Repository logo
 
Publication

Implementação da estratégia

dc.contributor.authorCândido, Carlos
dc.date.accessioned2014-06-18T13:34:21Z
dc.date.available2014-06-18T13:34:21Z
dc.date.issued2012
dc.date.updated2014-06-13T18:15:41Z
dc.description.abstractEste capítulo apresenta as ideias básicas sobre a implementação de estratégias empresariais. Recorre, para tal, a conceitos anteriormente aprendidos e introduz conceitos novos que depois integra num processo global e dinâmico de formulação e implementação da estratégia. Poucos livros se dedicam verdadeiramente ao tópico essencial da implementação, fazendo simultaneamente a ligação entre as dimensões fundamentais para o sucesso de uma empresa (Hussey, 1996a). Estas dimensões foram já abordadas anteriormente e são bem conhecidas. Incluem os recursos humanos e os outros recursos, os sistemas de informação, as competências de gestão, a cultura da empresa, e outras. Estas variáveis podem ser entendidos como componentes fundamentais de um modelo da organização a que podemos chamar de modelo estático, por não incluir a variável tempo. Exemplos de modelos estáticos incluem o 7-S da McKinsey ou a Teia Cultural de Johnson et al. (2008). Qualquer destes modelo pode servir como auxiliar de gestão, durante a formulação da estratégia – para estimular o pensamento estratégico e para auxiliar no planeamento – e pode servir também como auxiliar durante a implementação – para ajudar a empreender a acção estratégica ou para ajudar a guiar a tomada de decisões. Dado que a implementação de uma estratégia decorre ao longo de um período de tempo (Huy, 2001), é preciso introduzir, agora, também, os aspectos dinâmicos da estratégia. Assim, este capítulo começa por definir os conceitos básicos, passa à apresentação de alguns modelos dinâmicos de gestão da mudança, e depois apresenta um modelo global de formulação e implementação da estratégia que procura evitar os frequentes problemas de implementação de estratégias.por
dc.identifier.citationCândido, C.J.F. (2012) Implementação da Estratégia, in António, N. (Ed.) Estratégia Organizacional – Do Mercado à Ética, Escolar Editora, Lisboa, 61-117.por
dc.identifier.issn978-9725-923-351
dc.identifier.otherAUT: CCA00501;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4387
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscolar Editorapor
dc.subjectEstratégia empresarialpor
dc.subjectImplementação da estratégiapor
dc.titleImplementação da estratégiapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage117por
oaire.citation.startPage61por
oaire.citation.titleEstratégia organizacional – do mercado à éticapor
person.familyNameCandido
person.givenNameCarlos Joaquim Farias
person.identifier.ciencia-idDF13-9313-8491
person.identifier.orcid0000-0001-5875-1243
person.identifier.ridC-3836-2008
person.identifier.scopus-author-id6602395626
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication6e59a1a9-831d-4047-a7c0-1b8840dfcde7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6e59a1a9-831d-4047-a7c0-1b8840dfcde7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cândido 2012 Implementação da Estratégia (Versão Sapientia v3).pdf
Size:
960.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format