Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Em Janeiro de 2010, entrou em vigor em Portugal um novo normativo contabilístico, o SNC, o qual tem como base o normativo internacional emitido pelo IASB no seguimento do processo levado a cabo pela União Europeia de harmonização contabilística. Um dos objectivos principais deste processo de harmonização foi incrementar o grau de comparabilidade da informação financeira num espaço geográfico alargado.
O trabalho que se pretende desenvolver insere-se no contexto acima referido e tem como objectivo principal a análise do impacto nas demonstrações financeiras das opções de reconhecimento e mensuração permitidas nas NCRF 10 – Custo dos Empréstimos Obtidos e que são: opção de capitalizar os custos dos empréstimos no custo dos activos elegíveis ou considerá-los como gastos do período. Esta análise tem subjacente a comparabilidade das diferentes opções permitidas pela norma contabilística que enquadra a temática.
O estudo permitiu concluir que, para a realidade objectiva analisada, a opção permitida não é neutra nos seus efeitos na informação contida nas demonstrações financeiras, conduzindo a alterações significativas principalmente nos resultados líquidos do período e dos rácios que utilizam este excedente, designadamente a rendibilidade dos capitais próprios.
Description
Dissertação de mest., Contabilidade, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Contabilidade Sistema de normalização contabilistica Normalização contabilistica Empréstimos