Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
274.27 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas
quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo –
desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a
autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação
no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo
hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da
autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas
utilizações futuras.
Description
Keywords
Sociologia do turismo Autenticidade Autenticidade encenada Autenticidade emergente Autenticidade existencial Sociologia do turismo Turismo