Repository logo
 
Thumbnail Image
Publication

Os retábulos capuchos das Províncias da Piedade e da Soledade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Retábulos Capuchos Prov. Piedade e Soledade.pdf36.81 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A regra de São Francisco distanciou-se dos seus rigores, obrigando a reformas para corrigir práticas, que o tempo foi introduzindo no seio da Ordem. Destas reformas surgiu a Congregação do Santo Evangelho com o nome de Capuchos ou Ordem Capucha. Com o apoio do Duque de Bragança, os Frades Capuchos fundaram o primeiro convento, evocado à Nossa Senhora da Piedade, no ano de 1500, em Vila Viçosa. O crescente sucesso que alcançavam, aliado às reformas que haviam implantado, incrementou o número de seguidores que os apoiavam, levando-os a construir outros conventos em território nacional. Em 1509, um Breve do Papa Júlio II oficializou a Ordem que, em 1517, é elevada de Custódia da Piedade a Província da Piedade. O número elevado de conventos provocou dificuldades administrativas, o que obrigou a Província a dividir-se, demarcando o território através da linha do Tejo. Os conventos do Alentejo e do Algarve permaneceram na Província da Piedade, os da Beira e de Entre Douro e Minho passaram a constituir uma nova Província, a da Soledade. As esmolas que os Frades Capuchos recebiam permitiram ornamentar o interior dos templos com a arte retabular, um instrumento catalisador da fé, pois através das imagens envolvia os fiéis nas celebrações cristãs que nesses templos eram realizadas. Esta tese de doutoramento tem como objetivos; apresentar um inventário artístico exaustivo dos retábulos existentes nos templos Capuchos das Províncias da Soledade e da Piedade, distribuídos de norte a sul de Portugal; identificar as principais características dos retábulos dos conventos Capuchos integrados nas respetivas conjunturas artísticas, evidenciando as soluções formais e iconográficas patentes em cada uma destas fases; responder à questão da possível existência de uma estética própria da Ordem Capucha em Portugal. O período de execução destas obras circunscreve-se entre a segunda década do século XVII, data aproximada do exemplar mais antigo, e cerca do primeiro quartel do séc. XIX, data do exemplar mais recente. Excluem-se os equipamentos que foram introduzidos após o abandono dos edifícios pelos frades Capuchos, na sequência da extinção das ordens religiosas em 1834. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa, sempre auxiliada com análise bibliográfica, empreendeu visitas in loco onde foi efetuado registo fotográfico. A abordagem foi qualitativa, dada a subjetividade dos métodos utilizados, nomeadamente, a análise fotográfica e a observação direta do objeto de estudo. Na apresentação e interpretação dos dados utilizou-se, também, uma análise quantitativa auxiliada em gráficos e quadros. A elaboração do inventário artístico, unificando as duas províncias da Soledade e da Piedade, e procurando identificar características e particularidades destes retábulos como um conjunto, é um trabalho original, não tendo sido anteriormente realizada nenhuma abordagem com esta perspetiva. Deste modo, o presente trabalho dá a conhecer um vasto património retabular marcado pelas diversas fases artísticas e que se encontra distribuído pelo território português. Assim, este estudo constitui um registo inédito de um património cultural e religioso que tende a desaparecer, visto que os conventos se localizam fora dos centros históricos e são na sua maioria ignorados pelas entidades responsáveis pela manutenção do património nacional.
The rule of Saint Francis faded from its strictness, leading to reforms to correct inadvertences that time introduced into the Order. From these reforms arose the Congregation of the Holy Gospel named Capuchos. With the support of the Duke of Bragança, the Capuchos founded the first convent, dedicated to Nossa Senhora da Piedade, in the year 1500, in Vila Viçosa. Their growing success, combined with reforms they had implemented, increased the number of believers who supported them, leading the Capuchos to build other convents in Portugal. In 1509, a brief of Pope Julius II officialised the Order, which was elevated from Custody of Piedade to Province of Piedade in 1517. The high number of convents caused administrative difficulties that forced the Province to divide itself, having the Tejo’s river line as the delimitation between the two Provinces. The convents of Alentejo and Algarve remained in the Province of Piedade; those of Beira, and Entre Douro e Minho constituted the new Province of Soledade. The alms received by the Capuchos friars allowed them to ornate the interior of the temples with altarpiece art, which was a catalyst instrument of faith, as the images involved the congregation in the Christian celebrations performed in the temples. This doctoral thesis has three aims: to present an exhaustive artistic inventory of the altarpieces in the Capuchos temples of the Provinces of Soledade and Piedade, distributed from the North to the South of Portugal; to identify the main characteristics of the altarpieces of the Capuchos convents, integrated into their respective artistic conjunctures, highlighting the formal and iconographic solutions patent in each of the phases; to answer the question whether there is a specific altarpieces aesthetics of the Capuchos Order in Portugal. The period of their execution is limited between the second decade of the seventeenth century, the approximate date of the oldest altarpiece, and 1796, the date of the most recent one. Later equipments are excluded, as these were only introduced after the abandonment of the buildings by the Capuchos friars following the extinction of the religious orders in 1834. Thus, this research reveals a vast legacy spread throughout the Portuguese territory, marked by its various artistic phases, which constitutes an unprecedented record of a cultural and religious heritage that tends to disappear.

Description

Keywords

Retábulos Cconventos Capuchos Conjunturas artísticas Inventário

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License