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Contrasting artisans and designers´ perceptions of product design: case study of tasa

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Abstract(s)

Estudos recentes na área do marketing e design realçam a perceção do consumidor relativamente à importância das dimensões de design de produto. Alguns estudos identificados neste âmbito focam no estudo e posterior desenvolvimento de escalas de medição para avaliar o design de produto através das dimensões da estética, funcionalidade e simbolismo e como as mesmas influenciam o comportamento do consumidor (Homburg, Schwemmle, & Kuehnl, 2015; Jindal, Sarangee, Echambadi, & Lee, 2016). Outros avaliaram o impacto de dimensões específicas, como a funcionalidade (Kumar & Noble, 2016); estética (Tosi, 2012; Hagtvedt & Patrick, 2014; Kumar & Noble, 2016; Ying-Ching & Chiu-chi, 2021) ou simbolismo (Brunner, Ullrich, Jungen, & Esch, 2016; Rui-Bo, Xiao-Song, Xin-Yu, & Yuan, 2014) para a perceção do consumidor em relação ao produto. No entanto, surgiu a necessidade de explorar a perceção do produtor, após se verificar falta de literatura focada nesta perspetiva. Como afirmado por Homburg et al. (2015), a escala utilizada no estudo pode ser adaptada para vários cenários ou setores, pelo que o estudo utiliza as dimensões mencionadas como base para a exploração da perceção dos produtores. De forma a contribuir com respostas às lacunas identificadas na revisão de literatura, esta investigação procura analisar das perceções e perspetivas de membros de uma equipa multidisciplinar em relação às diversas dimensões do design de produto, dentro do contexto de processo de desenvolvimento de novos produtos. De maneira a atingir o objetivo proposto, foi efetuado um estudo de caso com foco na análise das opiniões dos vários membros da equipa de desenvolvimento de novos produtos do Projeto TASA (Técnicas Ancestrais Soluções Atuais). Esta empresa tem como diferenciador a sua abordagem multidisciplinar na criação de produtos artesanais. Estes produtos são realizados de forma manual, e com recurso a métodos tradicionais, mas adaptados à vida e realidade atual. Esta investigação visa, especificamente, responder às seguintes questões: (1) Qual é a perceção dos produtores relativamente às dimensões de design de produto?; (2) Que diferenças (se algumas) podem ser identificadas nas perceções dos artesãos e designers envolvidos numa equipa multidisciplinar?; (3) Qual é o principal valor que este processo de desenvolvimento de novos produtos traz efetivamente ao mercado? Na conjuntura atual do processo de desenvolvimento de novos produtos, surgiu uma necessidade urgente de adaptação do método de trabalho das equipas, para garantir o se destaque entre os concorrentes (Ulrich & Eppinger, 2016). Através da utilização de processos mais dinâmicos e colaborativos, as empresas conseguem criar e memoráveis experiências para o consumidor (Henseler, Guerreiro, & Matos, 2021). Com o passar do tempo, tem se verificado um desaparecimento gradual das técnicas tradicionais, o que gerou a necessidade de inovação para preservar a essência dessa indústria na região do Algarve. Nesse contexto, o Projeto TASA une forças e conhecimentos com artesãos e designers para a criação de novos produtos (TASA, 2023). Esta abordagem procura garantir que a cultura e tradição continue viva, sem descurar a necessidade incorporar elementos atuais e ideias inovadoras na produção artesanal (TASA, 2023). Neste contexto, a cocriação é um elemento crucial para o sucesso da criação de novos produtos. Além de envolver os vários participantes num processo de criação de valor, esta funciona como catalisador para a participação (Assiouras, Skourtis, Giannopoulos, Buhalis, & Konjordos, 2019). Este método permite ter acesso a visões diferentes para a realização de um produto inovador. Não obstante, a inovação não se restringe apenas os aspetos físicos de um produto, sendo essencial avaliar as necessidades atuais dos consumidores a diferentes níveis (Prahalad & Ramaswamy, 2004). De forma a compreender as perceções dos envolvidos no processo, relevou-se importante para esta pesquisa a exploração das dimensões de design de produto, nomeadamente a funcionalidade, estética e simbolismo. No que toca à funcionalidade, definida como a capacidade de considerar todos os aspetos necessários para a satisfação do consumidor, os participantes consideram ser uma das dimensões mais importantes neste processo pois é necessário que o produto seja prático e promova eficiência (Kumar & Noble, 2016). A estética é uma dimensão associada maioritariamente ao aspeto visual e atrativo dos produtos, que pode influenciar a primeira impressão do consumidor e até alterar a experiência de uso (Ying-Ching & Chiu-chi, 2021). A perceção da dimensão estética alterará consoante a cultura e vivência de cada um. O simbolismo trata-se de uma dimensão que se traduz no significado que é comunicado através de um produto. O entendimento do significado ou história do mesmo é essencial para garantir a criação de um produto bem sucedido (Rui-Bo et al., 2014). A metodologia adotada nesta pesquisa é predominantemente qualitativa (Wolff, Mahoney, Lohiniva, & Corkum, 2019), com a realização de entrevistas semiestruturadas (Bryman, 2016) junto a uma amostra intencionada (Bryman, 2016) composta por seis profissionais das áreas do artesanato e do design, que colaboram diretamente com o TASA. Através das entrevistas efetuadas, foi possível criar uma visão mais aprofundada das suas perspetivas e perceções em relação aos processos de criação e design de produtos artesanais e identificar as suas necessidades e motivações. Os resultados deste estudo revelaram que os profissionais envolvidos no desenvolvimento de novos produtos valorizam profundamente os métodos e técnicas utilizados na criação desses produtos. Além disso, a conexão emocional que desenvolvem com cada produto é considerada uma parte crucial para o processo, devido à longevidade do mesmo e à atenção ao detalhe que é conseguida em cada etapa da criação de produto. Uma das conclusões mais notáveis deste estudo, com implicações práticas, é o reconhecimento da necessidade de promover uma maior partilha de conhecimento entre os membros de equipa multidisciplinar, ou mesmo considerar formação multidisciplinar para todos os envolvidos, sendo que a compreensão das técnicas específicas utilizadas por cada disciplina é essencial para uma colaboração eficaz. A pesquisa também revelou que, embora a equipa possua diferentes áreas de foco e formação, estas complementam-se de com harmonia na criação do produto final. Este processo, mais colaborativo, contribui significativamente para a singularidade e qualidade dos produtos desenvolvidos no âmbito do TASA. Em resumo, a análise das perceções e perspetivas de artesãos e designers no contexto do desenvolvimento de produtos artesanais com uma equipa multidisciplinar demonstrou a importância da preservação da tradição artesanal, ao mesmo tempo em que se promove a inovação e a colaboração. A pesquisa ressaltou a necessidade de partilhar conhecimento entre disciplinas e salienta a complementaridade das disciplinas envolvidas neste tipo de processos, destacando a riqueza da mesma para a criação de produtos únicos e autênticos. Este estudo oferece uma visão mais aprofundada das dinâmicas e desafios enfrentados nesse cenário, contribuindo para uma compreensão mais abrangente do que é levado em consideração pelos produtores, na criação de novos produtos em contexto multidisciplinar. Sugestões para futuras investigações incluem aprofundar a perspetiva dos produtores não só neste setor, na criação de produtos num contexto multidisciplinar.

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Artesanato Design de produto Processo de desenvolvimento de novos produtos Dimensões do design do produto

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