Repository logo
 
Publication

A Animação Turística como instrumento de valorização do turismo cultural e criativo no Alentejo Litoral

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Paula
dc.contributor.advisorMartins, Ana
dc.contributor.authorCosta, Sílvia Manuela Mendes da
dc.date.accessioned2022-01-07T12:48:04Z
dc.date.available2022-01-07T12:48:04Z
dc.date.issued2021-09-29
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo central compreender a realidade turística do Alentejo Litoral, de forma a avaliar em termos de mercado e também numa perspetiva económico-financeira, a viabilidade da criação de uma empresa de animação turística na região. A revisão bibliográfica centra-se essencialmente na relação entre turismo e cultura, nas temáticas do turismo cultural e criativo, na importância do turismo e das redes para o desenvolvimento regional, no âmbito da sua relação com a animação turística. Procede-se à elaboração de um plano de negócios, com o objetivo de avaliar a viabilidade de criação de uma empresa de animação turística, a operar na região do Alentejo Litoral. A metodologia adotada assenta na recolha de dados secundários e primários qualitativos e quantitativos, de forma a aprofundar o conhecimento sobre a temática do estudo, e constituiu o ponto de partida para a construção dos guiões das entrevistas exploratórias e para a elaboração do plano de negócios. Os resultados obtidos a partir das entrevistas exploratórias confirmam o turismo como uma atividade em expansão, numa lógica de desenvolvimento sustentável na região, em que a animação turística se reveste de particular importância na divulgação do turismo cultural e criativo. Por último, o estudo permitiu confirmar a viabilidade económica e financeira da criação de uma empresa de animação turística, a operar na região do Alentejo Litoral, centrando o serviço, na divulgação do património cultural da região. A partir das projeções efetuadas para o desenvolvimento do projeto a cinco anos, obtivemos valores satisfatórios nos três indicadores analisados, nomeadamente VAL, TIR e payback, o que indica a elevada probabilidade de criação de excedentes financeiros a cinco anos, para além da recuperação do valor investido inicialmente e uma remuneração satisfatória dos capitais investidos.pt_PT
dc.description.abstractThe main purpose of this study is to understand the reality of tourism sector in Coastal Alentejo, as well as to evaluate the market, the economic and financial perspective, and the feasibility of creating a tourist company in the region. The literature review focuses essentially on the relationship between tourism and culture, on the themes of cultural and creative tourism, and on the importance of tourism and networks for regional development, within the framework of its relationship with tourism entertainment. A business plan is developed in order to evaluate the feasibility of creating a tourist animation company operating in the Alentejo Coastal region. The methodology adopted is based on the collection of qualitative and quantitative secondary and primary data, to deepen the knowledge on the theme of the study. This is the starting point for the elaboration of the exploratory interview scripts and for the preparation of the business plan. The results obtained from the exploratory interviews confirm that tourism is growing, resulting in sustainable development in the region, in which tourism animation is of particular importance in the dissemination of cultural and creative tourism. Lastly, the study also confirmed that it is economically and financially viable to create a tourist animation company, operating in the Alentejo Coastal region with focus on service and dissemination of the region’s cultural heritage. The forecast of the five-year project predicted satisfactory values for the three indicators analyzed, namely NPV, IRR and payback, which indicates a high probability of creating financial surpluses for five years, in addition to the recovery of the amount invested initially and a satisfactory return on invested capital.pt_PT
dc.identifier.tid202807177pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/17446
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnimação turísticapt_PT
dc.subjectTurismo cultural e criativopt_PT
dc.subjectPatrimónio culturalpt_PT
dc.subjectRedes em turismopt_PT
dc.subjectAlentejo Litoral.pt_PT
dc.titleA Animação Turística como instrumento de valorização do turismo cultural e criativo no Alentejo Litoralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Turismopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - Silvia Costa.pdf
Size:
6.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format