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  • Intervention for organizational innovation: a case study
    Publication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Pissarra, João
    This article is intended to report an intervention in a SME of the IT sector, aiming at an organizational change process towards a greater proactivity of employees. The presentation of the case includes the diagnosis, intervention, and the beginning of the implementation of innovation projects, based on an adapted model of third generation large-group organizational change methods. In addition to the steps followed, small-world analysis techniques were used, with the intention of determining the existing communication networks; also, a content analysis of collected success stories was made, in order to suggest strong points for a future organizational culture. The results clarified the desirable characteristics of an intervention method with large groups, adapted to Portuguese companies, and effective in organizational innovation project design. The analysis of the success stories helped to determine the strengths of an orientation for the future, while the use of measures of small-world networks allowed us to analyze the existing informal organization. Although this study does not include the completion of the projects, due to difficulties in the company, it can provide a solid basis for application in future interventions.
  • Evolução das atitudes dos empresários nas empresas turísticas face ao emprego de pessoas socialmente discriminadas
    Publication . Monteiro, Ileana Pardal; NETO, MARIA; Trindade, Ana
    A presente comunicação relata uma investigação longitudinal, levada a cabo nos anos de 1997, 2003 e 2010 que procurou conhecer as atitudes dos empresários algarvios face ao emprego de pessoas socialmente discriminadas, reconhecendo que há pessoas que têm maiores dificuldades de integração no mercado de trabalho relativamente a outras.
  • Création d’un petit monde au moyen d’une méthode de travail avec des grands groupes
    Publication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Pellissier, René
    L’objet de cet article est d’étudier un réseau de « petit monde » dans le but d’améliorer sa densité de communications et, par conséquent, sa complexité, en adaptant la méthode Future Search de résolution de problèmes en grand groupe, proposée par Weisbord et Janoff (1995). Pour cette étude, nous avons choisi deux classes d’étudiants universitaires, devant réaliser un projet exigeant la participation de chacun. Avant le projet puis trois mois plus tard, les étudiants ont répondu à un questionnaire sur la fréquence de leurs contacts et de leur travail avec les autres étudiants inscrits à l’université. Les résultats montrent que la réalisation d’un projet collaboratif, en utilisant la technique de résolution de problèmes en grand groupe, a développé un réseau de petit monde et s’est révélé une innovation dans le contexte de l’enseignement supérieur.
  • Criatividade e inovação
    Publication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Gonçalves, Sónia P.
    A criatividade e a inovação são temas essenciais nas organizações e de maior complexidade do que pode parecer à primeira vista. Começaremos o capítulo com a discussão dos conceitos ao nível do individuo, onde é ainda possível estabelecer uma distinção suficientemente clara. Mesmo assim, ao nível individual, verifica-se que os conceitos de criatividade e de inovação são, muitas vezes, utilizados de forma indistinta, aparentemente porque os estudiosos de criatividade e os de inovação têm especializações diferentes e falham ao fazer a convergência. Aproveitaremos ainda esta secção para introduzir o conceito de mudança, pois possui uma ligação intensa com os restantes. O nível de grupo materializa a secção seguinte e sublinha que a distinção entre os dois conceitos não é mais clara do que no nível individual, sendo os termos usados com significados semelhantes ou com significados diferentes consoante as fontes citadas, que, por vezes, se contradizem. Por último, no nível organizacional, desenvolveremos um pouco mais o conceito de inovação, avançando com uma discussão sobre o que deve ser entendido por inovação organizacional (que apresentaremos como sinónimo de criatividade organizacional).
  • O conflito e a sua gestão na organização profissional
    Publication . Monteiro, Ileana Pardal
    Neste artigo pretendemos analisar o conflito nas organizações que Mintzberg (1982) denominou de burocracias profissionais e cujas características – de grande diferenciação horizontal e vertical e de autonomia dos profissionais – nos sugerem a existência de um nível de conflito elevado. O trabalho de Orton e Weick (1990) sobre os sistemas imperfeitamente conectados revela-se, em nosso entender, muito útil para compreender estas organizações, ao identificar as possíveis fontes de conflito e formas de os gerir. Um estudo empírico realizado num pequeno hospital distrital do Sul do País permitiu-nos mostrar que o conflito, embora exista implicitamente, não é significativo, talvez devido ao papel da administração na sua gestão.
  • As atitudes dos empresários algarvios face ao emprego de pessoas socialmente discriminadas. Um estudo empírico
    Publication . Monteiro, Ileana Pardal; Neto, Manuela
    A nossa sociedade aparenta hoje uma maior tolerância e flexibilidade ao nível dos valores, não sendo “politicamente correcto” manifestar atitudes de rejeição face a grupos minoritários. Actualmente, as atitudes preconceituosas não se manifestam do mesmo modo que há alguns anos, contudo, ao nível latente, estas continuam a existir. Tanto que assim é, que o Estado Português, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, tem necessidade de apoiar alguns grupos de pessoas socialmente discriminadas no acesso ao emprego. A presente comunicação, baseada num estudo empírico, reflecte esta problemática e evidencia as atitudes dos empresários de PME´S no Algarve. Verificámos, assim, que os grupos sociais a que as pessoas pertencem determinam, de algum modo, o seu acesso ao emprego. Com efeito, há grupos sociais que são categorizados como sendo de muito risco, enquanto outros são percepcionados como sendo de risco intermédio ou mesmo sem risco. Este estudo permitiu igualmente conhecer as atitudes dos empresários, de diferentes sexo, idade, nível habilitacional e de vários sectores de actividade, face à aceitação de pessoas pertencentes a diferentes grupos minoritários.
  • Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
    Publication . Cardoso de Sousa, Fernando; Mendes, Ana Bela; Monteiro, Ileana Pardal
    O presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a criatividade não pode ser ensinada mas apenas “facilitada” e que é possível colocar artistas a construir um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.
  • Creativity and problem solving in the development of organizational innovation
    Publication . Cardoso de Sousa, Fernando; Monteiro, Ileana Pardal; Pellissier, René
    This research focuses on creativity and innovation management in organizations. We present a model of intervention that aims at establishing a culture of organizational innovation through the internal development of individual and team creativity focusing on problem solving. The model relies on management’s commitment and in the organization’s talented people (creative leaders and employees) as a result of their ability in defining a better organization. The design follows Min Basadur’s problem solving approach consisting of problem finding, fact finding, problem definition, solution finding and decision implementation. These steps are carried out using specific techniques and procedures that will link creative people and management in order to initiate the process until problems are defined. For each defined problem, project teams will develop possible solutions and implement these decisions. Thus, a system of transformation of the individual and team creativity into organizational innovation can be established.
  • Hospital, uma burocracia profissional
    Publication . Monteiro, Ileana Pardal
    Neste artigo pretende-se estudar a estrutura hospitalar à luz da configuração estrutural proposta por Henri Mintzberg para estas organizações - a burocracia profissional. Após uma breve revisão de literatura, ao longo da qual se procura destacar os principais modelos estruturais, procurou-se caracterizar a solução adoptada nos hospitais portugueses. Verificando-se que a legislação não parece contrariar os princípios da burocracia profissional, analisou-se a estrutura emergente de um hospital distrital do Sul do país, que evoluiu, em poucos anos, de uma estrutura humanista (de hospital da Misericórdia) para uma estrutura diferenciada (embora ainda com poucas valências médicas). Os resultados obtidos, a partir da análise de conteúdo de entrevistas realizadas aos membros do conselho de administração e às chefias médicas e de enfermagem do centro operacional, permitiram confirmar que se trata de uma burocracia profissional.
  • Transforming a company’s staffing process: implementing E-recruitment
    Publication . Monteiro, Ileana; Correia, Marisol B.; Goncalves, Cidalia
    This project discusses the importance of evaluating a company's staffing methods, in order to improve and optimize people recruitment, selection, as well as integration and socialization in the organization. The particular focus is the implementation of Social Media (SM) and e-recruitment in a private sector company, reveling the importance of these digital media to recruit candidates with the desired profile and to support the new collaborators' integration and socialization. A business project is presented, following a scientific-technical approach, in the analysis of functions and in the profiles definitions and on information obtained through semi-structured interviews with human resources specialists who are responsible for recruitment and selection as well as interviews with newly hired workers in the company, demonstrating the effectiveness of these means for jobseekers. At the same time, a project study for the implementation of new digital tools in the company is prepared. This study shows that the development of a new website articulated with SM, for which business pages have been built, in addition to the use of e-recruitment portals, is a real benefit for the organization because they facilitate and increase the performance of the recruitment and selection process at the same time promoting the company's image.