Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Visita guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3160-Texto_do_artigo-19420-2-10-20170728.pdf274.27 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.

Description

Keywords

Sociologia do turismo Autenticidade Autenticidade encenada Autenticidade emergente Autenticidade existencial Sociologia do turismo Turismo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue