar que o culminar de ruturas entre os pressupostos profissionais e as competências efetivas adquiridas pelos estudantes no final do Curso advém das poucas oportunidades de exercício prático oferecidas durante o processo de formação superior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Abrantes, A. F., Ribeiro, L., Silva, C. A., Rodrigues, S. R., Almeida, R. P. P., Azevedo, K. B., Reis, M. V., & Gaspar, V. (2018). O Papel das Redes Sociais na Orientação Clínica em Estudantes de Licenciatura. In J. Fialho, J. Saragoça, M. Santos, & S. Baltazar (Org.). Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas (pp. 225-241). Livro de Atas do 2º Congresso Internacional de Redes Sociais. Edição CICS.NOVA. ISBN: 978-989-99782-7-0. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-99782-7-0. | |
dc.identifier.uri | http://www.cires.uevora.pt/livro_Atas_2cires2018.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/17190 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edição CICS.NOVA | pt_PT |
dc.title | O papel das redes sociais na orientação clínica em estudantes de licenciatura | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT | |
oaire.citation.endPage | 241 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 225 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas do 2º Congresso Internacional de Redes Sociais| CIReS Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
person.familyName | Caldeira Lagem Abrantes | |
person.familyName | do Espírito Santo Rodrigues | |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | António Fernando | |
person.givenName | Sónia Isabel | |
person.givenName | Rui | |
person.identifier.ciencia-id | E514-87C6-9772 | |
person.identifier.ciencia-id | F615-E60D-9A5C | |
person.identifier.ciencia-id | 3F12-ED24-173C | |
person.identifier.ciencia-id | 0113-F406-B03C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7792-678X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9431-1402 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7524-9669 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55556024200 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e7ff7891-8e5b-4849-89bd-0c6195bd1c72 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8770601c-19ac-49c6-8c52-d1c7031ba6a9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 23612f60-6de2-4e1c-a410-949875005828 | |
relation.isAuthorOfPublication | 61d38bec-7094-4511-9b37-d8d0ffb9586f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 61d38bec-7094-4511-9b37-d8d0ffb9586f | |
relation.isProjectOfPublication | 82fef351-09c7-420f-8854-b4797ba0ce52 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 82fef351-09c7-420f-8854-b4797ba0ce52 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- livro_Atas_2cires2018-227-243.pdf
- Size:
- 716.49 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format