Repository logo
 
Publication

O jogo de cooperação com crianças em idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Vanda
dc.contributor.advisorCarvalho, João
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Alexandra Batista da
dc.date.accessioned2016-05-10T11:22:16Z
dc.date.available2016-05-10T11:22:16Z
dc.date.issued2015-06-26
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015pt_PT
dc.description.abstractEmbora a prática de jogos cooperativos e o reconhecimento da sua importância na educação das crianças pareça ser consensual, este é um tema relativamente pouco estudado em Portugal a avaliar pela escassez de estudos nacionais que abordam as aprendizagens realizadas pelas crianças em situações de jogo cooperativo, principalmente de crianças em idade pré-escolar. Assim, o principal objetivo do presente estudo foi perceber se a realização continuada de puzzles em grupo poderá ser uma estratégia promotora do desenvolvimento da cooperação com crianças em idade pré-escolar. Para o delineamento da pesquisa recorremos a um estudo do tipo quase-experimental, de natureza quantitativa, baseado na observação de categorias de comportamentos em ambiente semi-natural. Os dados foram recolhidos ao longo 4 semanas, em atividades semanais, com uma hora e meia de duração cada sessão, fazendo um total de 11 encontros. Na investigação participaram 24 crianças, entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam um jardim de infância público do município de São Brás de Alportel. Para a recolha de dados recorremos à observação por via de meios audiovisuais de forma a registar informação relativa aos comportamentos, em grupo e individuais, que foram alvo de investigação. No que diz respeito aos comportamentos em grupo foram definidos e analisados comportamentos cooperativos, comportamentos não cooperativos e comportamentos neutros. Relativamente aos comportamentos individuais foram analisadas as estratégias usadas para montar os puzzles e a eficácia na sua realização. Em síntese, este estudo permite considerar que a realização coletiva de puzzles é uma estratégia promotora do desenvolvimento de comportamentos de cooperação em crianças em idade pré-escolar.pt_PT
dc.identifier.tid201363070
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8196
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleO jogo de cooperação com crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final.pdf
Size:
916.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: