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Advisor(s)
Abstract(s)
Embora a prática de jogos cooperativos e o reconhecimento da sua importância na educação das crianças pareça ser consensual, este é um tema relativamente pouco estudado em Portugal a avaliar pela escassez de estudos nacionais que abordam as aprendizagens realizadas pelas crianças em situações de jogo cooperativo, principalmente de crianças em idade pré-escolar. Assim, o principal objetivo do presente estudo foi perceber se a realização continuada de puzzles em grupo poderá ser uma estratégia promotora do desenvolvimento da cooperação com crianças em idade pré-escolar.
Para o delineamento da pesquisa recorremos a um estudo do tipo quase-experimental, de natureza quantitativa, baseado na observação de categorias de comportamentos em ambiente semi-natural. Os dados foram recolhidos ao longo 4 semanas, em atividades semanais, com uma hora e meia de duração cada sessão, fazendo um total de 11 encontros. Na investigação participaram 24 crianças, entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam um jardim de infância público do município de São Brás de Alportel. Para a recolha de dados recorremos à observação por via de meios audiovisuais de forma a registar informação relativa aos comportamentos, em grupo e individuais, que foram alvo de investigação. No que diz respeito aos comportamentos em grupo foram definidos e analisados comportamentos cooperativos, comportamentos não cooperativos e comportamentos neutros. Relativamente aos comportamentos individuais foram analisadas as estratégias usadas para montar os puzzles e a eficácia na sua realização.
Em síntese, este estudo permite considerar que a realização coletiva de puzzles é uma estratégia promotora do desenvolvimento de comportamentos de cooperação em crianças em idade pré-escolar.
Description
Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Jogo Cooperação Crianças Educação pré-escolar