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O jogo de cooperação com crianças em idade pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Vanda | |
dc.contributor.advisor | Carvalho, João | |
dc.contributor.author | Silva, Patrícia Alexandra Batista da | |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T11:22:16Z | |
dc.date.available | 2016-05-10T11:22:16Z | |
dc.date.issued | 2015-06-26 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015 | pt_PT |
dc.description.abstract | Embora a prática de jogos cooperativos e o reconhecimento da sua importância na educação das crianças pareça ser consensual, este é um tema relativamente pouco estudado em Portugal a avaliar pela escassez de estudos nacionais que abordam as aprendizagens realizadas pelas crianças em situações de jogo cooperativo, principalmente de crianças em idade pré-escolar. Assim, o principal objetivo do presente estudo foi perceber se a realização continuada de puzzles em grupo poderá ser uma estratégia promotora do desenvolvimento da cooperação com crianças em idade pré-escolar. Para o delineamento da pesquisa recorremos a um estudo do tipo quase-experimental, de natureza quantitativa, baseado na observação de categorias de comportamentos em ambiente semi-natural. Os dados foram recolhidos ao longo 4 semanas, em atividades semanais, com uma hora e meia de duração cada sessão, fazendo um total de 11 encontros. Na investigação participaram 24 crianças, entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam um jardim de infância público do município de São Brás de Alportel. Para a recolha de dados recorremos à observação por via de meios audiovisuais de forma a registar informação relativa aos comportamentos, em grupo e individuais, que foram alvo de investigação. No que diz respeito aos comportamentos em grupo foram definidos e analisados comportamentos cooperativos, comportamentos não cooperativos e comportamentos neutros. Relativamente aos comportamentos individuais foram analisadas as estratégias usadas para montar os puzzles e a eficácia na sua realização. Em síntese, este estudo permite considerar que a realização coletiva de puzzles é uma estratégia promotora do desenvolvimento de comportamentos de cooperação em crianças em idade pré-escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201363070 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8196 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | O jogo de cooperação com crianças em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |