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Advisor(s)
Abstract(s)
O Projeto Educativo, como instrumento fundamental para a autonomia das escolas, em Portugal, deve aglutinar as
principais expectativas da comunidade escolar, implicando rigor na metodologia de investigação, utilizada para sua
elaboração, e na implementação da mudança requerida. O presente artigo relata a forma como foi possível obter esses
aspectos, numa escola secundária, ao longo de mais de um ano, por meio do uso do método de Resolução Criativa de
Problemas, que envolveu toda a comunidade escolar. Conforme o planeamento definido, a elaboração do Projeto
Educativo seguiu os passos de um trabalho de investigação e resultou num documento estratégico e operacional,
sujeito, posteriormente, a várias tentativas de implementação que, no entanto, tiveram apenas sucesso relativo. A
discussão das condições necessárias para que o documento final possa servir de base à implementação das políticas e
ações definidas, o que simplificaria todo o esquema de funcionamento escolar, sob um prisma de gestão efetiva das
organizações, é aqui iniciada e sugerida para futuras investigações.
Description
Keywords
Inovação organizacional Instituições académicas Resolução de problemas
Citation
Publisher
Estudos de Psicologia (Campinas)