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Um contributo multidimensional para o estabelecimento de uma base de informação empresarial: um diagnóstico ao tecido empresarial do distrito de Beja

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Abstract(s)

O Tecido Empresarial do Distrito de Beja assenta maioritariamente as suas raízes em atividades comerciais associadas ao sector primário, onde a desertificação é um dos principais flagelos sociais emergentes. Assim, surge a necessidade de identificar e caracterizar as oportunidades e as debilidades das principais empresas do distrito. O principal objetivo deste trabalho prende-se com o contributo de uma informação empresarial detalhada para um processo institucional de tomada de decisão que conduza a uma adequação eficaz dos agentes económicos face aos desafios que o distrito lhes coloca, de forma a enfrentar o futuro com a maior convicção e sucesso possível. Tratando-se de um estudo de caso, a população-alvo é constituída por um agrupamento de 723 empresas com dimensão e credibilidade informativa, que nos permitiu recolher dados contabilísticos e financeiros para o período de 2006-2008. Os dados obtidos tiveram origem numa base adquirida à empresa Coface Serviços de Portugal, depois de devidamente tratada e testada. Partindo desta fonte secundária de informação foram observadas 15 variáveis (número de empregados, variáveis contabilísticas como, o Ativo, Passivo e Capital Próprio, variáveis financeiras e de eficiência como a Autonomia Financeira, o Endividamento e a Solvabilidade). A partir deste reconhecimento e, numa primeira fase, mediante um processo de redução da dimensionalidade, a aplicação dos métodos BIPLOT (Gabriel, 1971; Galindo, 1986) permitiu atingir um processo de segmentação que detectou as principais características inerentes às empresas que caracterizam o tecido empresarial do Distrito de Beja. Numa segunda etapa do estudo, o recurso à Análise de Correlações Canónicas (Hotelling, 1936) possibilitou a identificação das variáveis que possuem maior influência no comportamento empresarial e aferir como as empresas se comportarão em determinados cenários, de forma a atingir-se um melhor desempenho.

Description

Dissertação de Mestrado, Gestão Empresarial, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2013

Keywords

Análise de Correlações Canónicas Métodos BIPLOT

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