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O naturalismo em L'assommoir, de Émile Zola e O Cortiço, de Aluísio Azevedo
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Clara | |
dc.contributor.advisor | Petrov, Petar | |
dc.contributor.author | Monte, Ana Catarina Ruivo Remédios do | |
dc.date.accessioned | 2012-11-26T15:01:51Z | |
dc.date.available | 2012-11-26T15:01:51Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação de mest., Literatura (Literatura Comparada), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 | por |
dc.description.abstract | Confrontados com o que consideravam os excessos do Romantismo, durante a segunda metade do século XIX, alguns escritores e estudiosos do fenómeno literário entenderam, mais do que oportuno, imperioso, que se desse um novo rumo à forma de “contar a vida”. É neste contexto que surge a Literatura Naturalista, tendo por matriz um claro processo de ruptura e evidenciando preocupações científicas, de objectividade, cenário em que Emile Zola e Aluíso Azevedo, acérrimos defensores desta nova corrente, dão à estampa, respectivamente, L’Assommoir e O Cortiço, romances que constituem o objecto final deste estudo. À luz desta nova visão, os dois romances consubstanciam uma abordagem romanesca, abrangente e crua embora exageradamente fatalista, de temáticas pouco comuns para a época, como a sexualidade, a homossexualidade, o lesbianismo, o incesto, as taras sexuais, a loucura, o adultério, o racismo, a prostituição, a hereditariedade, o materialismo e o cientificismo. E se, quanto às restantes, se pode dizer que mais se não faz do que pôr a nu situações que, romanceadas ou não, fazem efectivamente parte do quotidiano humano, no que tange à última, na boa tradição naturalista, somos então confrontados com uma análise temática apoiada em preceitos científicos como o determinismo, o evolucionismo e o positivismo, uma vez que a literatura é aqui concebida como experiência científica, seguindo processos e pressupostos semelhantes aos das ciências naturais. Tendo por pano de fundo tal postura literária, que enfatiza a representação objectiva da realidade, neste caso a realidade do século XIX, acompanhamos, a par e passo, as vidas das personagens nas suas virtudes e defeitos, circunstâncias que dão mote para a tentativa de resposta a toda uma série de questões, de cariz terreno, mas iv também ontológico e mesmo metafísico, que esta amálgama de informação inevitavelmente suscita a um olhar minimamente atento. Esta dissertação aborda, portanto, todas estas questões, sem esquecer a elaboração de uma perspectiva crítica quanto ao processo criativo em ambos os autores. | por |
dc.identifier.other | 821.134.3.09 MON*Nat Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1880 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Literatura portuguesa | por |
dc.subject | Literatura francesa | por |
dc.subject | Literatura comparada | por |
dc.subject | Naturalismo | por |
dc.title | O naturalismo em L'assommoir, de Émile Zola e O Cortiço, de Aluísio Azevedo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Literatura |
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