Diagnóstico e plano de formação: estudo de caso numa empresa de restauração no Algarve

projeto_de_mestrado_a60866.pdf1.4 MBAdobe PDF Download

Tendo por base o panorama atual de globalização e a competitividade empresarial, é certo que a Gestão de Recursos Humanos ocupa um lugar de importância no desenvolvimento das organizações. Assim, o presente estudo tem como temática principal a Formação profissional como prática de Gestão de Recursos Humanos e consequente Diagnóstico de Necessidades de Formação, realizado numa empresa do Setor da restauração, sediada do Algarve. Ao longo do projeto refletiu-se sobre a evolução da Gestão de Recursos Humanos nos últimos anos, bem como todas as alterações ao nível de objetivos, intervenientes e práticas. Sendo a Formação Profissional umas das responsabilidades dos RH, reveste-se de uma posição relevante nos objetivos estratégicos das organizações. Sabendo que, atualmente, as organizações procuram evoluir e diferenciar-se no meio em que se inserem, contemplámos ainda a Gestão da Formação, de forma a perceber os benefícios da formação profissional no desempenho dos colaboradores. Desta forma, para execução do Diagnóstico de Necessidades de Formação recorremos à realização de entrevistas aos colaboradores em posição de chefia (gerentes) e à aplicação de inquéritos por questionário aos restantes colaboradores. Com base nos dados recolhidos, procedeu-se à construção do plano de formação, que visa colmatar as necessidades identificadas, não só dos colaboradores, mas também da empresa, estando em concordância com os objetivos estratégicos delineados.
Based on the current landscape of globalization and business competitiveness, it is certain that Human Resource Management occupies a place of importance in the development of organizations. Therefore, the main theme of this study is Professional Training as a practice of Human Resource Management and the consequent Training Needs Diagnosis, conducted in a company in the restaurant sector, located in the Algarve. Throughout the project, we reflected on the evolution of Human Resource Management in recent years, as well as all the changes at the level of objectives, stakeholders, and practices. As Professional Training is one of HR's responsibilities, it holds a relevant position in the strategic objectives of organizations. Knowing that organizations currently seek to evolve and differentiate themselves in the environments in which they operate, we also considered Training Management to understand the benefits of professional training on employee performance. In this way, to carry out the Training Needs Diagnosis, we conducted interviews with employees in managerial positions (managers) and administered questionnaire surveys to the remaining employees. Based on the collected data, we proceeded to construct the training plan, which aims to address the identified needs, not only of the employees but also of the company, in alignment with the outlined strategic objectives.

Gestão de recursos humanos Diagnóstico de necessidades de formação Formação profissional Plano de formação Setor da restauração