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Abstract(s)
Estudos recentes na área do marketing e design realçam a perceção do consumidor
relativamente à importância das dimensões de design de produto. Alguns estudos identificados
neste âmbito focam no estudo e posterior desenvolvimento de escalas de medição para avaliar
o design de produto através das dimensões da estética, funcionalidade e simbolismo e como as
mesmas influenciam o comportamento do consumidor (Homburg, Schwemmle, & Kuehnl,
2015; Jindal, Sarangee, Echambadi, & Lee, 2016). Outros avaliaram o impacto de dimensões
específicas, como a funcionalidade (Kumar & Noble, 2016); estética (Tosi, 2012; Hagtvedt &
Patrick, 2014; Kumar & Noble, 2016; Ying-Ching & Chiu-chi, 2021) ou simbolismo (Brunner,
Ullrich, Jungen, & Esch, 2016; Rui-Bo, Xiao-Song, Xin-Yu, & Yuan, 2014) para a perceção
do consumidor em relação ao produto. No entanto, surgiu a necessidade de explorar a perceção
do produtor, após se verificar falta de literatura focada nesta perspetiva. Como afirmado por
Homburg et al. (2015), a escala utilizada no estudo pode ser adaptada para vários cenários ou
setores, pelo que o estudo utiliza as dimensões mencionadas como base para a exploração da
perceção dos produtores.
De forma a contribuir com respostas às lacunas identificadas na revisão de literatura, esta
investigação procura analisar das perceções e perspetivas de membros de uma equipa
multidisciplinar em relação às diversas dimensões do design de produto, dentro do contexto de
processo de desenvolvimento de novos produtos.
De maneira a atingir o objetivo proposto, foi efetuado um estudo de caso com foco na análise
das opiniões dos vários membros da equipa de desenvolvimento de novos produtos do Projeto
TASA (Técnicas Ancestrais Soluções Atuais). Esta empresa tem como diferenciador a sua
abordagem multidisciplinar na criação de produtos artesanais. Estes produtos são realizados de
forma manual, e com recurso a métodos tradicionais, mas adaptados à vida e realidade atual.
Esta investigação visa, especificamente, responder às seguintes questões: (1) Qual é a perceção
dos produtores relativamente às dimensões de design de produto?; (2) Que diferenças (se
algumas) podem ser identificadas nas perceções dos artesãos e designers envolvidos numa
equipa multidisciplinar?; (3) Qual é o principal valor que este processo de desenvolvimento de
novos produtos traz efetivamente ao mercado?
Na conjuntura atual do processo de desenvolvimento de novos produtos, surgiu uma
necessidade urgente de adaptação do método de trabalho das equipas, para garantir o se destaque entre os concorrentes (Ulrich & Eppinger, 2016). Através da utilização de processos
mais dinâmicos e colaborativos, as empresas conseguem criar e memoráveis experiências para
o consumidor (Henseler, Guerreiro, & Matos, 2021).
Com o passar do tempo, tem se verificado um desaparecimento gradual das técnicas
tradicionais, o que gerou a necessidade de inovação para preservar a essência dessa indústria
na região do Algarve. Nesse contexto, o Projeto TASA une forças e conhecimentos com
artesãos e designers para a criação de novos produtos (TASA, 2023). Esta abordagem procura
garantir que a cultura e tradição continue viva, sem descurar a necessidade incorporar
elementos atuais e ideias inovadoras na produção artesanal (TASA, 2023).
Neste contexto, a cocriação é um elemento crucial para o sucesso da criação de novos produtos.
Além de envolver os vários participantes num processo de criação de valor, esta funciona como
catalisador para a participação (Assiouras, Skourtis, Giannopoulos, Buhalis, & Konjordos,
2019). Este método permite ter acesso a visões diferentes para a realização de um produto
inovador. Não obstante, a inovação não se restringe apenas os aspetos físicos de um produto,
sendo essencial avaliar as necessidades atuais dos consumidores a diferentes níveis (Prahalad
& Ramaswamy, 2004).
De forma a compreender as perceções dos envolvidos no processo, relevou-se importante para
esta pesquisa a exploração das dimensões de design de produto, nomeadamente a
funcionalidade, estética e simbolismo. No que toca à funcionalidade, definida como a
capacidade de considerar todos os aspetos necessários para a satisfação do consumidor, os
participantes consideram ser uma das dimensões mais importantes neste processo pois é
necessário que o produto seja prático e promova eficiência (Kumar & Noble, 2016). A estética
é uma dimensão associada maioritariamente ao aspeto visual e atrativo dos produtos, que pode
influenciar a primeira impressão do consumidor e até alterar a experiência de uso (Ying-Ching
& Chiu-chi, 2021). A perceção da dimensão estética alterará consoante a cultura e vivência de
cada um. O simbolismo trata-se de uma dimensão que se traduz no significado que é
comunicado através de um produto. O entendimento do significado ou história do mesmo é
essencial para garantir a criação de um produto bem sucedido (Rui-Bo et al., 2014).
A metodologia adotada nesta pesquisa é predominantemente qualitativa (Wolff, Mahoney,
Lohiniva, & Corkum, 2019), com a realização de entrevistas semiestruturadas (Bryman, 2016)
junto a uma amostra intencionada (Bryman, 2016) composta por seis profissionais das áreas do
artesanato e do design, que colaboram diretamente com o TASA. Através das entrevistas efetuadas, foi possível criar uma visão mais aprofundada das suas perspetivas e perceções em
relação aos processos de criação e design de produtos artesanais e identificar as suas
necessidades e motivações.
Os resultados deste estudo revelaram que os profissionais envolvidos no desenvolvimento de
novos produtos valorizam profundamente os métodos e técnicas utilizados na criação desses
produtos. Além disso, a conexão emocional que desenvolvem com cada produto é considerada
uma parte crucial para o processo, devido à longevidade do mesmo e à atenção ao detalhe que
é conseguida em cada etapa da criação de produto.
Uma das conclusões mais notáveis deste estudo, com implicações práticas, é o reconhecimento
da necessidade de promover uma maior partilha de conhecimento entre os membros de equipa
multidisciplinar, ou mesmo considerar formação multidisciplinar para todos os envolvidos,
sendo que a compreensão das técnicas específicas utilizadas por cada disciplina é essencial
para uma colaboração eficaz. A pesquisa também revelou que, embora a equipa possua
diferentes áreas de foco e formação, estas complementam-se de com harmonia na criação do
produto final. Este processo, mais colaborativo, contribui significativamente para a
singularidade e qualidade dos produtos desenvolvidos no âmbito do TASA.
Em resumo, a análise das perceções e perspetivas de artesãos e designers no contexto do
desenvolvimento de produtos artesanais com uma equipa multidisciplinar demonstrou a
importância da preservação da tradição artesanal, ao mesmo tempo em que se promove a
inovação e a colaboração. A pesquisa ressaltou a necessidade de partilhar conhecimento entre
disciplinas e salienta a complementaridade das disciplinas envolvidas neste tipo de processos,
destacando a riqueza da mesma para a criação de produtos únicos e autênticos. Este estudo
oferece uma visão mais aprofundada das dinâmicas e desafios enfrentados nesse cenário,
contribuindo para uma compreensão mais abrangente do que é levado em consideração pelos
produtores, na criação de novos produtos em contexto multidisciplinar.
Sugestões para futuras investigações incluem aprofundar a perspetiva dos produtores não só
neste setor, na criação de produtos num contexto multidisciplinar.
Description
Keywords
Artesanato Design de produto Processo de desenvolvimento de novos produtos Dimensões do design do produto