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- Contrasting artisans and designers´ perceptions of product design: case study of tasaPublication . Branco, Raquel Mira; Guerreiro, Manuela; Campos, Ana CláudiaEstudos recentes na área do marketing e design realçam a perceção do consumidor relativamente à importância das dimensões de design de produto. Alguns estudos identificados neste âmbito focam no estudo e posterior desenvolvimento de escalas de medição para avaliar o design de produto através das dimensões da estética, funcionalidade e simbolismo e como as mesmas influenciam o comportamento do consumidor (Homburg, Schwemmle, & Kuehnl, 2015; Jindal, Sarangee, Echambadi, & Lee, 2016). Outros avaliaram o impacto de dimensões específicas, como a funcionalidade (Kumar & Noble, 2016); estética (Tosi, 2012; Hagtvedt & Patrick, 2014; Kumar & Noble, 2016; Ying-Ching & Chiu-chi, 2021) ou simbolismo (Brunner, Ullrich, Jungen, & Esch, 2016; Rui-Bo, Xiao-Song, Xin-Yu, & Yuan, 2014) para a perceção do consumidor em relação ao produto. No entanto, surgiu a necessidade de explorar a perceção do produtor, após se verificar falta de literatura focada nesta perspetiva. Como afirmado por Homburg et al. (2015), a escala utilizada no estudo pode ser adaptada para vários cenários ou setores, pelo que o estudo utiliza as dimensões mencionadas como base para a exploração da perceção dos produtores. De forma a contribuir com respostas às lacunas identificadas na revisão de literatura, esta investigação procura analisar das perceções e perspetivas de membros de uma equipa multidisciplinar em relação às diversas dimensões do design de produto, dentro do contexto de processo de desenvolvimento de novos produtos. De maneira a atingir o objetivo proposto, foi efetuado um estudo de caso com foco na análise das opiniões dos vários membros da equipa de desenvolvimento de novos produtos do Projeto TASA (Técnicas Ancestrais Soluções Atuais). Esta empresa tem como diferenciador a sua abordagem multidisciplinar na criação de produtos artesanais. Estes produtos são realizados de forma manual, e com recurso a métodos tradicionais, mas adaptados à vida e realidade atual. Esta investigação visa, especificamente, responder às seguintes questões: (1) Qual é a perceção dos produtores relativamente às dimensões de design de produto?; (2) Que diferenças (se algumas) podem ser identificadas nas perceções dos artesãos e designers envolvidos numa equipa multidisciplinar?; (3) Qual é o principal valor que este processo de desenvolvimento de novos produtos traz efetivamente ao mercado? Na conjuntura atual do processo de desenvolvimento de novos produtos, surgiu uma necessidade urgente de adaptação do método de trabalho das equipas, para garantir o se destaque entre os concorrentes (Ulrich & Eppinger, 2016). Através da utilização de processos mais dinâmicos e colaborativos, as empresas conseguem criar e memoráveis experiências para o consumidor (Henseler, Guerreiro, & Matos, 2021). Com o passar do tempo, tem se verificado um desaparecimento gradual das técnicas tradicionais, o que gerou a necessidade de inovação para preservar a essência dessa indústria na região do Algarve. Nesse contexto, o Projeto TASA une forças e conhecimentos com artesãos e designers para a criação de novos produtos (TASA, 2023). Esta abordagem procura garantir que a cultura e tradição continue viva, sem descurar a necessidade incorporar elementos atuais e ideias inovadoras na produção artesanal (TASA, 2023). Neste contexto, a cocriação é um elemento crucial para o sucesso da criação de novos produtos. Além de envolver os vários participantes num processo de criação de valor, esta funciona como catalisador para a participação (Assiouras, Skourtis, Giannopoulos, Buhalis, & Konjordos, 2019). Este método permite ter acesso a visões diferentes para a realização de um produto inovador. Não obstante, a inovação não se restringe apenas os aspetos físicos de um produto, sendo essencial avaliar as necessidades atuais dos consumidores a diferentes níveis (Prahalad & Ramaswamy, 2004). De forma a compreender as perceções dos envolvidos no processo, relevou-se importante para esta pesquisa a exploração das dimensões de design de produto, nomeadamente a funcionalidade, estética e simbolismo. No que toca à funcionalidade, definida como a capacidade de considerar todos os aspetos necessários para a satisfação do consumidor, os participantes consideram ser uma das dimensões mais importantes neste processo pois é necessário que o produto seja prático e promova eficiência (Kumar & Noble, 2016). A estética é uma dimensão associada maioritariamente ao aspeto visual e atrativo dos produtos, que pode influenciar a primeira impressão do consumidor e até alterar a experiência de uso (Ying-Ching & Chiu-chi, 2021). A perceção da dimensão estética alterará consoante a cultura e vivência de cada um. O simbolismo trata-se de uma dimensão que se traduz no significado que é comunicado através de um produto. O entendimento do significado ou história do mesmo é essencial para garantir a criação de um produto bem sucedido (Rui-Bo et al., 2014). A metodologia adotada nesta pesquisa é predominantemente qualitativa (Wolff, Mahoney, Lohiniva, & Corkum, 2019), com a realização de entrevistas semiestruturadas (Bryman, 2016) junto a uma amostra intencionada (Bryman, 2016) composta por seis profissionais das áreas do artesanato e do design, que colaboram diretamente com o TASA. Através das entrevistas efetuadas, foi possível criar uma visão mais aprofundada das suas perspetivas e perceções em relação aos processos de criação e design de produtos artesanais e identificar as suas necessidades e motivações. Os resultados deste estudo revelaram que os profissionais envolvidos no desenvolvimento de novos produtos valorizam profundamente os métodos e técnicas utilizados na criação desses produtos. Além disso, a conexão emocional que desenvolvem com cada produto é considerada uma parte crucial para o processo, devido à longevidade do mesmo e à atenção ao detalhe que é conseguida em cada etapa da criação de produto. Uma das conclusões mais notáveis deste estudo, com implicações práticas, é o reconhecimento da necessidade de promover uma maior partilha de conhecimento entre os membros de equipa multidisciplinar, ou mesmo considerar formação multidisciplinar para todos os envolvidos, sendo que a compreensão das técnicas específicas utilizadas por cada disciplina é essencial para uma colaboração eficaz. A pesquisa também revelou que, embora a equipa possua diferentes áreas de foco e formação, estas complementam-se de com harmonia na criação do produto final. Este processo, mais colaborativo, contribui significativamente para a singularidade e qualidade dos produtos desenvolvidos no âmbito do TASA. Em resumo, a análise das perceções e perspetivas de artesãos e designers no contexto do desenvolvimento de produtos artesanais com uma equipa multidisciplinar demonstrou a importância da preservação da tradição artesanal, ao mesmo tempo em que se promove a inovação e a colaboração. A pesquisa ressaltou a necessidade de partilhar conhecimento entre disciplinas e salienta a complementaridade das disciplinas envolvidas neste tipo de processos, destacando a riqueza da mesma para a criação de produtos únicos e autênticos. Este estudo oferece uma visão mais aprofundada das dinâmicas e desafios enfrentados nesse cenário, contribuindo para uma compreensão mais abrangente do que é levado em consideração pelos produtores, na criação de novos produtos em contexto multidisciplinar. Sugestões para futuras investigações incluem aprofundar a perspetiva dos produtores não só neste setor, na criação de produtos num contexto multidisciplinar.
- Peritos Independentes: O fenómeno em Portugal e as virtudes do acesso à justiça fiscal com e sem recurso aos tribunaisPublication . Lourenço, Daniela Veríssimo; Salsa, Maria Leonor Cruz dos Reis; Baptista, CelísiaNo sistema fiscal português, o contribuinte tem ao seu alcance diversos meios de defesa contra os atos, omissões e decisões da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), previstos nos diversos diplomas legais. Entre os meios de defesa, está o pedido de revisão da matéria tributável, que permite ao sujeito passivo (SP) recorrer da decisão da AT, na sequência da aplicação de métodos indiretos, através do qual a AT – e mediante inspeção tributária –, procede à correção (quantificação) da matéria tributável e/ou ao imposto em falta. É neste contexto que o SP se pode “socorrer” da figura do Perito Independente (PI), para a reunião de peritos no procedimento de revisão da matéria tributável. Previsto na LGT, a figura do PI visa apoiar a obtenção de acordo, numa fase pré judicial, entre o SP e a AT, contribuindo desse modo para a justiça fiscal. Face à importância e ao papel dos PI no procedimento de revisão, foi realizada uma abordagem direta a estes profissionais, aprofundou-se o fenómeno da figura do PI em Portugal e foram apresentadas as virtudes do acesso à justiça fiscal com e sem recurso aos tribunais. Para esse efeito, foi aferida a visão dos próprios PI, quanto à sua função e ao procedimento de revisão da matéria tributável, através da aplicação de questionários. A colaboração dos PI permitiu obter uma vasta informação, relevando-se os seguintes aspetos: i) os SP encontram-se mais protegidos quando é nomeado um PI; ii) necessidade de transparência no processo de sorteio dos PI; iii) é importante a criação de um código de conduta e de um modelo de parecer, aplicáveis ao PI; e iv) a figura do PI é importante para a obtenção da justiça fiscal em Portugal (a sustentabilidade da figura do PI exige a necessidade de atualização das listas distritais).
- As determinantes da qualidade de serviço nos empreendimentos turísticos em Portugal: o caso de estudo da geração ZPublication . Marques, Márcia Isabel de Oliveira; Rassal, Carimo; Marques, Maria JoséOs empreendimentos turísticos têm vindo a sofrer alterações, por consequência de diversos fatores externos, como a evolução geracional. Tais mudanças acarretam um peso significativo na transformação do setor de atividade do turismo, que, deste modo, necessita de passar por um processo de alteração e adaptação às necessidades dos novos consumidores, mais especificamente, a geração Z. A presente investigação prima-se por ser um estudo que, além de se focar na qualidade de serviço de uma geração ainda pouco estudada, também ganha maior amplitude por englobar os diversos empreendimentos turísticos. Porém, ao abranger o território português, esta investigação tem como propósito perceber quais as determinantes de qualidade de serviço para os indivíduos que compõem a geração Z. De forma a obter um maior número de respostas e melhor qualidade de resultados, recorreu-se a uma metodologia de análise quantitativa, através da aplicação de questionário online. Após a aplicação do questionário os dados foram tratados no sistema IBM SPSS Statistics. Esta investigação concluiu que o estudo da geração Z se torna fulcral para o entendimento de hábitos de consumo no contexto das viagens, perceção de qualidade de serviço e a escolha do tipo de Empreendimento Turístico, o que é corroborado por alguns autores, que referem que qualquer tipo de geração assume um padrão, porém o modo de agir está bastante correlacionado com a cultura nacional e o contexto económico e social. Os resultados obtidos possibilitaram compreender o perfil sociodemográfico da geração Z, salientar os atributos e o seu grau de importância na qualidade de serviço no momento pré, durante e pós compra no contexto das viagens. Desta forma, pode-se afirmar que contribuiu para o desenvolvimento e adaptação dos empreendimentos turísticos e que funciona como ferramenta no auxílio dos gestores hoteleiros.
- Plano de negócio para a criação de uma PME no setor marítimo turístico no AlgarvePublication . Alves, Luís Miguel Medeira da Silva; Matos, Nélson; Rebelo, Sandra Cristina FranciscoEste projeto de Mestrado tem como objetivo a elaboração e a análise da viabilidade económica de um projeto de investimento para a criação de uma empresa que visa promover e comercializar passeios pela costa algarvia, nomeadamente para visita a grutas e avistamento de cetáceos. O projeto passa pela criação de uma PME que irá comercializar passeios turísticos diretamente ao consumidor final e que terá como fator diferenciador a inclusão de “ money back guarantee “ caso não aviste golfinhos – devolução de 50% do preço do valor do bilhete. O cliente pode comprar o bilhete com esta garantia, fator que transmite confiança ao cliente no momento de decisão. Para a tomada de decisão devidamente fundamentada, apresenta-se um enquadramento do Turismo Náutico, em geral, e da atividade marítimo-turística, em particular, bem como o plano de negócios a realizar. O plano de negócios descreve o negócio a desenvolver, decorrente da oportunidade evidenciada no estudo do mercado, considerando a análise ambiental e competitiva. Revelam-se os planos de marketing, operacional e financeiro, ou seja, os pressupostos económicos e financeiros inerentes ao projeto, que sustentam as projeções dos investimentos, financiamento, rendimentos e gastos reunidas nas demonstrações financeiras que suportam os indicadores de viabilidade. A análise da viabilidade económica, bem como do risco, sugerem a implementação deste negócio com sucesso.
- Branqueamento de CapitaisPublication . Jesus, Joana Alexandra Marreiros de; Marques, Fernando; Nunes, CarlosConsistindo o “Branqueamento de Capitais” num crime previsto e punido no Código Penal Português, dependendo a sua consumação da factualidade subjacente integrar o respetivo tipo de ilícito ali previsto, no presente estudo procedeu-se à sua definição e caracterização, com ênfase nos precedentes, ou seja, nos atos ilícitos geradores de ativos. Genericamente, o branqueamento consiste na desconexão dos ativos dos precedentes que os geraram, tal desconexão tornará a Investigação Criminal do Branqueamento incipiente, pois impossibilitará a demonstração dos atos ilícitos precedentes, tal como a recuperação dos ativos por parte da Justiça, cuja origem só se presumirá como ilícita, e a imputação dos crimes aos seus autores. Procedeu-se também à identificação e caracterização dos atores relevantes na temática, desde logo os nacionais, onde se destacou a Polícia Judiciária, pois trata-se do órgão de polícia criminal com competência reservada/exclusiva para a Investigação do crime de Branqueamento, interveniente preponderante na prevenção e repressão do fenómeno, e os Bancos, na medida em que o sistema financeiro trata-se do principal palco à consumação do crime, surgindo assim com primordial na prevenção, preponderante no reporte da informação necessária à Investigação. Mas também os internacionais, referenciando-se as entidades/grupos que surgiram em resposta ao crescimento e dano percecionável do fenómeno, bem como às dificuldades de investigação. Efetuou-se ainda a recolha, processamento e análise de dados públicos sobre a temática, provenientes de fontes idóneas, no período em referência (2010-2020), através dos quais estudou-se a evolução do fenómeno do branqueamento em Portugal, o que permitiu verificar, certamente fruto da atualidade baseada na globalização, na tecnologia e na inteligência artificial, uma transformação notória nos ilícitos precedentes que estão na génese do branqueamento, onde, observando-se uma manutenção relativa de crimes tradicionais (tráfico de estupefacientes), verificou-se uma preponderância atual da criminalidade informática em substituição dos crimes fiscais, fenómeno este que poderá merecer estudo autónomo.
- Relatório de Estágio Real Marina Hotel & Spa relações-públicas no Real Marina Hotel & Spa: perceção dos clientes relativamente à qualidade do serviçoPublication . Gattuso, Miriam; Henriques, Henrique; Ramos, Célia M. Q.Este relatório de estágio, forma parte da fase final do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, em Faro. O relatório resulta do estágio, com uma duração de seis meses, realizado entre outubro de 2022 e abril de 2023 no Real Marina Hotel & Spa (RMO) em Olhão, Algarve, parte do grupo Hotéis Real. Ao longo desta experiência, o estágio foi desenvolvido em diferentes secções, quais Receção, Departamento Comercial, Guest Relations (GR), Spa & Animação e Food & Beverage. Assim sendo, fará parte deste relatório a descrição das tarefas executadas no dia a dia, tendo por referência o respetivo enquadramento teórico. Considerando a crescente competitividade na indústria hoteleira e a necessidade de diferenciação neste setor, torna-se relevante analisar a perceção dos clientes relativamente à qualidade do serviço. Com o estudo de caso desenvolvido, espera-se responder o desafio proposto através da aplicação de questionários analisados através da metodologia SERVQUAL, que mede a disparidade entre as expectativas do consumidor e o serviço prestado. Após investigação e análise dos dados disponíveis, determinamos as lacunas existentes ou gap’s do cliente no Real Marina Hotel & Spa.
- Farmacoterapia do cancro da próstataPublication . Domingos, Beatriz Pereira; Conceição, Jaime Manuel Guedes Morais daO carcinoma da próstata é uma das doenças oncológicas mais comuns na população masculina e o quarto cancro mais diagnosticado em todo o mundo. É a neoplasia maligna mais comumente diagnosticada no homem, sendo a segunda causa de morte oncológica logo a seguir ao carcinoma pulmonar. Nas últimas décadas, com o desenvolvimento das capacidades diagnósticas e o aumento do número casos diagnosticados, sobretudo nos países economicamente mais desenvolvidos, o cancro da próstata conta com um estudo crescente ao nível da sua abordagem terapêutica. Ainda que muito frequente, esta é uma doença localizada e indolente. Existem múltiplas opções terapêuticas, sendo a neoplasia em estádio inicial tratada eficazmente por radioterapia ou cirurgia local. No entanto, determinados doentes desenvolvem progressão bioquímica, com evolução para uma fase de cancro da próstata avançado, sendo que o tratamento passará por terapia de privação androgénica por castração cirúrgica ou química. Ainda que inicialmente eficaz, a resposta à terapia de privação androgénica é apenas temporária, após o período de resposta ao tratamento, surge a fase de carcinoma da próstata resistente à castração. Atualmente, permanece a evolução contínua no conhecimento dos mecanismos envolvidos na resistência androgénica pelo que surgem novas opções de tratamento. Com base nas considerações anteriores, o principal objetivo desta Dissertação foi efetuar uma revisão bibliográfica sobre a farmacoterapia do cancro da próstata, apresentando uma base teórica relativa à doença e explorando as opções de tratamento disponíveis. Em relação à metodologia, procedeu-se à análise documental de diversas fontes bibliográficas, privilegiando-se os artigos científicos, livros técnicos e guidelines. Concluiu-se que os fármacos mais relevantes são o docetaxel, o cabazitaxel, a abiraterona e a enzalutamida; e que a intervenção do farmacêutico, enquanto especialista do medicamento, é uma mais-valia na gestão da farmacoterapia e da doença.
- Terminologia e vulgarização - estudo de caso: UAlgoritmoPublication . Rodrigues, Sandra Isabel da Ponte; Conceição, Manuel CélioA terminologia, enquanto disciplina da área das ciências da linguagem, interessa-se pelo estudo das Unidades Terminológicas em discurso na diversidade de ambientes comunicativos. O discurso de vulgarização científica é um exemplo, muito embora seja uma tipologia discursiva menos trabalhada na investigação terminológica. No contexto da vulgarização científica são acionados mecanismos de mediação linguística de adequação do discurso ao nível de especialização do interlocutor que afetam a verbalização das unidades terminológicas e podem resultar, entre outros, em variação denominativa. O fenómeno da variação denominativa intratextual, descrita tipicamente como uma causa estilística relacionada com a fluidez e expressividade, tem sido associado a motivações cognitivas de explicitação e transferência de conhecimento terminológico. O nosso estudo parte dos princípios de adequação comunicativa e motivação cognitiva para observar a expressão da variação como mecanismo de reformulação, o seu impacto na resolução da densidade terminológica e da opacidade do discurso científico. Com base no estudo de caso da revista de divulgação UAlgoritmo, cuja missão expressa é promover literacia científica, desenvolvemos uma exploração de corpus para analisar as manifestações de variação terminológica em sequências reformulativas e determinar o efeito dessa variação. Recorremos, igualmente, à interpretação de dados empíricos do processo de revisão dos textos, para averiguar como avalia a adequação e enriquecimento discursivo operado pelos cientistas, também autores de vulgarização. Com esta investigação esperamos ter contribuído para o estudo das causas da variação denominativa intratextual e para o enquadramento do fenómeno na reformulação de discursos científicos primários que se manifesta na vulgarização científica.
- Analysis of macrofaunal diversity in fluvial habitats occupied by peixinho in São Tomé: an approach to understanding biodiversityPublication . Fernandes, Wadmilton Manuel da Trindade; Baptista, Vânia Catarina Vieira; Maia, Hugulay AlbuquerqueRiver ecosystems provide various ecosystem services, such as support, provision, and regulation. In São Tomé and Príncipe, the services provided by rivers contribute to the food security of many families. However, little is known about the biodiversity in these habitats; for example, there is still no checklist of species. In this study, a biodiversity survey was conducted in the rivers of São Tomé Island to describe their macrofaunal composition. Various techniques, including traps and snorkeling, were used to record species. Sixteen species belonging to 11 families were documented, including six fish species, five crustaceans, three insects, and two mollusks. The macrofaunal composition varied between and along the rivers. This study enhances our understanding of the biodiversity in these ecosystems, providing a foundation for future research and conservation efforts.
- Ecotoxicological risk assessment of deep-sea mining in the Clarion-Clipperton ZonePublication . Marinho, Leandro Teixeira; Mestre, Nélia; Nunes, Luis