Modelos preditivos de ocupação do território no Mesolítico entre os vales do Tejo e Sado

Celia Goncalves.pdf30.89 MBAdobe PDF Download

A presente dissertação apresenta os resultados da construção de um Modelo Preditivo Arqueológico baseado na análise de um conjunto de variáveis, geográficas e ambientais, de localização dos concheiros mesolíticos dos vales do Tejo e do Sado. Os principais objetivos deste estudo eram, por um lado, estabelecer critérios de diferenciação ou aproximação nos padrões de posicionamento dos sítios em ambas as bacias hidrográficas, e por outro, fornecer um conjunto de dados preditivos catográficos e numéricos que permitissem complementar o atual conhecimento sobre os sistemas de ocupação e exploração do território durante o Mesolítico no Centro de Portugal e que pudessem, simultaneamente, servir de ponto de partida para investigação futura no terreno. Assim, através de uma metodologia que seguiu essencialmente uma abordagem estatística descritiva e univariada que resultou na elaboração de quatro modelos construídos, através do método da adição binári,a estabeleceram-se como principais contribuições deste estudo: (1) a existência de uma diferenciação efetiva entre os padrões de localização e escolha da envolvência ambiental e paisagística para implantação dos concheiros nos vales do Tejo e do Sado, que quando confrontada com os dados arqueológicos atualmente disponíveis, que demonstram padrões morfo-estruturais distintos na composição dos sítios que integram cada um dos núcleos de concheiros, bem como as características dos vestígios artefactuais, parecem confirmar a existência efetiva de diferenças culturais entre os dois conjuntos; (2) e, numa perspectiva mais metodológica, a corroboração da viabilidade e eficácia da aplicação deste modelo específico de abordagem preditiva a sociedades de caçadores-recolectores mesolíticos, tendo em conta os índices de sucesso, quer estatísticos quer com comprovação dos dados de trabalhos preliminares de prospeção, muito mais elevados que noutros estudos efetuados noutros pontos do planeta.

Arqueologia Mesolítico Métodos arqueológicos Sistemas de informação geográfica Portugal