Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Vocabulary acquisition by students of EFL: an analysis of secondary school textbooks, teachers' perceptions tomard L2 vocabulary acquisition and the use of EFL textbooks in Chile

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de Mestrado_Jorge Bastías.pdf1.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tem sido observado que, no contexto educacional chileno do ensino de Inglês como língua estrangeira, os professores confiam nos manuais como uma ferramenta útil e estandardizada para o ensino e a aprendizagem de vocabulário. Assim, é importante investigar como os manuais apresentam o vocabulário, bem como se as metodologias utilizadas pelos professores fazem parte das abordagens atuais para o ensino e, consequentemente, para a aprendizagem duma segunda língua. Este estudo tem dois objectivos: analisar o vocabulário activo de quatro dos manuais de Inglês como língua estrangeira, de forma a ser comparada com listas de frequência do British National Corpus; e recolher através de um questionário, as respostas de dezasseis professores sobre as teorias para a aprendizagem de idiomas subjacentes às actividades de vocabulário usadas por eles na aula de língua Inglesa. No entanto, mantém-se em aberto a questão se essas descobertas podem permanecer, num estudo realizado com uma amostra maior de professores inquiridos. O estudo combina metodologia quantitativa e qualitativa, a fim de obter dados que permitiram responder às perguntas de pesquisa. Os resultados do estudo mostram que os manuais precisariam de algumas alterações, a fim de reduzir a lacuna existente quando comparados com as listas de frequência do corpus. Os resultados também demonstram que os professores enfatizam a importância dos aspectos lexicais da linguagem, de acordo com os princípios estabelecidos na abordagem comunicativa para o ensino de línguas estrangeiras. Este estudo pretende ainda contribuir para a compreensão do fenómeno da aquisição de vocabulário de segunda língua, no contexto das escolas Chilenas.

Description

Keywords

Vocabulário Manuais Aquisição de segunda língua Listas de frequência Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira Abordagem lexical Cobertura

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License