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Oportunidades de estimulação motora do ambiente familiar: um estudo de caso com crianças dos 18 aos 42 meses

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Vanda
dc.contributor.authorPereira, Liliana Guerreiro Dias
dc.date.accessioned2019-05-28T17:34:23Z
dc.date.available2019-05-28T17:34:23Z
dc.date.issued2018-12-17
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo caraterizar as oportunidades de estimulação motora presentes no ambiente familiar de crianças com idades compreendidas entre os 18 e 42 meses. Participaram neste estudo 21 encarregados(as) de educação. De modo a recolher dados e avaliar a qualidade e a quantidade das oportunidades de estimulação motora existentes em cada lar (ou seja, avaliar se o ambiente proporciona à criança condições/oportunidades que promovam o seu desenvolvimento motor), foi aplicado, em duas fases distintas, o questionário AHEMD – “Affordances in the Home Environment for Motor Development”, versão 18-42 meses de Luís Paulo Rodrigues e Carl Gabbard. Este questionário permite avaliar o ambiente familiar ao nível do espaço exterior, do espaço interior, da variedade de estimulação, dos materiais de motricidade fina e dos materiais de motricidade grossa. Visando a recolha de dados e avaliação da perceção e a alteração das oportunidades de estimulação motora no seio familiar, foi também elaborado e aplicado na segunda fase do estudo um questionário que denominamos de Perceção e Alteração das Oportunidades de Estimulação Motora (PAOEM). Os resultados mostraram que o ambiente familiar da generalidade das famílias oferece oportunidades razoáveis para o desenvolvimento da criança. Também a perceção das famílias relativamente às oportunidades de estimulação dos respetivos ambientes familiares revelou-se positiva. No entanto, os resultados revelaram que as famílias não percecionaram quaisquer alterações no ambiente familiar. Estes factos levam-nos a crer que as famílias têm a perceção que promovem um bom ambiente para os seus filhos não sendo necessário realizar alterações. Em suma o desenvolvimento e resultados do presente estudo permitiu-nos alcançar os objetivos visados na medida em que foi possível caraterizar o ambiente familiar relativamente às oportunidades disponíveis no mesmo para o desenvolvimento das crianças.pt_PT
dc.identifier.tid202243591pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12581
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAHEMDpt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectAmbiente familiarpt_PT
dc.subjectAffordancespt_PT
dc.titleOportunidades de estimulação motora do ambiente familiar: um estudo de caso com crianças dos 18 aos 42 mesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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